Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Estou com uma MB B560M AORUS ELITE, instalei dois SSD Corsair MP 400 (gen 3.0) e MP 600 (gen 4.0) ambos de 1T.

Existem dois slot M.2 ( 4.0 e 3.0 ) sendo que no slot 4.0 não reconhece nenhum m2, no outro reconhece os m2.

Já instalei driver, verifiquei BIOS e não encontrei nada a respeito, alguém já passou por esse problema, será que é um defeito da MB ?

Postado

@noeliton88 Qual é sua CPU?

Veja a descrição da sua MB no site da Gigabyte: 

Citação

CPU:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2260/2280 PCIe 4.0 x4/x2 SSD support) (M2P_CPU)*
* Supported by 11th Generation processors only.

Chipset:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2260/2280/22110 SATA and PCIe 3.0 x4/x2 SSD support) (M2A_SB)

Em resumo, você só terá acesso ao segundo slot M.2 com processadores de 11ª geração.

Sempre é bom ler atentamente a descrição da placa-mãe ou até o manual disponível online antes de comprar e planejar a montagem.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 09/08/2021 às 10:33, WOZ Dods disse:

@noeliton88 Qual é sua CPU?

Veja a descrição da sua MB no site da Gigabyte: 

Em resumo, você só terá acesso ao segundo slot M.2 com processadores de 11ª geração.

Sempre é bom ler atentamente a descrição da placa-mãe ou até o manual disponível online antes de comprar e planejar a montagem.

Curioso. Agora temos M2 controlado pelo processador, né?

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi Não entendo a razão. Se bem conheço a Intel deve ter a ver com incentivar as pessoas a fazerem up de CPU.

Tem que ver no manual, que eu não consegui baixar por alguma razão, se roda pelo menos a 3x nos 10th gen. Se fosse seguir o padrão de mercado, essa seria a limitação lógica.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

@Diegonoh08 Você observou que um dos slots M.2 só estará habilitado com CPUs de 11ª geração né? Está no site da fabricante:

Citação

CPU:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2260/2280 PCIe 4.0 x4/x2 SSD support) (M2P_CPU)*

Chipset:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2260/2280/22110 SATA and PCIe 3.0 x4/x2 SSD support) (M2A_SB)

O outro M.2 funciona normalmente em 10ª geração.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 09/08/2021 às 10:05, noeliton88 disse:

Prezados,

Estou com uma MB B560M AORUS ELITE, instalei dois SSD Corsair MP 400 (gen 3.0) e MP 600 (gen 4.0) ambos de 1T.

Existem dois slot M.2 ( 4.0 e 3.0 ) sendo que no slot 4.0 não reconhece nenhum m2, no outro reconhece os m2.

Já instalei driver, verifiquei BIOS e não encontrei nada a respeito, alguém já passou por esse problema, será que é um defeito da MB ?

conseguiu resolver esse problema

estou com 2 M.2 3.0 

no slot 4.0 não reconhece o outro.

será que tenho que comprar um M.2 4.0 

atualizei  BIOS drivers e até agora nada  

Postado

@66Wanderson Qual é o modelo de CPU? Leu o resto que falei?

Em 14/12/2021 às 08:09, WOZ Dods disse:

CPU:

Chipset:

Seu M.2 PCIe 4.0 só funciona se seu processador for de 11ª geração. Caso contrário desconsidere que ele existe.

Postado
15 horas atrás, 66Wanderson disse:

vender o M.2 que tenho para comprar um SSD 

Seu SSD PCIe 4.0 funciona perfeitamente no slot 3.0. Todo PCIe é compatível independente de geração. A diferença de velocidade/desempenho, para uso doméstico comum, será zero.

Postado

@Skorty_ Sim, vai funcionar mesmo se for 1.0. Todas as versões de PCIe são intercompatíveis. A porta 4.0 só vai funcionar, independente da versão do dispositivo conectado, se tiver uma CPU 11ª geração.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Skorty_ Sim, vai funcionar mesmo se for 1.0. Todas as versões de PCIe são intercompatíveis. A porta 4.0 só vai funcionar, independente da versão do dispositivo conectado, se tiver uma CPU 11ª geração.

Aí sim, essa era minha dúvida também. O ruim dessa placa-mãe é que o slot 3.0 fica bem abaixo do slot da gpu. Ainda não comprei, mas já deu pra ver que o SSD vai ficar bem atrás da placa de vídeo. E vou pegar um 3.0 mesmo, 4.0 ainda tá muito pro meu orçamento.

Postado
Em 07/01/2022 às 16:47, sandrosfc disse:

O ruim dessa placa-mãe é que o slot 3.0 fica bem abaixo do slot da gpu

Em testes não foi encontrado qualquer malefício em instalar o M.2 nesse local, mesmo em relação à ventilação desde que o gabinete seja minimamente bem ventilado. Lembrando que a temperatura ideal de operação de SSDs é na casa de 40°. Abaixo de 30 e acima de 50° são temperaturas a serem evitadas, mas é bem difícil conseguir atingi-las em cenários domésticos comuns.

Em 07/01/2022 às 16:47, sandrosfc disse:

E vou pegar um 3.0 mesmo, 4.0 ainda tá muito pro meu orçamento.

3.0 e 4.0 terão exatamente o mesmo desempenho para uso doméstico. Gastar a mais com isso seria jogar dinheiro fora. Velocidades teóricas de SSDs tipo NVMe só são válidas para usos específicos, como servidores de dados e alguns poucos outros.

Para carregar o Windows, programas, jogos e afins, um SSD de 4000 MB/s terá o mesmo desempenho (tempo de carregamento) que um de 1500 MB/s que custa bem menos. Se houver uma diferença de 1 segundo de tempo de carregamento em algum programa será muito.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...