Ir ao conteúdo

ASRock B450M Steel Legend: Congelamento no Boot dos sistemas e coolers anormais

Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Postado

Meio estranho o que está acontecendo mas é exatamente o que está ocorrendo. Eu tento iniciar o Windows ou até mesmo o Linux pelo HDD após um desligamento normal, vez ou outra o computador congela e os coolers vão a loucura, começam a rodar muito rápido mesmo. Pensei que fosse bug no Windows, mas não é!

Comportamento esse que ocorria com frequência no Windows ao ligar o PC talvez por utilizar mais o mesmo, porém exato mesmo comportamento que ocorreu agora a pouco no outro sistema operacional. Enfim pra "resolver" sou obrigado a apertar o botão reset do gabinete ou desligar o computador a força puxando a tomada e religando depois.

Já pesquisei isso no Google não achei nada, por se tratar de algo bem genérico e comum em placas mãe com defeito ou na informática no geral, sou bombardeado de resultados pra mim irrelevantes.

Pensei em atualizar a BIOS pra ultima versão, porém há um aviso no site da ASRock que me deixa com um pé atrás:

517985010_Screenshot2021-07-13at11-43-27ASRockB450MSteelLegend.thumb.png.095e28dd4a2a827d016371b359cddd89.png

Aspas pro site: "ASRock não recomenda atualizar pra esta BIOS se estiver utlizando Pinnacle, Raven ou Summit Ridge CPU no seu sistema"

O que é um tanto quanto curioso e me deixa com bastante receio de atualizar. Será que é problema fisíco?

O PC é um:

Ryzen 7 2700x (Pinnacle Ridge)

3 HDD's Saudaveis, totalizando ~1,5TB

Corsair 2x8GB DDR4 com XMP 3000mhz

Fonte Corsair CX430 (Já bem idosa)

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend

Comprei tudo novo de menos o CPU que comprei no ML. Ainda estou pagando todo o kit

Eu estou sem ideias, uma ajuda cairia bem!

Agradeço desde já

• 2 meses depois...
  • Solução
Postado

A solução foi descoberta já a algum tempo no Reddit.

E em poucas palavras 3000mhz nas memórias é demais pro Ryzen 7 2700x, pois de de fábrica os Ryzen de segunda geração só aguentam 2666mhz sendo qualquer frequência acima disto considerado overclock pela placa-mãe.

Para a minha placa-mãe 2933mhz(OC) é a frequência máxima pra esses Ryzen de segunda geração.

Resumo:
Então caso você esteja enfrentando mesmo problema você deve setar uma frequência mais baixa para as memórias e problema resolvido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...