Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados colegas.

Busco ajuda para montar um PC com foco em edição gráfica (mediano, uso acadêmico (curso)) e para jogos.

Meu orçamento, já considerando os valores com frete, é de pouco mais de 4.000,00, podendo chegar, no máximo, em 5.000,00.

Estava buscando alguns PC usados, mas não estou enxergando boas opções. 

Se vale de alguma coisa, moro na região sul do nosso país, Em São José/SC.

Conto com expertise dos senhores nessa empreitada. Muito obrigado.

Postado

image.png.c2450491eb99d2722b3fc2f4d2acbe54.png

Seria mais ou menos isso que você precisaria. Pode trocar a placa-mãe por uma A520M DS3H (ela não faz OC, mas você não precisará), as memórias podem ser quaisquer memórias de qualidade com 3200 MHz ou mais como estas: Memória DDR4 Geil Orion RGB, Edição AMD, 8GB, 3200MHz, Red, GAOSR48GB3200C16BSC - R$ 289,00

Com essas mudanças ficará bom, aí você vai poder comprar uma placa de vídeo como a GTX 1660 ou RTX 2060 quando os preços baixarem. Já estão baixando por sinal, mas ainda dá para baixar mais. Se baixar o suficiente e você quiser investir melhor ainda, suba o processador para um Ryzen 5 5600X. Ele estava custando 1700 reais na terabyteshop sem cooler, aí você acrescenta um cooler de 120 reais como o Deepcool Gammaxx 400 V2 e pronto.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, adilomjr disse:

@WOZ Dods Busquei tentar montar a configuração sugerida, mas ficou muito acima do meu orçamento.

Estou fazendo algo de muito errado, imagino... 😅

image.png.0abdd759baa774569389dd4e760cb65c.png

image.png.b204d41aeca0ecfd9a84208e5a6600ad.png

image.png

Compartilhando.

Proposta Configuração PC.xlsx 14 kB · 0 downloads

Na verdade o cálculo está certo, só que o problema e os preços das placas de vídeo... Como o colega citou acima, seria nescessário esperar o preço das placas de vídeo baixarem... Além disso, eu só sugeriria que você troque esse SSD, pois esses a400 não são muito confiáveis... Eu investiria um pouco mais e pegaria um Nvme... Caso não queira investir em SSD mais rápido, pegue um com mais qualidade pelo menos, como os da WD.

• Curtir 1
Postado

@adilomjr Concordo com tudo que o @iDavi falou. Acrescento que a marca Hikivision apareceu faz pouco tempo no mercado e não se sabe ainda da durabilidade. Recomendo as marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

O valor total do seu setup só vai baixar se você esperar as GPUs caírem de preço, mesmo assim talvez tenha que reduzir a CPU para um Ryzen 5 3600 e faltou a fonte nessa config. 

• Curtir 1
Postado

@adilomjr Se as 1660 baixarem para o preço normal vão cair para mais ou menos 1500 reais, menos da metade do valor atual. Dá para cortar outras coisas do orçamento para caber no bolso, como por exemplo adiar a aquisição de uma das memórias e do SSD, reduzir a placa-mãe para uma B450M DS3H V2 (o que eu pessoalmente sou contra), etc. Tem até opções de gabinetes mais básicos que custam 199 a 230 reais na Pichau (Aigo Darkflash, modelos BF3 e Leo). Montar PC é assim mesmo, tem que ir lapidando até funcionar. As GPUs vão cair de preço, isso é certo, resta agora ter paciência e já ir monitorando os preços dos demais componentes para pegar as melhores promoções. Geralmente quando observamos o mercado por dois ou três meses conseguimos as melhores promoções por sinal.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

uma B450M DS3H V2 (o que eu pessoalmente sou contra)

Só por duvida pessoal, esta mesma b450m, não é melhor que a citada? Principalmente se for a versão steel legend.

Postado

Acho que entendi! Vamos dividir a comprar em duas etapas!

Priorizar a placa-mãe e o processador agora, para depois adicionar SSD e vídeo.

Pensando assim, pergunto qual seriam as MB e CPU mais indicadas, podemos já ir pensando em um setup pouco melhor esperando a desvalorização das placas de vídeo, ou ainda, uma placa de segunda mão.

