Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na minha empresa usamos o teams no computador Windows, vive dando problema. Mesmo o trabalho sendo home office, e meu celular custar 700 reais o android não falha com o teams, muita gente prefere usar o teams pelo celular.

O Windows é cheio de erros q temos q quebrar a cabeça e ver vídeos no youtube p resolver, enquanto o android nunca me deu dor de cabeça.

O Windows é superestimado, vai ser facilmente ultrapassado pelo android.

O q acham do PC com android? Eu nunca usei, é estável igual o celular?

Vale a pena comprar PC com android?

Postado

@Bvla não existe PC android, PC se trata de uma plataforma aberta da ibm, android não roda em processador x86, android funciona bem em telas de toque e mono tarefa.

Acho muito difícil o Windows ser superado tão cedo nos pcs.

Já tentou ensinar alguma coisa diferente pra alguém?  Em 90% dos casos a pessoa vai ficar com raiva de você.

Alem do Windows ser um excelente sistema operacional todo mundo já se acostumou com ele e tem o legado tb.

O Windows não é cheio de erros, tem erros como em qualquer programa, mas geralmente é o usuario que não sabe usar.

• Moderador
Postado
44 minutos atrás, Bvla disse:

O Windows é cheio de erros q temos q quebrar a cabeça e ver vídeos no youtube p resolver, enquanto o android nunca me deu dor de cabeça.

O Windows não é "cheio de erros". Existem diversos motivos que podem fazer com que ele dê problemas, sendo que 95% deles são causados pelos próprios usuários fuçando onde não devem. Isso obviamente não ocorre com o Android pois ele não possui a mesma facilidade de alterações que o Windows possui.

Só que não meu amigo. O Windows é um Sistema Operacional de computadores e notebooks, enquanto que o Android é um Sistema Operacional para dispositivos móveis. Cada um tem seus próprios mercados. Achar que o Android irá superar o Windows, que possuem mercados diferentes, é a mesma coisa que achar que o mercado de drones irá superar o mercado de helicópteros. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Na minha empresa usamos o teams no computador Windows, vive dando problema. Mesmo o trabalho sendo home office, e meu celular custar 700 reais o android não falha com o teams, muita gente prefere usar o teams pelo celular.

O teams é de fato muito bugado, já utilizei muito e o mesmo problema não ocorria no android. Mas isso se deve unicamente a programação do próprio Teams para ambas as plataformas, e não do Windows ou do Android em si. Não compare maçãs com bananas.

Não existem PCs com Android. O que existe são gambiarras para permitir a instalação do Android nos PCs e notebooks, sendo que isso obviamente não garante compatibilidade muito menos estabilidade pois estamos falando de um sistema que não foi projetado para ser utilizado dessa maneira.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Bvla disse:

Primeiro que, não existe PC "de verdade" com Android, e pode ter certeza q SE existir, seria um tablet metido a besta e de qualidade duvidosa. O Mais "próximo" que você teria num desktop seria alguma distribuição Linux, ou o Chrome OS. Pelo jeito q fala (sem querer te desmerecer, nem ofender) mas fica claro que não conhece afundo o "mundo da informática" e dos SO.

Se você "resolve" erros do Windows, vendo vídeos do Youtube, pode ter a plena certeza de que os erros que seu Windows está apresentando provavelmente é devido ao mal uso, ou por ter seguido dicas erradas de "profissionais" que nunca estudaram a fundo o Sistema Operacional. O Windows não é prefeito, como qualquer outro sistema, nunca foi e nunca vai ser, mas está muito longe de ser "ruim" igual vários usuáriose "técnicos" por ai falam. Porém se você ja tem uma opinião formada na cabeça, mesma que errônea, entendo que é complicado te convencer do contrário. Além do mais erros do Windows deve ser investigado para chegar na causa e neutralizar a raiz do problema, e não ficar testando 1001 gambiarras ou soluções paliativas. Se isto está ocorrendo dentro de uma empresa, essa mesma deveria rever seus funcionários de TI... Ou até mesmo seus equipamentos, visto que muitas empresas, em especial micros e pequenas, é comum ainda utilizarem equipamentos de 2008/9, completamente datados, obsoletos e no fim da vida util. Nesse caso o culpado não é SO.

