Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho o Windows 7 pro sp1 64bits

i5 430m, 8gb (utilizável 7,68gb), SSD 32gb

Sempre utilizo várias abas abertas no google chrome e então aparecem erros de "memória insuficiente, feche o programa para evitar perda de dados", além de outro erro similar de "O Windows está com pouca memória"

O google chrome trava, é preciso reiniciar o programa. A questão é que ao abrir o gerenciador de tarefas, a memória RAM está sempre ABAIXO de 60%, as vezes até em 47%.

Não há programas em segundo plano, malwares ou similares. Apenas o antivírus.

A memória virtual do Windows está DESABILITADA, afinal, não faz sentido ficar "mastigando" o SSD se há memória RAM sobrando. Não irei habilitar a memória virtual a fim de aumentar a longevidade do SSD.

Encontrei uma solução em potencial chamada "limitação da pilha da área de trabalho", e em resumo se tratava de aumentar os valores em um registro "SharedSection=1024, 20480,768", porém não mudou nada.

Se alguém souber ajudar, fico muito grato. Pois com esse erro foi praticamente inútil eu ter aumentado a memória RAM do note de 4gb para 8gb, justamente para terminar com esse erro.

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, audridean disse:

A memória virtual do Windows está DESABILITADA, afinal, não faz sentido ficar "mastigando" o SSD se há memória RAM sobrando. Não irei habilitar a memória virtual a fim de aumentar a longevidade do SSD.

Desabilitar a memória virtual pode trazer consequências desastrosas. Primeiramente, porque o swap começa a ser utilizado bem antes da memória RAM se esgotar, e é essencial para a estabilidade do sistema caso esse uso continue a subir. Em segundo lugar, porque o impacto disso para um SSD moderno não é relevante. Qual é exatamente o modelo desse SSD?

Não faça alterações no sistema ou no registro. Deixe-o funcionar da forma em que foi configurado. Ative a memória virtual novamente e verifique se o problema desaparece (provavelmente sim).

• Curtir 4
Postado

@audridean Saliento as recomendações do @KairanD . Desligar o cache do Windows causa consequências imprevisíveis e comumente erros de sistema. Você diz que usa muitas abas no chrome e ele notoriamente consome muita memória. Se quiser continuar sem usar arquivo de cache então pelo menos migre para outro navegador mais eficiente no uso de memória. 

E arquivo de cache não é tão impactante para a vida útil do SSD quanto você imagina. Um simples jogo instalado nele tem muito mais impacto e o Windows continua escrevendo no disco constantemente independente da presença do arquivo de swap ou não. O único arquivo do Windows que eu corto, com ou sem SSD, é o de hibernação, sendo que esse não tem impacto no funcionamento do PC como o de cache tem. Ainda sim o ganho de vida útil no SSD é mínimo se sequer existente para ambos os casos.

• Curtir 4
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, audridean disse:

Além da memória virtual ser muito mais lida do que escrita, ela é de extrema importância para o funcionamento do sistema operacional pois várias tarefas precisam utiliza-la por ser uma memória não volátil, o que irá permitir a geração e leitura segura dos arquivos. Um exemplo de funcionalidade que DEPENDE da memória virtual é a geração de despejos de memória, responsáveis pelo auxilio na tratativa de crashs, congelamentos e telas azuis. Eles não são gerados se a memória virtual estiver desativada, ou seja, o Windows (e outros sistemas operacionais, como distros Linux e o MacOS) PRECISAM da memória virtual independente de quanta memória RAM está sobrando.

O seu SSD irá ter sua vida útil reduzida? Sim, vai, da mesma forma, os arquivos de cachê gerado pelos navegadores irão reduzi-la, os arquivos de atualização do Windows irão reduzi-la, os programas que você instala irão reduzi-la, etc., e nem por isso nós desativamos todos esses recursos para que "o SSD não seja desgastado". Lembre-se que TODAS as peças do computador possuem uma vida útil, e mesmo o SSD tendo um número limitado de escritas, esse número é absurdamente longo, e você não precisa se preocupar em desativar recursos do Windows para "aumentar a longevidade do SSD" pois existem diversas tecnologias para ampliar a vida útil do mesmo, alguns exemplos: Wear-leveling (static e dynamic) e o TRIM, essas tecnologias permitem que o SSD dure vários anos seguidos, e provavelmente irá pifar por causas naturais e não por desgaste das células por excesso de escrita.

image.png

SSD de 240GB, comprado em outubro de 2018. Quase 3 anos depois, ainda possui 64% de vida útil restante. Ou seja, provavelmente vai levar mais 5 anos para que esse SSD "pife" segundo o valor da vida útil, fazendo com que ele tenha durado cerca de 7 a 8 anos. Nesse momento a memória virtual está ativada, e esse é o tempo médio esperado para que uma unidade apresente problemas, e isso se deve unicamente a idade e o tempo de utilização, não a quantidade de escritas.