Postado

@iDavi Eu mencionei isso tendo em vista que minha indicação anterior foi da A520M DS3H. Comparadas cada uma tem suas vantagens, mas pessoalmente prefiro a A520 em questão. 

A B450 tem como maior vantagem o recurso de OC, mas a A520 tem maior compatibilidade com processadores de 5ª geração, melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade, dentre outras pequenas e interessantes vantagens. Como a B450 em questão tem uma capacidade de OC bem limitada pelo seu VRM simplório, prefiro a A520 em todos os cenários e se a pessoa quiser maior desempenho sempre é melhor investir mais no próprio processador do que em uma MB realmente capaz de bons OCs.

@adilomjr A CPU que indico hoje é o Ryzen 5 3600. Logo acima dela tem o Ryzen 5600X. Ambas vão te dar bom desempenho para jogos por anos a fio, isso ainda sendo capazes de fazer streaming sem dificuldade.

Sobre GPU, não compensa HOJE comprar uma usada já que temos a RX 550 da Biostar custando 770 reais na Terabyteshop. Não é uma GPU de alto desempenho, mas está próxima do valor real dela e permitirá jogar razoavelmente bem enquanto outras opções não caem de preço. 

Essa GPU, em seu preço normal, custaria em torno de 500 a 600 reais, então comprá-la agora não representaria um prejuízo como outras alternativas, incluindo a alternativa de GPUs usadas que ainda estão supervalorizadas e sendo vendidas por valores bem acima do que valem.

Postado

@WOZ Dods A A520M que você citou seria essa

13 horas atrás, WOZ Dods disse:

uma B450M DS3H V2 (o que eu pessoalmente sou contra)

Só por duvida pessoal, esta mesma b450m, não é melhor que a citada? Principalmente se for a versão steel legend.

• Curtir 1
Postado

@iDavi Ela mesma. Apesar da falta de dissipadores no VRM, o VRM dela é descrito no site da fabricante assim: 5+3 Phases Pure Digital VRM Solution with Low RDS(on) MOSFETs

Como ela não é liberada para OC, não precisa de mais do que isso mesmo para rodar CPUs do calibre do R9 5950. Se permitisse OC seria melhor que tivesse um VRM como o da B550 Aorus Elite V2 (12+2 Phases Digital Twin Power Design with 50A DrMOS).

6 minutos atrás, iDavi disse:

Considero as steel legend como MBs medianas. A B450M Steel Legend peca na falta de suporte da ASRock e já vi muitas queixas de falhas ou falta de recursos. Se for para comprar uma B450 sempre vou recomendar a da Gigabyte, DS3H.

• Obrigado 1
Postado

Eita lelê!  😅 A discussão tá ficando pouco mais técnica. 

Estou surpreso positivamente com a quantidade de comentário construtivo! 

Obrigado a todos, Vocês são tops!!!!

Estamos chegando também em um consenso, e a maquina tá quase montada...

Preciso de ajuda apenas para refinar algumas escolhas.

Segue o resumo até agora!

image.thumb.png.c7e3194a86d255ed327cdd14d2c69745.png

Proposta Configuração PC.xlsx

Postado

@adilomjr Você não precisa de tanto processador, eu particularmente pegaria o 3600 para economizar, e investiria principalmente em SSD. Fonte você não precisa de tanta potência, crio que até 300w seja suficiente... Ainda sim eu pegaria uma com mais que 300w de potência, pois além de qualidade tem sobra para upgrades. No que você economiza em processador e fonte, eu pegaria um SSD brabo, faz bastante diferença(já usei computador com sata e esse que vou citar, da uma baita diferença) https://www.kabum.com.br/produto/100021/SSD-adata-xpg-gammix-s5-256gb-m-2-nvme-leitura-2100mb-s-gravacao-1200mb-s-agammixs5-256gt-c?gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUVY6k8gR_kF8uFE-eCMC2CcsRIQt5YMiQdUzmQJ1COM2LMivyG8cgRoCPnMQAvD_BwE ou com mais potencia, que você poderá por basicamente tudo do PC: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=127700&gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUb4aYXewDOjum0Q8zNKNNzCpx9PoJpdDIdfIj7gclPaAXtfttBsa9BoCFWoQAvD_BwE

Obs: você não precisa comprar tudo do mesmo site, pode pegar o mais barato de um com o mais barato de outro e comprar separados, não tem problema, eu mesmo quando montei o meu fiz isso e não tive problema algum.

