Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite gente.

A situação é a seguinte: minha namorada comprou um kit de memórias RAM 2x8gb DDR4 Asgard pelo Aliexpress.

As memórias RAM dela chegaram e ela foi testar no PC da mãe dela que é uma A320m HDV da ASRock e uma R5 2400G + 2x 4gb DDR4. Na primeira tentativa de ligar não funcionou (não vimos como tava setado as frequencias). Depois pelo XMP mudamos pra 3000 MHz e também não funcionou (mas aí beleza porque vi depois que essa placa-mãe (ou o processador, esqueci) aceita até 2933 MHz. Aí então mudamos pra 2933 MHz e ligou. Parecia estar tudo funcionando normalmente até que ela tentou jogar Battlefield1 e o computador desligou. E então ela desistiu de testar porque sempre tava algum problema do tipo do PC desligar. 

Aí beleza, pedi pra ela trazer as memórias aqui pra casa pra eu testar no meu PC, que consiste numa B450m Steel Legend + R5 3600 + GTX 1660. Conectei as memórias RAM e funcionaram perfeitamente (exceto que teve um bug no teclado de eu apertar o num lock e fazer um bipe, mas depois que reiniciei o PC, normalizou). Pra ter certeza que as memórias RAM tavam ok eu passei um teste completo no software memtest64 e não deu absolutamente nenhum problema. Além disso passei um bom tempo usando elas pra fazer tudo aqui no meu PC, desde tarefas diárias até rodar algo pesado (tipo um BF5 da vida nos gráficos altos). E a memória não deu nenhum problema. 

O nosso receio é: ela vai montar um PC, que consiste numa b450 ASUS prime + R5 2400G + 2x8gb (que seria esse kit que ela já comprou). E temos medo do PC dela rolar alguma incompatibilidade esquisita. O que vocês acham? Devolvemos as memórias ou só foi uma incompatibilidade esquisita com o setup da mãe dela?

Postado

O processador R5 2400G tem arquitetura Zen (1ª geração), e eles não possuem um controlador de memória tão bom, até os Zen+ (2ª geração) não era muita coisa. Os processadores Zen2 (3ª geração) melhoraram bastante a controladora de memória, então você consegue aí 3200MHz fácil, até mais.  A placa-mãe também pode afetar um pouco, mas não sei se seu caso ela está influenciando. O que você pode tentar fazer é rodar o processador dela na sua placa-mãe pra ver se vai funcionar bem, se o problema for placa-mãe, vai ficar evidente. Qual é a frequência padrão da memória?

Postado

@GuilhermeGB eu queria muito testar o processador dela no meu setup e ver como a coisa toda se comporta. Porque aí significaria simplesmente que a placa-mãe da mãe dela não tava atualizada (e aí explicaria o problema que tava dando).

MAS, um ponto que notei hoje de noite (rodnado elas no meu setup): inicialmente eu tava rodando em 2933 (tentei 3000 e 3200 e não consegui) e tava tudo normal como falei no post (to testando elas tem 5 dias). Mas em algum momento desses dias aparentemente a memória RAM resetou pro padrão (que é 2400). E percebi isso porque de curiosidade fui no CPUz. E daí então tenho de setar pra 2933. Mas aí as vezes acontece do PC não chegar nem a ligar e ele reinicia logo que eu saio da BIOS e seta pra 2400mhz ou então ele liga normalmente e funciona tudo normal. E aí fico me perguntando o que infernos é o que tá acontecendo.

@NIGHT FALL da uma bizuiada nesse comentário. Se fosse só incompatibilidade por causa da BIOS desatualizada da A320m tava ok. Mas não justifica tá acontgecendo o que eu falei no parágrafo acima no meu PC.

Postado
7 horas atrás, Kotonaiévitch disse:

@GuilhermeGB eu queria muito testar o processador dela no meu setup e ver como a coisa toda se comporta. Porque aí significaria simplesmente que a placa-mãe da mãe dela não tava atualizada (e aí explicaria o problema que tava dando).

MAS, um ponto que notei hoje de noite (rodnado elas no meu setup): inicialmente eu tava rodando em 2933 (tentei 3000 e 3200 e não consegui) e tava tudo normal como falei no post (to testando elas tem 5 dias). Mas em algum momento desses dias aparentemente a memória RAM resetou pro padrão (que é 2400). E percebi isso porque de curiosidade fui no CPUz. E daí então tenho de setar pra 2933. Mas aí as vezes acontece do PC não chegar nem a ligar e ele reinicia logo que eu saio da BIOS e seta pra 2400mhz ou então ele liga normalmente e funciona tudo normal. E aí fico me perguntando o que infernos é o que tá acontecendo.

@NIGHT FALL da uma bizuiada nesse comentário. Se fosse só incompatibilidade por causa da BIOS desatualizada da A320m tava ok. Mas não justifica tá acontgecendo o que eu falei no parágrafo acima no meu PC.

Entendo. Mas e sua placa, está atualizada também? Andei pesquisando vi que BIOS, principalmente e versão AGESA, interfere bastante mesmo, como o colega bem disse ali.

Postado
9 horas atrás, Kotonaiévitch disse:

da uma bizuiada nesse comentário. Se fosse só incompatibilidade por causa da BIOS desatualizada da A320m tava ok. Mas não justifica tá acontgecendo o que eu falei no parágrafo acima no meu PC.