O Windows é uma solução para o mercado tecnológico, usado por milhares de usuários em todo o mundo, seja em micro, pequena, media, grande e empresas multinacionais. Acredite se quiser, mas o usuário doméstico é apenas uma pequena fatia desse torta. o Android não compete no segmento desktop, são coisas e focos diferentes. Se fosse assim a Apple, com o MacOS já teria ultrapassado os PCs com Windows ou até mesmo algum SO baseado em kernel Linux ou mesmo BSD, se isso ainda não ocorreu é porque o Windows já possuí um know how e uma base gigantesca instalada, além do suporte da MS. Porém não estou desmerecendo nenhum SO, mas cada um desempenha o seu papel onde é necessário.

• Coordenador
Postado
8 horas atrás, Bvla disse:

O que exatamente está ocorrendo com o Teams? Eu uso ele no Debian (que é uma distro Linux) e não tenho problemas. Acho a interface dele confusa, mas ao menos aqui ele funciona bem.

Isso pode ocorrer com qualquer sistema, porque nada é perfeito (nós mesmos, como usuários, nem sempre iremos entender como tudo funciona também). Ter que procurar soluções uma vez ou outra, em qualquer sistema que seja, faz parte da natureza da Informática. Isso ocorreu comigo no Android, no Windows XP, no Windows 7, no Windows 8, no Windows 8.1, no Windows 10, no Fedora, no Ubuntu, no Manjaro, no Pop!_OS, no Debian...

Não faz muito sentido usar Android em computadores tradicionais. Ele é otimizado para hardware móvel e arquitetura ARM. Além disso, por que instalar o Android se existem dezenas de distribuições GNU/Linux, realmente feitas para hardware de computadores, que você pode escolher se estiver procurando uma alternativa?

O Windows não concorre com o Android, já que são mercados completamente diferentes. Então não faz muito sentido dizer "ultrapassado", já que não faz sentido compará-los. Em número total de equipamentos, sim, o Android já superou o Windows. Mas isso não significa muita coisa, já que um não concorre com o outro.

Eu diria que o Windows é superestimado não em termos do que pode fazer - porque realmente é um sistema muito capaz e, convenhamos, o que tem melhor suporte de aplicações -, mas em termos das outras alternativas - MacOS, GNU/Linux, ChromeOS e BSD - serem subestimadas. Este próprio tópico, talvez, seja um exemplo disso: você mencionou apenas o Android, que nem sequer é feito para ser usado em computadores.

A Microsoft descobriu desde cedo que enviar o sistema pré-instalado no hardware é essencial. O usuário típico quer apenas usar o computador, e não ter que pensar em instalar um sistema nele. O Windows se popularizou rápido e foi adotado em massa pelas empresas. Ele desenvolveu rápido e as pessoas estão muito acostumadas com ele. Isso também garantiu suporte a aplicações inigualado, dada a popularidade. O MacOS sempre foi voltado ao nicho específico de hardware da Apple e o GNU/Linux apareceu depois de ambos, com marketing e pré-instalações de fabricantes praticamente inexpressivos. O ChromeOS é bem mais recente, mas começou bem. Todos esses sistemas podem ser boas opções.

Em especial, a desinformação é um problema grave para sistemas GNU/Linux que, ainda por cima, sofrem com uma imagem ruim de outra época. Para ter uma ideia, ainda há pessoas que acham que jogar no GNU/Linux é algo inviável. Precisou a Valve lançar um console baseado nele para "espalhar" que a maioria esmagadora dos jogos de Windows já funcionam (e muito bem): https://www.gamingonlinux.com/2021/07/the-valve-Steam-deck-lots-of-excitement-and-plenty-to-think-about-for-Linux-gaming. A Valve apenas aprimorou, com o Proton, algo que já existia (WINE e DXVK). Aliás, tem gente que nem sabe que a própria Microsoft tem portado diversos de seus aplicativos para sistemas GNU/Linux, e que o suporte de outras empresas também já existe faz tempo.