• Curtir 1
Postado

@adilomjr Muita coisa para observar nessa config. 

• A MB está mais barata na Kabum, vide link: Gigabyte A520M DS3H
  • Não entendi a razão de 4 memórias, dois pares de marcas e modelos distintos. Pegue a Evo Potenza que é superior. Se quiser frufru, tem a Geil Orion 3200 na Terabyteshop pelo mesmo preço com RGB. São similares em qualidade as duas.
  • O gabinete foi uma opção ruim, pois tem a frente fechada e não é indicado. Pegue o Aerocool Hive na Kabum pelo mesmo preço (10 reais a mais). Tem outras opções, mas essa é a melhor custo/benefício nessa faixa de preço.
  • A fonte foi uma péssima escolha, realmente péssima. Apesar de a marca ser excelente para MBs e GPUs, não tem um único modelo de fonte decente no mercado até onde eu saiba. Se quer algo bom, que não seja uma bomba, nessa mesma faixa de preço tem várias opções. A melhor de todas hoje é a XPG Core Reactor. Esse modelo tem versões de 650, 750 e 850W salvo engano, mas para seu setup a de 650 já basta. Se pretende colocar uma RTX 3070 ou superior depois, aí a de 750W já se torna mais adequada. Outras alternativas de fontes são a Leadex III Gold (na terabyte), as Corsair das linhas RM e TX. Escolha a que mais apreciar pelo preço, mas lembre-se de que a XPG que indiquei tem 10 anos de garantia. As corsair tem bom tempo também, mas tem que comparar pelo valor.
  • Os dois SSDs que você escolheu são de baixa qualidade e durabilidade. O Kingston por sinal é campeão de falhas prematuras. Recomendo SSDs das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. O SSD M.2 NVMe "Adata Swordfish" de 256 GBs está custando hoje 320 reais na Kabum. Se quiser pagar 100 reais a mais pelo dobro de armazenamento tem opções tanto na Kabum quanto na Terabyteshop de qualidade das marcas citadas.
  • HDs Seagate são os menos duráveis no mercado hoje. Recomendo WD ou Toshiba se possível. Se não tiver alternativas (tivemos escassez até de HD esse ano), aí vai de Seagate mesmo. Só vai durar uns dois anos a menos.
  • Ventoinhas OK, mas é importante tentar manter o fluxo de ar neutro no gabinete. Com o gabinete que eu indiquei recomendo 3, pois já vem com um instalado. Outros gabinetes terão outras demandas.

Ainda recomendo que se programe, o mais breve possível, para um último gasto que é um cooler de processador decente. Você não vai estressar esse processador a menos que jogue 4 jogos diferentes simultaneamente com essa GPU, mas quando melhorar a GPU e essa CPU for mais taxada, um cooler de qualidade será a diferença entre uma CPU superaquecendo e uma trabalhando tranquilo. Coolers de CPU que eu indico são os abaixo, adicionando outros modelos da marca Scythe e Noctua, mas lembrando que eles tem que ter altura compatível com a máxima suportada pelo gabinete que é 157 mm no caso do Aerocool Hive. No caso do Hive só o Gammaxx 400 V2 vai caber, acho. Vou deixar uma lista mais em baixo com outras alternativas de gabinetes de qualidade, recomendando atenção especial para o Aerocool Aero One Frost e o Cougar MX410 Mesh-G RGB, fora os cooler master, que são grandes e comportam a maioria dos coolers citados.

• Coolers:

DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm

• Gabinetes: 
    Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não entendi a razão de 4 memórias, dois pares de marcas e modelos distintos. Pegue a Evo Potenza que é superior. Se quiser frufru, tem a Geil Orion 3200 na Terabyteshop pelo mesmo preço com RGB. São similares em qualidade as duas.

Agora entendi que é parte do formato do site que você utilizou para escolher os componentes, que permite montar mais de uma configuração simultaneamente. Ainda sim, o restante da minha recomendação permanece.

• Obrigado 1
Postado

Sério, vocês são incríveis! Obrigado a todos.