Você quer apenas "justificar" o problema ou resolver?

Pode haver um bug no controlador de memória, pode haver um Bug na própria BIOS etc.

A ideia não é explicar o motivo pelo qual suas memórias estão caindo de frequência, mas sim evitar que isso aconteça, e a única saída (Tecnicamente falando) é atualizar a BIOS da placa-mãe.

Postado
1 hora atrás, Kotonaiévitch disse:

@NIGHT FALL @GuilhermeGB eu vou então tentar atualizar a BIOS da minha placa-mãe e mais tarde retorno aqui pra vcs se deu em algo

atualizei a BIOS da minha placa-mãe pra ultima versão. Testei uma vez a config XMP pra 3200 MHz e não foi. Tentei 2933 e também não foi: eu coloquei 2933 na BIOS e salvei e saí, depois o PC reiniciou solo umas 2 vezes e quando iniciou voltou pra 2400. E por ultimo testei 2666 MHz e tá normal. Eu to fazendo alguma burrada ou o que?

Outra coisa: os pentes tão no segundo e quarto slot da placa, isso tem algum problema?

Postado
25 minutos atrás, Kotonaiévitch disse:

atualizei a BIOS da minha placa-mãe pra ultima versão. Testei uma vez a config XMP pra 3200 MHz e não foi. Tentei 2933 e também não foi: eu coloquei 2933 na BIOS e salvei e saí, depois o PC reiniciou solo umas 2 vezes e quando iniciou voltou pra 2400. E por ultimo testei 2666 MHz e tá normal. Eu to fazendo alguma burrada ou o que?

Outra coisa: os pentes tão no segundo e quarto slot da placa, isso tem algum problema?

@Kotonaiévitch

Uma dúvida, você comprou essas memórias como sendo de qual frequência?

Tem o link do anúncio?

É normal que memórias de baixa qualidade não consigam operar em frequências mais altas, mas ou te enviaram memórias com frequência menor que o que constava no anúncio ou vocês se confundiram com alguma informação ai.

Postado

Atualizando: troquei os pentes dos slot 2-4 pros 1-3 e fui testar o xmp 2.0 em 3200mhz e etc. E por algum motivo mistico ligou sem nenhum problema. Vou ficar testando isso e ver como vai ficar, se não fecha os jogos do nada, se reiniciar não resetar pra 2400 e etc.

Postado
49 minutos atrás, Kotonaiévitch disse:

Atualizando: troquei os pentes dos slot 2-4 pros 1-3 e fui testar o xmp 2.0 em 3200mhz e etc. E por algum motivo mistico ligou sem nenhum problema. Vou ficar testando isso e ver como vai ficar, se não fecha os jogos do nada, se reiniciar não resetar pra 2400 e etc.

Estranho, era pra funcionar em qualquer slot.

Ao menos agora você tem certeza que as memórias são mesmo de 3200mhz.

Postado

@Kotonaiévitch você tem que consultar no manual da placa-mãe quais são os slots que eles recomendam para usar duas memórias, pois a ligação elétrica deles é diferente. Inclusive se você ocupar todos os slots, a frequência máxima que você consegue atingir também cai. Como exemplo, aqui está o comportamento da B450 Steel Legend com processadores Zen 2:

896165881_rammantisse.png.845ff2b29439246acd2f9abb73d66cee.png

Com os 4 slots ocupados, você poderia ter 2933MHz ou 2667MHz dependendo dos tipos de RAM que usar, enquanto em dois pentes (nos slots corretos), conseguiria 3200MHz via padrão JEDEC.

Postado

@GuilhermeGB @NIGHT FALL então, tô uns dias usando o PC com as memórias em 3200 cl 16 e etc. Ta tudo majoritariemente ok, só que com um detalhe: as vezes rola uma travadinha de leve seja em jogos ou em tarefas normais. Não atrapalha em nada porque é muito rápido. E tenho certeza de que é a memoria ram causando isso. Sabem como posso consertar?

Postado
2 horas atrás, Kotonaiévitch disse:

@GuilhermeGB @NIGHT FALL então, tô uns dias usando o PC com as memórias em 3200 cl 16 e etc. Ta tudo majoritariemente ok, só que com um detalhe: as vezes rola uma travadinha de leve seja em jogos ou em tarefas normais. Não atrapalha em nada porque é muito rápido. E tenho certeza de que é a memoria ram causando isso. Sabem como posso consertar?

Pra ter certeza que o problema está com as memórias, vai ter que passar o memtest aí. Se for nelas mesmo, tente fazer ajustes manuais na BIOS, as vezes o XMP não funciona tão bem.

Postado
2 horas atrás, Kotonaiévitch disse:

@Kotonaiévitch Como já informado pelo colega @GuilhermeGB , único jeito de saber é testando com alguma aplicação como Memtest.

• 1 ano depois...
Postado

Ao pesquisar muito. identifiquei que as memórias ram asgard valkyrie, possuem incompatibilidade com as placas mãe ASUS tuf, Isso foi informação dada pela propria ASUS, informando que essas memórias não foram testados pela marca. Mas dependendo do chip que vier na memória ram podem sim funcionar, hoje existem 2 tipos de chips que podem vir nessas memórias. se vier o chip chines provavelmente seja incompatível, mas se vier chip samsumg ainda tem chance de funcionar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!