Se quiser uma alternativa para desktop, experimente o Linux Mint Cinnamon. É baseado no Ubuntu - tem ampla documentação disponível -, é muito leve e tem uma interface que lembra a do Windows: https://mirrors.layeronline.com/linuxmint/stable/20.2/linuxmint-20.2-cinnamon-64bit.iso. É muito intuitivo e fácil de usar. Basta formatar - de forma semelhante ao Windows 10 - e sair usando. Ele já instala os drivers automaticamente durante a formatação (lembre-se de ativar a opção de download de drivers e pacotes proprietários quando ele perguntar). Para baixar programas como o Microsoft Teams e o Skype, basta abrir a loja de aplicativos e clicar em "instalar". Você também acha Discord, Spotify, Steam e milhares de outras coisas lá. Basta dar um clique e usar. Ao contrário do que dizem os "técnicos" desinformados, você não precisa ter experiência prévia e nem usar o terminal. Já acabou o tempo em que instalar e usar uma distro Linux era algo difícil.

Se quiser uma alternativa mais "desafiadora", para aprender a fundo o funcionamento de sistemas GNU/Linux, pode dar uma olhada no meu tutorial simplificado do Debian (não é um sistema voltado a iniciantes, embora o tutorial facilite as coisas):

Se você não quiser usar uma distro Linux, então continue no Windows. Usar o Android no computador não faz muito sentido.

8 horas atrás, wagner2029 disse:

não existe PC android, PC se trata de uma plataforma aberta da ibm, android não roda em processador x86...

Até existe e roda, mas é um projeto open source e sem filiação com a Google: https://www.android-x86.org/

• Curtir 3
Postado

Obrigado pela ajuda. Sou leigo. O teams tem muitos problemas, delay, atraso ao compartilhar tela, travar chat e microfone, deslogar algumas pessoas do nada, enfim, tudo no PC. Os colegas não reclamam do celular. Mas como vs disseram, isso pode ser a programação ruim, ou seja, o problema é do Windows q deveria ter uma forma fácil de programar kkkkk

Brincadeiras a parte, me ajudem nesse tópico q tem ligação com esse, obrigado:

Postado
Em 08/08/2021 às 04:47, KairanD disse:

Até existe e roda, mas é um projeto open source e sem filiação com a Google: https://www.android-x86.org/

não é um produto que você possa comprar e aplicar em uma empresa.

Nesse sentido não existe.

Postado

tentei fazer essa gambiarra rodar e não rodou, nem na maquina virtual e nem no pendrive de boot.

Postado

@Bvla esse projeto é pra rodar o android no processador x86 sem emulador.

• Coordenador
Postado
13 horas atrás, wagner2029 disse:

Não é um produto que você possa comprar e aplicar em uma empresa.

Realmente não, porque não seria necessário comprar, já que é gratuito. Então teoricamente seria possível, mas dificilmente alguém faria isso, porque não faz sentido.

11 horas atrás, wagner2029 disse:

tentei fazer essa gambiarra rodar e não rodou, nem na maquina virtual e nem no pendrive de boot.

Funcionou aqui:

image.png

Baixei a versão 8.1 x86_64 e instalei em uma máquina virtual do GNOME Boxes.

• Curtir 1
Postado

@KairanD usar solução gratuita em empresa é gambiarra.

Esse android ai é perda de tempo, já existe o Windows que faz tudo e mais um pouco.

• Coordenador
Postado
2 minutos atrás, wagner2029 disse:

Usar solução gratuita em empresa é gambiarra.

Esse android ai é perda de tempo, já existe o Windows que faz tudo e mais um pouco.

Eu também afirmei que não faria sentido usar o Android, porque não se trata de um sistema construído para esse tipo de uso. Possível é, mas não apropriado.

Quanto a opções gratuitas realmente feitas para computadores, dezenas de distribuições GNU/Linux podem atender perfeitamente a diversas empresas.

