Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal me ajudem com um raciocínio. Sou completamente novato no mundo de redes e server, mas estou precisando configurar algumas coisas e não estão saindo muito como preciso. 

Tenho hoje 2 internets diferentes: 

- Uma de 300mb dedicada, up e down iguais, pra ser usada para acessos home office via vpn.

- Outra banda larga de 200mb para acesso dos pcs dentro do escritorio, para navegar normalmente na internet. 

Apenas 1 server nosso tem as 2 conectadas ao mesmo tempo, nosso server 2019, pois nele tem o server vpn configurado para o acesso, enquanto a banda larga está conectada para que esse PC fique visivel na rede interna e para que ele veja os outros pcs (temos 100tb de hds compartilhados, por isso todos os servers estão com esses hds mapeados)

A nossa rede dedicada tem ip fixo, já esta configurado ele dentro do server e roda perfeito, assim como a banda larga tambem funciona normal dentro dele (na banda larga está tudo setado automatico).

Essas redes são do mesmo provedor e partem do mesmo Mikrotik, apenas de portas diferentes (definidas pelo proprio provedor)

Acontece que eu queria que o server ficasse 100% do tempo com a rede dedicada como primária, porém toda vez que acesso ele para conferir ele fica alternando entre as 2 redes o tempo todo, o que atrapalha pois a banda larga fica bem mais lenta, e usamos a dedicada para upload de dados na nuvem através desse server. 

Minha pergunta é: Como eu sei se ele está usando a dedicada ou a banda larga pra subir esses arquivos? Porque quando faço o teste de rede ele mostra sempre as velocidades da banda larga, e noto que o adaptador em uso não é o da dedicada. Mas ele fica oscilando entre os 2 com muita frequencia.