5 horas atrás, audridean disse:

Encontrei uma solução em potencial chamada "limitação da pilha da área de trabalho", e em resumo se tratava de aumentar os valores em um registro "SharedSection=1024, 20480,768", porém não mudou nada.

4 horas atrás, audridean disse:

Se alguém souber ajudar, fico muito grato. Pois com esse erro foi praticamente inútil eu ter aumentado a memória RAM do note de 4gb para 8gb, justamente para terminar com esse erro.

Esse erro está justamente sendo causado pela falta de memória virtual. Como foi dito acima, o Windows PRECISA dessa memória, independente de quanta memória RAM disponível você tenha. Ative novamente a memória virtual que seu problema será resolvido.

• Curtir 4
Postado
48 minutos atrás, GabrielLV disse:

Esse erro está justamente sendo causado pela falta de memória virtual. Como foi dito acima, o Windows PRECISA dessa memória, independente de quanta memória RAM disponível você tenha. Ative novamente a memória virtual que seu problema será resolvido.

Pervertendo um pouco o rumo do tópico. É sim possível usar o Windows sem memória virtual em disco. O problema é que isso requer muita memória RAM extra e é um processo complicado. Para isso se cria um disco virtual na memória RAM e destina-se o arquivo de cache do Windows a esta unidade. Já vi o método, já vi os benchmarks positivos, já tive memória para testar, mas é tão chatinho o processo que optei por nem tentar. O método é descrito no site do Tom's Hardware em um artigo sobre os benefícios de mais memória. Salvo engano teve na época artigos similares aqui no Brasil também. Isso já faz bastante tempo.

Ah, e tem alguns pontos negativos segundo a matéria.

• Curtir 1
Postado

Desativar o arquivo de paginação (pagefile.sys) é um erro fatal, pois além do Windows reclamar pela falta de memória, algumas tarefas internas do sistema operacional dependem obrigatoriamente desse arquivo, como por exemplo a criptografia, além disso, sem a paginação do Windows, não é possível informar o código de erro de uma tela azul (BlueScreen) por exemplo, pois a tela azul precisa criar arquivos de despejo para o disco rígido ou SSD, pois é inútil enviar essas informações para a memória RAM uma vez que o conteúdo será imediatamente perdido assim que o computador for desligado.

Postado
Em 11/08/2021 às 04:42, audridean disse:

Você está erradíssimo, como falei acima, se você desativar o pagefile, funções do Windows deixam de funcionar (como criptografia), alegar que ''não faz sentido ficar "mastigando" o SSD se há memória RAM sobrando.'' não faz sentido, pois a Telemetria do Windows 7 indicava que o pagefile tem uma taxa 40 VEZES maior de leitura do que de escrita, isso é, ele é muito mais lido do que escrito, acabando rapidamente com esse mito

Postado

Primeiro: Meu notebook está funcionando de boa por ANOS com a memória virtual desabilitada, não lembro de ele ter dado tela azul, nunca, sério mesmo. Portanto, apesar de eu não ser profissional no assunto, acredito que esse alarde todo com a memória virtual pode estar um pouco equivocado. Se ela fosse tão necessária, não teria opção no Windows para desabilitá-a tão facilmente.

Segundo: Eu só não busquei a solução antes, pois eu utilizava uma extensão "ótima" de suspender abas, e essa extensão entregou minhas senhas e foi excluída da chrome store justamente por isso. E por causa dessa extensão, não aparecia esse erro.

Pra ser totalmente transparente, logo quando eu formatei e desabilitei DE CARA a memória virtual, ele congelava no YouTube tipo DVD riscado que ficava repetindo. Habilitei e 2 dias depois desabilitei de novo a memória virtual, nunca mais esse problema apareceu, fazem meses.

Eu já deixei claro no meu post sobre a memória virtual porque estava ciente de que o erro provavelmente desapareceria. Deixei claro também que não tinha intenção de habilitá-la.

