Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Preciso da ajuda e opiniões de vocês quanto a uma situação pela qual estou passando...

Comprei uma Placa-Mãe ASUS Prime A320M-K/BR e quis montar o PC usando como armazenamento um SSD Adata XPG SX6000 Lite, 256GB, M.2 NVMe; descobri da pior forma que essa placa-mãe, quando ligada com um Processador AMD Athlon 3000G, tem o seu "M.2 Socket 3"  (entrada do SSD M.2) limitado ao modo SATA, gerando incompatibilidade com o SSD que comprei...  Diferente de quando ligado com um Ryzen, que aceita tanto o modo SATA como o PCIe 3.0x4.

Como o mercado tá ***** agora, trocar o processador não é uma opção,o que me deixa com duas alternativas: comprar um adaptador de PCIe x1 para SSD M.2 ou Vender o SSD NVMe (PCIe 3.0x4) e comprar um SSD SATA (M.2 ou não).

A solução mais rápida e confortável é a primeira, porém me surgiu o impasse que motivou o desenvolvimento desse tópico: o slot de expansão da placa-mãe onde quero espetar esse adaptador com o SSD supracitado, é um PCIe 2.0x1, sendo a interface do SSD PCIe 3.0x4. Esse fato manteria a incompatibilidade entre placa-mãe e SSD?

Além do mais, existe alguma contraindicação quanto ao uso desses adaptadores? Alguma perda de desempenho? Por favor, me dêem alguma luz, recomendações e dicas sobre o assunto.

Grato! 

Postado

Na minha opinião você deveria manter do jeito q ta mesmo porque o SSD vai trabalhar limitado mas n é prejudicial pra ele. O adaptador ja n acho vantagem porque ele alem de ser pcie2.0(mais lento) ainda tem o fato q vai trabalhar com x1(do slot q adaptador vai) em vez de x4, então ele vai continuar limitado. Se você quiser vender ele e comprar um sata também n tem problema mas n acho seja viável

Postado

@Hunterzx  Boa noite! Obrigado pela atenção!

25 minutos atrás, Hunterzx disse:

você deveria manter do jeito q ta mesmo porque o SSD vai trabalhar limitado mas n é prejudicial pra ele.

Mas do jeito que tá a placa-mãe não reconhece o SSD!

Descobri ao tentar instalar o Windows; ele não apareceu como opção na hora de instalar... Procurei ele pela BIOS e nada. Não apareceu no DISKPART quando tentei formatar pelo CMD. Então Fui no site da fabricante e vi o seguinte (anexo):

image.thumb.png.1727ae909cb51c31be1f8cde07d853b0.png

Com o processador em questão (Athlon), o Slot pro M.2 só é compatível com SSD M.2 SATA, sendo incompatível com SSD M.2 PCIe...

Existe algum meio de contornar isso com software? Tipo atualizando BIOS, drivers ou algo do gênero?

O adaptador ja n acho vantagem porque ele alem de ser pcie2.0(mais lento)

No caso, ele reconheceria o SDD com PCIe 3.0 (uma geração acima)?

Desempenho, no momento, não é prioridade. A prioridade é reconhecer o SSD, instalar o Windows e botar o PC da gata pra rodar hehehe

Obs.: não tenho outra unidade de armazenamento, por isso a urgência.

ainda tem o fato q vai trabalhar com x1(do slot q adaptador vai) em vez de x4, então ele vai continuar limitado

Acho que o ideal, na solução do adaptador, seria um adaptador para espetar no PCIe x16... Que é da geração 3.0, me dando mais segurança quanto a compatibilidade e também não capando tanto o desempenho (acredito que só pelo fato de não se ligar direto com o chipset, passando por um intermediário, já se compromete o desempenho)...

Se você quiser vender ele e comprar um sata também n tem problema mas n acho seja viável

Nesse caso, acho que seria pra um SSD SATA normal, daquelas portas de 6GB/s, sem ser M.2. Pelo mesmo preço se conseguiria o dobro do armazenamento, embora somente um terço das velocidades de leitura e gravação...

Postado

@Caique Salheb tipo, vou mandar a real. Pra usuário comum um SSD superior ao sata n é muito fácil de sentir a diferença por executar apenas tarefas simples, então esses SSDs de leituras e escritas de altos valores é mais pra um publico gamer/entusiasta ou que trabalha com grande fluxo de dados(arquivos). Se quiser vender ele e comprar um sata(q como você disse você conseguiria um com maior capacidade) é uma opção. Agr eu n entendi exatamente o porque de n reconhecer ele, porque em teoria ele seria reconhecido e limitado a interface sata.

Postado
15 minutos atrás, Hunterzx disse:

Agr eu n entendi exatamente o porque de n reconhecer ele, porque em teoria ele seria reconhecido e limitado a interface sata

Cara, eu não sabia nem que SSDs M.2 poderiam ser SATA ou PCIe... Já sabia que os SSDs NVMe eram PCIe, mas pra mim SATA era SATA, M.2 era M.2 😅

Minha teoria é de que seja puramente uma questão de (in)compatibilidade de componentes, assim como acontece com as RAM; Nas especificações no site da fabricante da placa-mãe, ela deixa bem claro que, em questões de armazenamento:

"Processadores AMD Athlon™ com Gráficos Radeon™ Vega / A-Series 7ª Geração / Athlon™ X4 :
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (modo SATA)"

Se eu não me engano, essa conexão do PCIe do Socket M.2 é com o processador, e não com o chipset da placa, ou seja, depende da "estrutura" desse processador que vai "estabelecer" essa comunicação. Seria um paralelo ao caso da mb ASUS Prime B450M; quando ligada com as APUs (vídeo integrado), o slot PCIe x16, que acredito que também faz essa comunicação diretamente com o processador, funcionava como x8. 

32 minutos atrás, Hunterzx disse:

SSDs de leituras e escritas de altos valores é mais pra um publico gamer/entusiasta ou que trabalha com grande fluxo de dados(arquivos).

Sim! Eu já tava ligado nisso! Vi um vídeo onde era feita uma comparação prática entre HD, SSD SATA e SSD M.2 (SATA ou PCIe? rs) e o grande salto mesmo era do HD pro SATA. 

Postado
27 minutos atrás, Caique Salheb disse:

Já sabia que os SSDs NVMe eram PCIe, mas pra mim SATA era SATA, M.2 era M.2 😅

Ksksskskks

28 minutos atrás, Caique Salheb disse:

Se eu não me engano, essa conexão do PCIe do Socket M.2 é com o processador

No caso da sua placa-mãe é sim, pro caso de placa-mãe com 2 slot o mais perto do processador fica ligado direto e o outro passa pelo chipset

30 minutos atrás, Caique Salheb disse:

Sim! Eu já tava ligado nisso! Vi um vídeo onde era feita uma comparação prática entre HD, SSD SATA e SSD M.2 (SATA ou PCIe? rs) e o grande salto mesmo era do HD pro SATA. 

Video do MW Informática né kk.

Postado
39 minutos atrás, Hunterzx disse:

No caso da sua placa-mãe é sim, pro caso de placa-mãe com 2 slot o mais perto do processador fica ligado direto e o outro passa pelo chipset

Saquei.. Assim como acontece com o slots PCIe x16 nas placas com mais de uma...

40 minutos atrás, Hunterzx disse:

Video do MW Informática né kk.

Vi o do Adrenaline kkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...