Deixa eu ajustar aqui com as última recomendações. 

5 horas atrás, iDavi disse:

@adilomjr Você não precisa de tanto processador, eu particularmente pegaria o 3600 para economizar, e investiria principalmente em SSD. Fonte você não precisa de tanta potência, crio que até 300w seja suficiente... Ainda sim eu pegaria uma com mais que 300w de potência, pois além de qualidade tem sobra para upgrades. No que você economiza em processador e fonte, eu pegaria um SSD brabo, faz bastante diferença(já usei computador com sata e esse que vou citar, da uma baita diferença) https://www.kabum.com.br/produto/100021/SSD-adata-xpg-gammix-s5-256gb-m-2-nvme-leitura-2100mb-s-gravacao-1200mb-s-agammixs5-256gt-c?gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUVY6k8gR_kF8uFE-eCMC2CcsRIQt5YMiQdUzmQJ1COM2LMivyG8cgRoCPnMQAvD_BwE ou com mais potencia, que você poderá por basicamente tudo do PC: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=127700&gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUb4aYXewDOjum0Q8zNKNNzCpx9PoJpdDIdfIj7gclPaAXtfttBsa9BoCFWoQAvD_BwE

Obs: você não precisa comprar tudo do mesmo site, pode pegar o mais barato de um com o mais barato de outro e comprar separados, não tem problema, eu mesmo quando montei o meu fiz isso e não tive problema algum.

Vou ajustar o SSD, não fazia ideia que era item tão impactante. 

E ainda tentar deixar o processor para um futuro update.

Bem, acho que estamos chegando no fim!

Esse é a configuração com o Gabinete e Placa de Vídeo provisórios, e sem um Gabinete e Cooler.

image.thumb.png.b4aa7575193af90a119a3fbc203eceb5.png Alguma consideração?

• Curtir 1
Postado

@adilomjr O ajuste para uma SSD de alta performance tão caro é desnecessário. SSDs NVMe de alto desempenho vão ter diferença apenas em certos cenários, como em servidores de arquivos e para conversão de vídeo, mas para uso cotidiano, jogos e afins o desempenho será basicamente o mesmo. O objetivo do SSD é de reduzir o tempo de carregamento dos programas, sendo que a diferença entre o NVMe mais rápido e o mais lento será da ordem de milissegundos, não justificando um investimento adicional tão alto. Veja abaixo a diferença em testes. Pessoalmente eu recomendo que busque modelos mais baratos como o que indiquei, que por sinal é de ótima qualidade e está com preço abaixo do normal até para dispositivos inferiores.

Spoiler

O valor que economizar no SSD inclusive poderia ser melhor empregado em um gabinete melhor como os que indiquei no meu último post.

17 horas atrás, iDavi disse:

Fonte de 300W para um processador do calibre do 5600X, com previsão de aquisição de uma GPU mais potente depois, seria jogar dinheiro fora. A questão do SSD é diferenciar o workload da pessoa e o ganho efetivo de um tipo de armazenamento mais rápido. No geral a maior diferença de loading times está entre SATA e NVMe, mas uma vez que estamos falando somente de NVMe, um drive que promete maior velocidade não terá ganho perceptível ao usuário na maioria dos casos em vista de um de baixa velocidade. Entenda que o carregamento de jogos, programas e SO requer a abertura de centenas ou milhares de pequenos arquivos, então a velocidade máxima de leitura não é nunca utilizada. Nesse caso o que dita a velocidade de carregamento de programas é a latência e o cash, pois a abertura de diversos arquivos pequenos se beneficiará de um dispositivo que está pronto para iniciar a próxima leitura mais rápido. Hoje os SSDs disponíveis no mercado sequer mencionam latência ou cache, pois no geral são todos iguais. Cache tem impacto no desempenho dependendo do modelo, e modelos chamados DRAM-less geralmente tem uma perda de desempenho mais acentuada por não possuírem cache. Muitas vezes o fabricante sequer cita que um modelo é ou não DRAM-less, pois afinal essa tecnologia usa como fator de marketing apenas a velocidade máxima de leitura/escrita, algo que é muito menos relevante para os usuários do que os demais fatores que citei aqui. Recomendo os vídeos abaixo para elucidar.