Terceiro: você dizer que a memória virtual é muito mais lida do que escrita, ok, eu entendo. Porém, a cada vez que liga o notebook ele escreve dados novos no SSD. Escrever dados uma vez a cada "ligada", já é "mastigar" o SSD o suficiente pra mim.

Quarto: Não tenho o Windows 7 ultimate, que eu saiba, só ele que utiliza a criptografia, e somente se essa criptografia é habilitada, o que nunca usei mesmo tendo o ultimate. Portanto, inútil

Quinto: Nunca, absolutamente nunca utilizei dados gravados de bluescreen. Pra mim os arquivos que ficam gravados quando dá tela azul sempre foram totalmente inúteis quando tive outros pcs. Repito que com meu notebook "atual" não lembro de algum dia que ele tenha aparecido tela azul, mesmo com a memória virtual desabilitada por anos.

O meu sistema operacional sempre funcionou de boa com até 6, 7 abas do youtube abertas, além de outros sites de uso cotidiano. Facilmente 10 abas no total. Se o sistema suporta essas 10 abas sem bugar, apenas aumentar o número de abas não deveria bugar o sistema se tem memória RAM sobrando.  Entende a lógica? Acredito fortemente que é algo possível de ser corrigido no navegador ou no Windows, por isso vim pedir ajuda para o pessoal especializado. Falo educadamente que essa solução da memória virtual tem em qualquer vídeo de 2 minutos do youtube.

• Moderador
Postado

Prezados, algumas mensagens precisaram ser editadas para evitar discussões não relacionadas ao tópico e futuras brigas. Conto com a compreensão de vocês.

---------

Meu notebook está funcionando de boa por ANOS com a memória virtual desabilitada, não lembro de ele ter dado tela azul, nunca, sério mesmo.

Em nenhum momento foi dito que o Wndows irá dar tela azul na ausência da memória virtual. Mas sim, que ele precisa da memória virtual para diversos recursos, como por exemplo a geração de despejos de memória.

Ele pode estar funcionando "há anos" com a memória virtual desabilitada? Sim, pode, mas isso não muda o fato de que esse arquivo é necessário para o correto funcionamento do Windows. Essa comparação não faz sentido, pois é a mesma coisa que dizer que você "dirige há anos olhando pro celular e nunca deu problema", isso pode até ser verdade, mas não muda o fato de que isso é uma atitude extremamente perigosa.

Escrever dados uma vez a cada "ligada", já é "mastigar" o SSD o suficiente pra mim.

Várias atividades no Windows causam escrita de dados, mesmo durante o boot. Os próprios navegadores já geram arquivos de cache em alta quantidade, fora os arquivos temporários gerados por outros programas. A memória virtual é somente um dos recursos que gravam dados no disco rígido, e tenho certeza de que nem por isso você saiu desativando outros recursos, até porque não faz sentido nenhum fazer isso. Os SSDs já possuem tecnologias muito evoluídas para balancear o desgaste, fazendo com que eles durem facilmente vários e vários anos. Desativar a memória virtual por achar que ela irá reduzir tanto assim a vida útil do SSD não condiz com a realidade, e isso só irá causar problemas no seu Windows, exatamente como este que você está enfrentando agora. A memória virtual tem diversas outras funções, não somente servir de complemento a memória RAM.

Se o sistema suporta essas 10 abas sem bugar, apenas aumentar o número de abas não deveria bugar o sistema se tem memória RAM sobrando.  Entende a lógica?

O problema é que as abas no seu navegador não são a única coisa que consomem memória RAM.

Falo educadamente que essa solução da memória virtual tem em qualquer vídeo de 2 minutos do youtube.

E essa é uma solução totalmente equivocada. Da mesma forma, existem diversas outras "soluções" por ai para aumentar o desempenho de jogos, programas, etc., e todas elas oferecem passo a passo totalmente equivocados. Um exemplo perfeito disso são os tutoriais que recomendam "aumentar os núcleos do processador" pelo msconfig.

Se ela fosse tão necessária, não teria opção no Windows para desabilitá-a tão facilmente.

A opção para desabilita-la existe pelos seguintes motivos:

1- Caso você queira/precise remover a memória virtual de uma unidade e coloca-la em outra;

2- Caso ela esteja extremamente fragmentada ou corrompida, então você pode apaga-la e recria-la novamente, preferencialmente usando um tamanho fixo.

