Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu arrumei o PC antigo de um colega meu, aí ele é um pentium e5700, placa-mãe G41T-M7, com Windows 7 32bits. O que eu quero saber é se é possível instalar um Windows 64bits nele

Postado

@TocaiaLd Sim, tem como, mas precisará instalar do zero. Aliás, se esse PC tem até 4GB de memória RAM e nunca irá aumentar essa capacidade de memória, recomendo que continue utilizando a versão 32 bits porque, nesse caso, servirá melhor.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, marcospauloms disse:

@TocaiaLd Sim, tem como, mas precisará instalar do zero. Aliás, se esse PC tem até 4GB de memória RAM e nunca irá aumentar essa capacidade de memória, recomendo que continue utilizando a versão 32 bits porque, nesse caso, servirá melhor.

obrigado, vamos colocar ele em 64bits, porque alguns jogos só funcionam nele, e futuramente meu colega pretende expandir a memória RAM dele

Postado
14 minutos atrás, TocaiaLd disse:

obrigado, vamos colocar ele em 64bits, porque alguns jogos só funcionam nele, e futuramente meu colega pretende expandir a memória RAM dele

Então atualize apenas quando você tiver mais memória, é um inferno usar sistema 64-bit com apenas 4GB de RAM, principalmente  Windows 10.

E sobre os jogos, eles exigem sistema 64-bit porque também precisam de mais do que 4GB de memória pra rodar bem, e seu processador também é muito fraco para rodar a maioria dos jogos nesse padrão.

• Membro VIP
Postado

Qualquer PC de 2005 pra cá é 64bits, exceto algumas assombrosidades.

Quanto a RAM, é indiferente. No caso, com 4GB ou mais é recomendado 64bits pra não desperdiçar memória (32bits só aproveita cerca de 3.5GB da RAM).

Desde o Windows Vista nunca mais soube o que é 32bits. A não ser que você rode um programa muuuito antigo, não terá problemas. Lembrando que isto (trocar o sistema) não trará ganho de performance em games. Se o PC é uma batata continuará sendo, não existe mágica.

• 2 semanas depois...
Postado

Isso vai depender de dois fatores:

- Quantidade de memória RAM instalada

- Arquitetura suportada pelo processador

Primeiramente é necessário saber qual a arquitetura que seu processador suporta, geralmente só processadores bem antigos suportam a arquitetura de 32-bits (x86), mas praticamente todos os processadores atuais suportam a arquitetura 64-bits (x64).

Para saber qual arquitetura seu processador suporta, você deve baixar o programa 64bit Checker nesse link, ele não exige nenhuma instalação, basta baixá-lo e já executá-lo.

Screenshot_1.png.cfc6b3a20213b7f5ccafda637fdc1550.png

O enorme número que aparece ali, mostra qual é a arquitetura atual (no caso qual tipo de sistema) que está sendo utilizada pelo seu computador, no meu caso, é 32-bits, mas no seu caso pode ser 64-bits.

Abaixo, na aba Processor, ao lado, estará escrito Your CPU supports operatings system (Seu processador suporta sistemas operacionais de X-bits), nesse meu caso, está escrito: Your CPU supports 64bit (x64) operating systems (seu processador suporta sistemas operacionais de 64-bits), indicando que ele suporta sistemas operacionais de 64-bits.

Caso aparecer: Your CPU supports 32bit (x86) operating systems (seu processador suporta sistemas operacionais de 32-bits), isso indica que seu processador suporta apenas sistemas operacionais de 32-bits e não de 64-bits.

Infelizmente processadores de 32-bits limitam bastante para quem quer dar um upgrade na memória RAM, pois assim o sistema operacional está limitado para utilizar somente 3,25GB de RAM, em processadores com suporte a PAE (Physical Address Extension/Extensão de Endereço Físico), o computador permite utilizar até no máximo 4,00GB de RAM (embora em alguns casos, o PAE possa causar problemas de boot em algumas placas-mães).

A segunda coisa a se analisar é verificar a quantidade de memória RAM instalada no seu computador, se nele houver quantidades abaixo de 4GB, então utilize 32-bits (x86) independentemente se o processador suporte ou não a arquitetura de 64-bits, caso houver 4GB de RAM ou valores acima disso (como 8GB, 6GB, 16GB, etc), utilize 64-bits (x64), nada de ruim acontecerá se você utilizar 32-bits num PC de 8GB de RAM, ou 64-bits num PC de 2GB de RAM, o máximo que ocorrerá é que o sistema operacional ficará mais lento do que na arquitetura correta para o seu PC.

Uma coisa interessante, é que 64-bits é muito mais seguro que 32-bits, pois algumas funcionalidades específicas que aumentam muito a segurança do Windows só funcionam sob 64-bits (x64), além disso, a maioria dos jogos de hoje em dia, usam 64-bits ao invés de 32-bits.

Traduzindo de forma simples: Utilize 32-bits se o seu PC tiver pouca memória (1GB, 2GB, 512MB, 3GB, o que for), independentemente se o processador suporte ou não 64-bits, e utilize 64-bits se o seu PC tiver muita memória (4GB ou acima disso) e se o seu processador suporte a arquitetura de 64-bits (cujo eu ensino acima como verificar se a sua CPU a suporta).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...