Spoiler

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fonte de 300W para um processador do calibre do 5600X, com previsão de aquisição de uma GPU mais potente depois, seria jogar dinheiro fora.

Eu sei, não é à toa que eu disse o seguinte: 

18 horas atrás, iDavi disse:

Ainda sim eu pegaria uma com mais que 300w de potência, pois além de qualidade tem sobra para upgrades.

Só quis dizer que uma de 700w não seria necessário tanto por hora quanto para updates, já que a fonte que ele havia posto é de má qualidade(você mesmo disse).

Quanto ao SSD, agradeço a correção, não entendo muito sobre, então falei o que me foi recomendado, que eu inclusive gostei.

Mas no geral muito obrigado pela correção.

• Curtir 2
Postado

Só quis dizer que uma de 700w não seria necessário tanto por hora quanto para updates, já que a fonte que ele havia posto é de má qualidade(você mesmo disse).

Concordo sobre a qualidade. Sobre os 700W, para quem vai investir em um 5600X, já acho que pode sim ser o caso. Isso vai depender do quanto ele vai investir em GPU depois, mas no geral 650~750W não é uma potência absurda para um PC desse calibre e sua perspectiva de durabilidade e desempenho futuros.

Quanto ao SSD, agradeço a correção, não entendo muito sobre, então falei o que me foi recomendado, que eu inclusive gostei.

Mas no geral muito obrigado pela correção.

Não foi correção, foi um alerta. O comércio hoje é predatório. Muitas pessoas querem investir no melhor que podem e são iludidos pelos números. Assim como nosso colega foi iludido pela potência da fonte, como se potência fosse um fator mais importante que qualidade. Outro exemplo é no caso de placas mãe, onde a pessoa achar que custar mais caro significa que tem maior desempenho, ou no caso de GPUs onde acham que a VRAM ou os "bits" do barramento dela são um reflexo da "potência" da GPU, ou os núcleos e frequência no caso da CPU. E por aí vai. 

A grande verdade é que quando falamos de qualquer componente de computador hoje, é muito mais importante observar o desempenho real por aplicação do que qualquer número isolado. 

• Curtir 2
Postado

Acho que é isso...

Ficou bem acima do planeja, e ainda vou precisar trocar a GPU no futuro. Acho que estou exagerando um pouco com o Gabinete e o FAN (WaterCooler). De toda forma, acredito que eles são são os grandes vilões desse setup.

Vejam como ficou:

image.thumb.png.0841130856fdb6fbd855ff0b3f01ad38.png

É isso pessoal? Mais alguma consideração?

Postado

@adilomjr Mude o WC para um CM MA410P, que custa hoje 189 reais. Nox não é uma marca das melhores e comprar um WC, que já dura relativamente pouco, dessa marca só vai te fazer que gastar novamente esse mesmo valor em pouco tempo. Air Coolers você instala e esquece. Se quiser um mais robusto ainda tem o DeepCool Neptwin e os Scythe a bons preços. O gabinete ficou um pouco caro mesmo, mas é bem espaçoso e robusto. Alternativamente poderia pesquisar outros modelos que estejam a bons preços. 

• Curtir 1
Postado

Pessoal, 

Acabei de fazer as compras, agora e chegar e montar... 

Sério, muito obrigado, sem vocês não teria conseguido! Oh, para vocês terem uma ideia, foi aqui que percebi que HD e SDD são tecnologias distintas com o mesmo fim, eu achava que PC ainda precisava de HD para funcionar 😅.

Ao @WOZ Dods meu agradecimento em especial. Você foi super construtivo e didático nas resposta, muito obrigado pela força 💪.

Segue a configuração final. Vou deixar o arquivo aqui, quem sabe pode ajuda outras pessoas.

image.thumb.png.facb91b91de5612ffa0c48cdf1162792.png

Por fim, qual a GPU que eu devo ficar acompanhando para fazer a substituição quando o preço estiver dentro do esperado.

Abs.

• Obrigado 1
Postado

@adilomjr Ficou bom. Depois compartilhe conosco sua montagem para vermos como ficou. Se tiver dúvidas ou precisar de dicas no meio do processo, nos chame aqui.

Para facilitar sua manutenção desse sistema posteriormente, leia esse tópico para pegar umas boas dicas de configuração do Windows e sua instalação:

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...