Novamente, essa sua afirmação não faz sentido. Antivírus são extremamente necessários e podem ser facilmente desabilitados, e o fato de poderem ser desabilitados não é sinônimo de "antivírus não é tão necessário". O mesmo vale para as opções de segurança e privacidade de navegadores, ou até mesmo para fiação elétrica da sua casa ("se fossem tão necessárias, não daria pra cortar o fio tão facilmente") ou até mesmo para medicamentos ("se fossem tão necessários, não seria tão fácil joga-los no lixo)" Lembre-se que uma simples alteração errada no regedit pode corromper o Windows, e nem por isso nós afirmamos que o "se o regedit fosse tão importante, ele não seria tão facilmente editável".

Caso entenda inglês (e caso queira ler), leia os seguintes artigos para entender como funciona a arquitetura por trás da memória virtual:

https://techcommunity.microsoft.com/t5/Windows-blog-archive/pushing-the-limits-of-Windows-virtual-memory/ba-p/723750

https://www.tweakhound.com/xp/virtualmemory.htm

Só uma citação de um desses artigos:

Citação

HAVING A PAGE FILE THAT DOESN'T MATCH THE PHYSICAL MEMORY YOU HAVE IN USE WILL AT TIMES INHIBIT THE PAGING OF PRIVATE WRITABLE VIRTUAL ADDRESS SPACE AND FORCE THE UNNECESSARY UNLOADING OF POSSIBLY RECENTLY ACCESSED .DLLS AND .EXES!

"TER UM ARQUIVO DE PAGINAÇÃO QUE NÃO CORRESPONDE À MEMÓRIA FÍSICA QUE VOCÊ ESTÁ EM USO INIBIRÁ A PAGINAÇÃO DE ESPAÇO DE ENDEREÇO VIRTUAL PRIVADO ESCRITA E FORÇARÁ O DESCARREGAMENTO DESNECESSÁRIO DE .DLLS E .EXES ACESSADOS RECENTEMENTE!"

(Traduzi pelo tradutor pois estava com preguiça de traduzir manualmente rs)

Caso não queira reativar a memória virtual, tudo bem, o Windows é seu e o direito ativar ou desativa-lo também é seu. Mas saiba que o motivo pelo qual você desativou é totalmente equivocado e o problema de falta de memória não vai ser resolvido. Simples assim.

Em 11/08/2021 às 04:42, audridean disse:

Enquanto o erro que você está passando está sendo diretamente causado pela memória virtual, essa chave no registro é uma chave extremamente específica utilizada para gerenciar o desktop heap, que falando de maneira resumida, seria o limite de janelas que podem estar abertas simultaneamente. Sendo que, só faz sentido alterar essa chave em servidores ou em ambientes com dezenas ou centenas de janelas abertas ao mesmo tempo, somente se algum erro de falta de memória estiver ocorrendo. E esse ambiente extremamente específico não tem nada a ver com a memória RAM ou memória virtual (arquivo de paginação, mais especificamente), mas sim com uma possível limitação no sistema que impediria a abertura de novas janelas, o que é diferente do seu problema que está diretamente relacionado ao arquivo de paginação (a prova disso é que você mesmo disse ter tentado alterar a chave, sem resultados).

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Memória swap não é obrigatória. É possível rodar sem. Rodo meus Linuxes sem faz uns 10 anos. Você apenas precisa estar consciente que em situações de pressão de memória (quando a memória física esgota), o kernel não terá o que fazer e começará a matar processos para continuar vivo. O algoritmo usado pode não ser o mais preciso e acabar matando processos importantes -- apesar de eu apostar minha unha do dedão do pé direito que o Windows deixará seus próprios processos por último na lista. O Linux tem um código com heurísticas específicas para essa situação também embutido no kernel; e recentemente um daemon foi criado para evitar o esgotamento completo e prevenir que o kernel tenha que fazer a matança por conta própria: https://github.com/rfjakob/earlyoom. Não é um cenário tão incomum: em sistemas embarcados, geralmente não existe swap.

http://channel9.msdn.com/Blogs/NicFill/Ch9Live-at-TechEd-NA-2010-Ask-Mark-Russinovich-Anything-LIVE

Palavras do próprio Mark Russinovich, em 11:45. Transcrição resumida:

Plateia: podemos rodar o Windows sem swap?
Mark Russinovich: é claro que sim. [...] O sistema rodará muito bem.

Basicamente, se seus programas não esgotarem a memória física, o sistema rodará bem sem swap. Se esgotarem, funcionará mal.

Mas hoje em dia não vale a pena desabilitar para poupar SSDs. Não faz mais sentido.

