Ir ao conteúdo

Desempenho baixo nos jogos, a placa-mãe está limitando o desempenho?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Estou tendo baixíssimo desempenho nos jogos, em outro tópico citaram que eu não deveria usar este modelo de placa-mãe com esse processador. 

Nesse caso, o problema de desempenho está na placa-mãe? Se sim, poderiam indicar um modelo recomendado pra essas configs? A quais especificações eu devo me atentar?

Placa-mãe: Bluecase Socket Am3+ DDR3 Phenom Fx 95w Gigabit

Placa de vídeo: RX 550 4gb huananzhi

Memória: 8 gb

Processador: AMD FX(tm)-8320 Eight-Core Processor 3.50 GHz

Fonte: EVGA 500w

HD1 TB

SSD 240gb 

Postado

Muito provavelmente está limitando, já que é uma placa-mãe básica com chipset 760G e com limite para processadores de 95W, e seu processador é de 125W. Para FX-8xxx é altamente recomendo utilizar placas com pelo menos o chipset AMD 970. Por se tratar de uma configuração bastante ultrapassada, desejo boa sorte na procura de uma boa placa-mãe, principalmente porque se você encontrar, deve custar bem acima do que vale.

Postado

@GuilhermeGB Continuar usando essas configs poderia gerar algum dano aos componentes? ou só iria limitar o desempenho mesmo? 

38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para FX-8xxx é altamente recomendo utilizar placas com pelo menos o chipset AMD 970.

Então devo pesquisar especificamente por placas mãe com chipset AMD 970? Caso eu não encontre, alguma outra seria compatível?

Postado
3 minutos atrás, Nieri disse:

@GuilhermeGB Continuar usando essas configs poderia gerar algum dano aos componentes? ou só iria limitar o desempenho mesmo? 

Então devo pesquisar especificamente por placas mãe com chipset AMD 970? Caso eu não encontre, alguma outra seria compatível?

Não é bom utilizar, a limitação de desempenho existe porque o circuito VRM da sua placa-mãe está superaquecendo, e a medida de segurança é diminuir o desempenho do processador para manter a temperatura dentro do valor máximo aceitável, que já é bem quente, e vai reduzir a vida útil da sua placa. 

Os chipsets AM3+ (apropriados para FX) são listados aqui, o 970 é o mais simples: https://www.amd.com/pt/products/chipsets-am3plus

Pra te falar a verdade, nem na época que os processadores FX estavam em linha era muito comum encontrar placas melhores que essas com chipset 760G, existiam alguma, mas com preços bem acima das mais simples. A verdade é que quem comprava FX é porque queria economizar, o que acabava resultando no velho ditado: "o barato sai caro". Mesmo com placa-mãe adequada, os FX ainda perdiam feio para os Intel Core da época, mas o pessoal era atraído pelos tais "six-cores" e "eight-cores". Anos depois a AMD foi processada por propaganda falsa, pois foi descoberto que os FX-8xxx na verdade são como se fossem quad-cores com 8 threads.

Postado
3 minutos atrás, Nieri disse:

@GuilhermeGB Essa daria certo? Foi a única que encontrei sem defeitos

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1972475658-ASUS-m5a97-r20-_JM

Sem dúvidas muito melhor que sua atual. Mas tem uma confusão aí, verifique com o vendedor. No título está a M5A97 R2.0, mas a foto é de uma M5A97 LE 2.0, que é uma placa sem dissipadores no VRM (veja o dissipador azul na parte de cima do soquete na foto abaixo). O ideal seria um modelo com dissipação nos MOSFETs do VRM para evitar superaquecimento, pois os FX-8xxx consomem bastante energia. Também ajuda mantendo seu gabinete bem refrigerado.

Asus-m5a97-r2-0-placa-m-e-soquete-am3-dd

• Solução
Postado
1 hora atrás, Nieri disse:

Acho que entendi, aparentemente é a M5A97 LE 2.0 mesmo, vale a pena?

Encontrei essa aqui também, você iria em qual? 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1961336008-placa-me-gigabyte-970a-_JM

Se você quer mesmo minha opinião, eu não iria em nenhuma delas, pois não acho que essa plataforma vale o investimento de R$700.

Falando das placas, essa segunda é uma opção melhor só por ter dissipador no VRM, então se você acha que o valor vale a pena, pode ir nela.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!