Postado

várias prefeituras na alemanha adotaram massivamente o linux, depois de alguns anos começaram a abandonar o linux e a voltar para o Windows , os motivos citados foram os custos de manutenção do linux, dificuldade na operação, obtenção de suporte e operadores, fizeram alguns estudos e chegaram na conclusão de que o Windows era mais barato a longo prazo.

esse link é de uma cidade famosa, mas esse  movimento ocorreu em várias prefeituras, não lembro quais exatamente porque faz muito tempo que li esse artigo, isso tem acontecido em outros países tb.

https://tecnoblog.net/228785/munique-linux-migrar-Windows-10/#:~:text=A cidade de Munique%2C na,o sistema operacional da Microsoft.

• Coordenador
Postado
Em 10/08/2021 às 17:24, wagner2029 disse:

usar solução gratuita em empresa é gambiarra.

Primeiramente, acho importante ressaltar - não sei se houve confusão - a diferença entre "gratuito" e "open source" (código aberto). Um programa proprietário não necessariamente é pago e um programa de código aberto não necessariamente é gratuito. Tudo depende das licenças. A própria Microsoft tem soluções proprietárias - e outras de código aberto - que podem ser usadas gratuitamente.

Destaque pode ser dado ao CBL-Mariner, sistema baseado em Linux desenvolvido recentemente pela Microsoft: https://linuxiac.com/microsoft-cbl-mariner-linux-1/. O código pode ser visto e baixado na plataforma GitHub - curiosamente, focada em código aberto e também de propriedade da Microsoft - através do seguinte link: https://github.com/microsoft/CBL-Mariner.

Interessante notar que a Microsoft pretende implementar essa "gambiarra" gratuita e de código aberto em sua própria infraestrutura de nuvem e em seus produtos e serviços de ponta, como ela mesma descreve junto ao código-fonte (que está ali para qualquer um ver e baixar). Fora o que eles têm investido no Azure e no WSL, além do melhoramento do kernel Linux.

1 hora atrás, wagner2029 disse:

linux é mais caro de manter do que Windows.

Outro ponto a ressaltar é este. "Linux" é apenas um kernel, que está presente em diversos sistemas operacionais usados nos mais variados tipos de equipamentos ao redor do globo. A própria Linux Foundation - e diversas pessoas - tendem a utilizar "Linux" para se referir a sistemas operacionais como o Debian ou o Ubuntu, mas trata-se de uma simplificação pensada para ser mais amigável para iniciantes e leigos. Esses sistemas são baseados na junção do projeto GNU com o kernel Linux e, portanto, a definição correta seria GNU/Linux (tanto que utilizamos este termo no setor direcionado ao assunto em nosso Fórum).

Sobre a notícia que você enviou, precisamos analisá-la de forma mais cuidadosa. Primeiramente, é importante verificar se estamos tratando de ambientes de servidores ou desktops. Ao que tudo indica, trata-se de uma solução voltada a desktops.

Citação

"A cidade de Munique, na Alemanha, se tornou um exemplo para o uso de software livre desde 2003, quando decidiu trocar o Windows por uma distribuição do Linux."

Trata-se de uma solução que foi implementada a partir de 2003, quando distribuições GNU/Linux eram completamente diferentes do que temos hoje. O suporte a aplicativos era muito menor e a utilização e a manutenção eram complicadas. Portanto, é importante ter isso em mente ao analisar esse tipo de iniciativa.

Citação

"...LiMux — versão personalizada do Ubuntu..."

Eles desenvolveram um sistema próprio, montado por cima da base do Ubuntu. Não pegaram um sistema pronto - por exemplo, o próprio Ubuntu, sendo que a Canonical oferece mecanismos opcionais de assistência pagos - e, portanto, necessariamente se comprometeram a manter um time para tratar do desenvolvimento. Considerando que se trata de administração pública, nem sempre esse comprometimento é suficiente...

Olha só a cara do "Franskenstein":

image.png

Fonte: Tecnoblog.