No Linux é um pouco diferente, pois muitas distribuições estão no tempo da pedra e ainda usam uma partição específica para swap, o que é uma loucura na minha humilde opinião.

Postado
7 horas atrás, audridean disse:

Primeiro: Meu notebook está funcionando de boa por ANOS com a memória virtual desabilitada, não lembro de ele ter dado tela azul, nunca, sério mesmo.

Não necessariamente eu disse que se você desativar o pagefile fará com que você sofra de telas azuis, mas sem ele não seria possível a criação de despejos de memória (que basicamente são feitos para informar um código de erro para determinado problema, como uma tela azul), sendo muito mais difícil identificar um erro de uma BlueScreen por exemplo.

Portanto, apesar de eu não ser profissional no assunto, acredito que esse alarde todo com a memória virtual pode estar um pouco equivocado.

Relaxe, isso não é um alarde, mas realmente é um erro desativar o arquivo de paginação, pois como citamos acima, funções internas do Windows exigem esse arquivo, e se o pagefile for desativado, elas deixarão de funcionar corretamente, além do Windows e os programas reclamarem de falta de memória como é o seu caso.

Se ela fosse tão necessária, não teria opção no Windows para desabilitá-a tão facilmente.

A opção de desativá-lo é feita para dois cenários específicos:

> Cenários onde o desenvolvedor quer testar seu aplicativo somente carregado na memória RAM, sem nenhuma dependência dos discos rígidos ou SSDs instalados.

> Cenários de uso de aplicativos em computadores com muita pouca memória

Mas não há nenhum motivo real de você próprio desativá-lo, ela só foi feita para ser desativado nesse 2 cenários, caso contrário, o Windows usa e precisa desse arquivo.

Da mesma maneira que é possível desativar o Windows Update (com ou sem programas), mas isso não indica que ele é ''desnecessário'', ele continua sendo importantíssimo para o Windows se manter estável, rápido e seguro. 👍

Citação

Segundo: Eu só não busquei a solução antes, pois eu utilizava uma extensão "ótima" de suspender abas, e essa extensão entregou minhas senhas e foi excluída da chrome store justamente por isso. E por causa dessa extensão, não aparecia esse erro.

Esse é um dos principais motivos para você ter cuidado antes de instalar extensões, pois embora elas pareçam com extensões conhecidas, elas só servem para infectar o seu computador, mas voltando para o pagefile, isso ocorria pois quando você suspende uma aba, na prática ela diminui o uso da memória RAM (pois se ela está suspensa, não há necessidade dela continuar consumindo recursos se ela não necessita disso), sendo que o erro de falta de memória ocorre na maioria das vezes quando não há memória RAM disponível, pois se não houver memória RAM disponível, aquele programa será obrigado a ser carregado no HD/SSD através do arquivo de paginação, mas se o arquivo de paginação não existir, o programa será impedido de ser carregado em ambos locais (RAM e HD/SSD) e acabará reclamando de falta de memória (e esse programa pode ser tanto do sistema operacional, tanto um navegador por exemplo).

Citação

Você dizer que a memória virtual é muito mais lida do que escrita, ok, eu entendo. Porém, a cada vez que liga o notebook ele escreve dados novos no SSD. Escrever dados uma vez a cada "ligada", já é "mastigar" o SSD o suficiente pra mim.

Como eu citei acima, o pagefile é muito mais lido do que escrito (ou seja ele não diminui tanto a vida útil), o que você deve entender é que: embora o SSD tenha uma vida útil, ela é absurdamente longa, e você não deve ficar ''mendigando'' bytes escritos, ou pior, desativando funções internas (como o pagefile) do Windows para não diminuir a vida útil do SSD.

Sobre esse assunto de vida útil, eu sugiro muito que você assista o vídeo Otimização de SSD A FUNDO - Parte 1, para compreender melhor sobre a vida útil do SSD: 

Citação

Quarto: Não tenho o Windows 7 ultimate, que eu saiba, só ele que utiliza a criptografia, e somente se essa criptografia é habilitada, o que nunca usei mesmo tendo o ultimate. Portanto, inútil

Citação

Quinto: Nunca, absolutamente nunca utilizei dados gravados de bluescreen. Pra mim os arquivos que ficam gravados quando dá tela azul sempre foram totalmente inúteis quando tive outros pcs. Repito que com meu notebook "atual" não lembro de algum dia que ele tenha aparecido tela azul, mesmo com a memória virtual desabilitada por anos.

