Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal me ajudem com um raciocínio. Sou completamente novato no mundo de redes e server, mas estou precisando configurar algumas coisas e não estão saindo muito como preciso. 

Tenho hoje 2 internets diferentes: 

- Uma de 300mb dedicada, up e down iguais, pra ser usada para acessos home office via vpn.

- Outra banda larga de 200mb para acesso dos pcs dentro do escritorio, para navegar normalmente na internet. 

Apenas 1 server nosso tem as 2 conectadas ao mesmo tempo, nosso server 2019, pois nele tem o server vpn configurado para o acesso, enquanto a banda larga está conectada para que esse PC fique visivel na rede interna e para que ele veja os outros pcs (temos 100tb de hds compartilhados, por isso todos os servers estão com esses hds mapeados)

A nossa rede dedicada tem ip fixo, já esta configurado ele dentro do server e roda perfeito, assim como a banda larga tambem funciona normal dentro dele (na banda larga está tudo setado automatico).

Essas redes são do mesmo provedor e partem do mesmo Mikrotik, apenas de portas diferentes (definidas pelo proprio provedor)

Acontece que eu queria que o server ficasse 100% do tempo com a rede dedicada como primária, porém toda vez que acesso ele para conferir ele fica alternando entre as 2 redes o tempo todo, o que atrapalha pois a banda larga fica bem mais lenta, e usamos a dedicada para upload de dados na nuvem através desse server. 

Minha pergunta é: Como eu sei se ele está usando a dedicada ou a banda larga pra subir esses arquivos? Porque quando faço o teste de rede ele mostra sempre as velocidades da banda larga, e noto que o adaptador em uso não é o da dedicada. Mas ele fica oscilando entre os 2 com muita frequencia. 

Já alterei dentro do adaptador a prioridade dele pra que o dedicado fique sempre em primeiro, mas não adiantou nada. Se eu desativo o adaptador da banda larga e uso apenas a dedicada aí sim fica normal, ele subindo tudo como deveria, mas ao ativar o segundo adaptador ele usa ele sempre como padrão, fazendo o upload ficar muito lento, ele passa mais tempo usando ele do que o adaptador da dedicada. 

Saberiam dar uma luz de como posso ajustar isso? 

Postado

Bem, aconselho pedir mais um link de operadora diferente para fazer redundância  com FAILOVER nas configurações do MIKROTIK e cancelar o link de banda larga, por motivos de ser a mesmas operadora  e se cair o link desta operadora, fica fora do ar. O se quiser tire o link desta banda larga com serviço de dhcp de algum servidor, pode ser um no próprio MIKROTIK com serviço de Vlans e coloque em um switch gerenciável de portas gigabits que contenha VLANs e daí separa a sua rede, exemplo:

INFRAESTRUTURA

ENTRADA DE DOIS LINKS DE DUAS OPERADORAS DIFERENTES:

FAILOVER - LINK SÓ ATIVA O DE BACKUP QUANDO CAIR O LINK PRINCIPAL.

WAN1 - LINK DEDICADO OPEDORA X 

WAN 2 - LINK DE BACKUP OPERADORA Y

MIKROTIK COM FUNÇÕES DE VLANS E SWITCHS

REDE ADMINISTRATIVA - VLAN10 COM /30

GRUPOS - SERVER 2019 (COLABORADORES ASMISTRATIVOS)

EXEMPLO DE IP BARRA 30

4 IPS 

REDE - 192.168.0.0

RANGE - 192.168.0.1-192.168.0.3

MASCARA 255.255.255.252 

MICROTIK IP 192.168.0.1

SERVER IP 192.168.0.2

REDE CONVIDADOS - VLAN20

GRUPOS - PESSOAS FORA DO AMBIENTE CORPORATIVO

REDE SEM FIOS - VLAN30

GRUPOS - WIFI

OBSERVAÇÃO 1 - Separar a sua rede com um infraestrutura bem organizada, ajuda a combater a falta de segurança, mas nada é 100% segura, mas ajuda muito, valeu espero que eu tenha te ajudado.

Postado
2 horas atrás, homem massa disse:

Bem, aconselho pedir mais um link de operadora diferente para fazer redundância  com FAILOVER nas configurações do MIKROTIK e cancelar o link de banda larga, por motivos de ser a mesmas operadora  e se cair o link desta operadora, fica fora do ar. O se quiser tire o link desta banda larga com serviço de dhcp de algum servidor com serviço de Vlans e coloque em um switch gerenciável de portas gigabits que contenha VLANs também e daí separa a sua rede, exemplo:

INFRAESTRUTURA

ENTRADA DE DOIS LINKS DE DUAS OPERADORAS DIFERENTES:

FAILOVER - LINK SÓ ATIVA O DE BACKUP QUANDO CAIR O LINK PRINCIPAL.

WAN1 - LINK DEDICADO OPEDORA X 

WAN 2 - LINK DE BACKUP OPERADORA Y

MIKROTIK COM FUNÇÕES DE VLANS E SWITCHS

REDE ADMINISTRATIVA - VLAN10 COM /30

GRUPOS - SERVER 2019 (COLABORADORES ASMISTRATIVOS)

EXEMPLO DE IP BARRA 30

4 IPS 

REDE - 192.168.0.0

RANGE - 192.168.0.1-192.168.0.3

MASCARA 255.255.255.252 

MICROTIK IP 192.168.0.1

SERVER IP 192.168.0.2

REDE CONVIDADOS - VLAN20

GRUPOS - PESSOAS FORA DO AMBIENTE CORPORATIVO

REDE SEM FIOS - VLAN30

GRUPOS - WIFI

OBSERVAÇÃO 1 - Separar a sua rede com um infraestrutura bem organizada, ajuda a combater a falta de segurança, mas nada é 100% segura, mas ajuda muito, valeu espero que eu tenha te ajudado.

Desculpe, mandei duas resposta com a mesma coisa, qualquer coisa leia e veja a melhor maneira na leitura, valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!