Citação

"A cidade sempre manteve PCs com Windows — entre 20% e 40%, segundo o TechRepublic — para rodar alguns programas incompatíveis com o Linux"

Isso retoma a questão temporal que comentei inicialmente. Embora alguns influenciadores escrevam afirmações exageradas que indicam que o "Linux" é apenas um sistema operacional com baixo suporte a aplicativos proprietários de uso típico, isso mudou bastante - e continua mudando - nos últimos anos. Principalmente com a chegada e a popularização dos mecanismos de empacotamento Snap e Flatpak, diversas empresas portaram seus programas para execução no GNU/Linux de forma nativa, incluindo a própria Microsoft: Skype, Microsoft Teams, Visual Studio e Minecraft, por exemplo, já foram disponibilizados. Discord, Steam, Spotify, Unity, TeamSpeak e centenas de outros programas famosos também já estão disponíveis a apenas um clique de distância. Fora as milhares de soluções gratuitas e de código aberto, boa parte delas extremamente competentes (e também usadas massivamente no Windows), como o QGIS, o Kdenlive, o OBS Studio e o GIMP. Os repositórios em questão podem ser consultados através dos links https://snapcraft.io/ e https://flathub.org/home (há mais de 1500 aplicativos no Flathub e mais de 6000 na Snap Store).

Quanto aos aplicativos não nativos, o WINE (Wine Is Not an Emulator), o DXVK, o Proton e outras iniciativas evoluíram muito e continuam a avançar rapidamente. Tanto é que a maioria esmagadora dos jogos de Windows funcionam perfeitamente no GNU/Linux e a Valve até lançou um console que roda o SteamOS, baseado no Arch Linux, para este fim: https://www.gamingonlinux.com/2021/07/the-valve-Steam-deck-lots-of-excitement-and-plenty-to-think-about-for-linux-gaming. O console pode ser plugado em uma dock para funcionar como um computador tradicional (e o sistema é bem semelhante ao Windows 10). Não são apenas os jogos que se beneficiaram: diversas aplicações de Windows podem ser executadas por meio dessas camadas de compatibilidade, no GNU/Linux, com baixíssimo impacto no desempenho. Isso era inimaginável em 2003, e bem mais difícil alguns anos atrás.

Ressalto, ainda, que uma eventual migração para sistemas GNU/Linux deve sempre considerar os programas que serão utilizados. Dessa forma, é preciso analisar três perspectivas: i) o que pode ser suprimido; ii) o que pode ser trocado por outra aplicação que seja compatível; e iii) o que pode ser executado no WINE ou em máquinas virtuais. Embora o GNU/Linux atual seja perfeitamente capaz de atender a diversos negócios, é natural que outros não possam ser atendidos por falta de suporte de alguma aplicação específica, e é responsabilidade dos dirigentes da empresa estudarem isso com muita atenção.

Citação

"O prefeito Dieter Reiter diz: “nós sempre usamos sistemas mistos, e o que temos aqui é a possibilidade de migrar para um único sistema. Ter dois sistemas operacionais é completamente não-econômico”."

Fica evidente que a elevação de custos está fortemente associada à manutenção de dois sistemas operacionais simultaneamente, o que soma valores. O prefeito deixa bem claro que ter apenas um sistema operando é o foco... O que faz todo o sentido. É muito mais barato ter que administrar apenas um sistema que dois, ainda mais se tratando do setor público.

Citação

"Isso seria cerca de 2,5 milhões a menos do que o LiMux, já levando em conta os custos de manutenção e treinamento."

Esse trecho é bem importante por mencionar a palavra "treinamento". A migração para sistemas GNU/Linux é muitas vezes dificultada pelo desconhecimento - e pela falta de disposição das pessoas a saírem mesmo o mínimo que seja da zona de conforto. Nas distribuições amigáveis que temos hoje, como o Linux Mint, essa curva de aprendizado é reduzida e a instalação, a configuração - que são realizadas de forma automática, incluindo a atualização de drivers - e a utilização ocorrem de forma natural.

Repare, ainda, que esse cálculo considera a manutenção dos dois sistemas em simultâneo, e não apenas o tal do LiMux. Se retirar o custo referente às soluções proprietárias...

Citação

"Críticos dizem que é difícil encontrar e testar programas para rodar nessa distribuição especializada do Linux"

Lembra o que eu disse sobre usar uma distribuição específica? Pois é... Você precisa manter uma equipe para gerenciá-la. Caso essa equipe não exista ou não transfira os pacotes adequadamente, o resultado é este.

Citação

...é complicado trocar documentos com organizações externas, devido a problemas de compatibilidade no LibreOffice.

O LibreOffice realmente tem problemas de compatibilidade com o Microsoft Office, muito embora já tenham reduzido bastante e continuem a ser corrigidos. Mas isso não é culpa do LibreOffice. Por mais que instituições como a nossa própria ABNT descrevam a utilização de formatos de código aberto, como o .odt, predomina nas empresas e repartições públicas a utilização de formatos da Microsoft. E, muito embora esses formatos - como o .docx - suportem padrões abertos - ao contrário dos antigos formatos, como o .doc - a Microsoft adota seus próprios padrões no MS Office, o que dificulta o trabalho por parte de quaisquer outros aplicativos.

Há outras opções gratuitas, como OpenOffice e WPS Office, que tendem a apresentar melhor compatibilidade com formatos do MS Office. Será que a prefeitura de lá buscou alternativas? Há dezenas de suítes de office para escolher. Fora que... Será que não daria para simplesmente exportar em outros formatos, como o próprio .odt ou .pdf?

Ah, um detalhe: eu uso principalmente o LibreOffice, mas também tenho o Microsoft Office 2013 instalado aqui no meu Debian. Foi fácil instalar usando o PlayOnLinux (front-end do WINE) e os aplicativos funcionam normalmente:

image.png

Então, quando quero usar o Microsoft Office - ou outro programa, como o EPANET, que não tem versão para GNU/Linux - eu simplesmente abro e uso...

Citação

E aparentemente, o lobby da Microsoft foi forte. No ano passado, a empresa até migrou de escritório na Alemanha para Munique, com seus 2.700 funcionários.

Curioso terem mencionado isso... Pressão de lobby e setor público são coisas que não trabalham bem juntas.

Citação

No ano passado, um estudo realizado pela Accenture descobriu que Munique levava muito tempo para atualizar o software e corrigir erros, resultando em “tecnologia obsoleta, parcialmente insegura e em geral extremamente desajeitada, levando a muita perda de tempo e produtividade”. O problema não estava exatamente no LiMux, e sim na falta de coordenação entre os mais de 20 departamentos de TI que atendem a cidade.

E eis aí a convergência de tudo o que eu disse. O "Linux" é mais caro que o Windows? Ou será que uma administração pública ineficiente e descoordenada para implementar um projeto de migração conduziu a isso?

A própria notícia, que cita o estudo da Accenture, deixa bem evidente a resposta...

Citação

"Agora, Munique planeja investir 89 milhões de euros para modernizar seus sistemas de TI. Um dos projetos é aumentar significativamente o número de programas “independentes de plataforma”, que rodam no navegador ou em virtualização. O que talvez seja meio incoerente: se o objetivo é ter programas que não dependem do sistema operacional, para que… mudar o sistema operacional?"

E voltamos a outro ponto interessante: boa parte das aplicações, atualmente, está migrando para um modelo de utilização direta em navegadores, e dependem cada vez menos do sistema operacional. Por que trocar agora? Fato é que a administração ineficiente e o "Frankenstein" que montaram, ao invés de adotar um sistema pronto, contribuíram para isso... Mas será que não há mais alguma coisa por trás também, considerando a compra de licenças?

O Windows 10 é um excelente sistema operacional e tem a melhor compatibilidade com aplicações do mercado. Além disso, é o mais amigável para a maioria das pessoas, pois já estão acostumadas com ele. Isso é inegável e irrefutável. Contudo, nem por isso devemos desprezar o potencial de outras soluções.

• Curtir 1
  • Amei 5

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...