O simples fato de você não utilizá-los não é um motivo REAL para você desativá-lo, pois se você não os utiliza, basta ignorá-los, além disso o próprio erro de falta de memória é causado por um único motivo: pagefile desativado, e a única solução para esse erro é ativar o pagefile, simples assim.

Usar o fato de você não utilizar a criptografia e dados gravados da bluescreen jamais deve ser usado como uma justificativa para desativá-lo.

Citação

O meu sistema operacional sempre funcionou de boa com até 6, 7 abas do youtube abertas, além de outros sites de uso cotidiano. Facilmente 10 abas no total. Se o sistema suporta essas 10 abas sem bugar, apenas aumentar o número de abas não deveria bugar o sistema se tem memória RAM sobrando.  Entende a lógica?

Sim, só que você deve entender que nenhuma tarefa (seja do Windows ou de um programa) exige somente do uso da memória RAM,

os navegadores (Chrome, Firefox, Edge, Brave & afins) não dão esse problema porque falta espaço na memória RAM, mas sim porque eles precisam acessar (seja constantemente ou não) os discos rígidos ou SSDs para que funcionalidades funcionem corretamente. 

Um outro exemplo é o BitLocker, ele precisa alocar um espaço na memória RAM para criptografar a unidade, mas mesmo assim ele depende muito do disco rígido/SSD para criptografar a unidade.

Citação

Acredito fortemente que é algo possível de ser corrigido no navegador ou no Windows

Infelizmente não há nenhuma outra ''solução mágica'' para corrigir esse problema que não seja reativar o pagefile.

Citação

por isso vim pedir ajuda para o pessoal especializado. Falo educadamente que essa solução da memória virtual tem em qualquer vídeo de 2 minutos do youtube.

Infelizmente nenhum profissional REALMENTE especializado no assunto lhe recomendará qualquer outra ''solução mágica'' para corrigir esse problema, pois um profissional realmente qualificado sabe muito bem que esse erro é causado por um único motivo: O arquivo de paginação está desativado, e a solução para isso é ativá-lo novamente. Mas o que você deve entender é que se você continuar teimando em acreditar que há outra solução para corrigir esse erro que simplesmente não existe, o profissional realmente qualificado jamais conseguirá te ajudar (da mesma maneira que um bom médico não consegue te ajudar se você não seguir corretamente o tratamento), e o único que vai ser prejudicado com isso é você.

Em outras palavras: É um erro manter o arquivo de paginação desativado sem nenhum motivo real para isso, então, mantenha o ativado sem se preocupar com a vida útil do SSD, e pare de acreditar nos mitos e lendas do youtube, criado pelo Gamers, Youtubers e ''ténicos (sic) de informática'' que simplesmente não entendem A FUNDO sobre o assunto e só emburrecem os internautas, Espero que eu tenha lhe ajudado! 😀

• Membro VIP
Postado

Achei um post antigo meu de outro fórum sobre isso. Segue abaixo, com duas adições (em negrito) para melhor entendimento.

---

O gerenciador de memória do Windows NT faz uso de swap nas seguintes circunstâncias:

- A memória física está para ser esgotada e não existem mais páginas nas listas "free", "zero" e "standby". Numa situação de pressão de memória assim, o kernel mandará para swap todas as páginas que correspondam a dados privados da lista "modified" e que não sejam cobertas por arquivos em disco, as tornando parte da lista "standby", que podem assim ser descartadas e reusadas. Essa é uma situação de desespero, na qual o kernel está fazendo das tripas o coração para manter as coisas funcionando. A lentidão seria sentida e é um sintoma óbvio que a máquina precisa de mais memória física.

- Em situações normais (não sendo pressão de memória), o gerenciador manda para swap dados privados da lista "modified" que não sejam cobertos por arquivos em disco e que tenham excedido um limite de tamanho.

O tamanho requerido da memória swap é exclusivamente determinado pela carga que for rodar na máquina. Todas as fórmulas "X vezes a RAM" são furadas. Não vá atrás delas.

De forma simplificada, dimensione a memória swap vendo o "commit". O gerenciador de tarefas mostra-o na guia "Desempenho" em "Confirmação". Esse valor (o primeiro deles) é o total de memória virtual (física + swap) alocada pelo sistema.

No Process Explorer é mantido um histórico do máximo de "commit" desde que o programa foi executado. "View -> System Information...", guia "Memory", "Commit Charge (K) -> Peak".

Swap requerida = commit peak - ram física (mais alguma folga por garantia)

---

Rode o Process Explorer para ver como anda o "commit". Deve estar estourando sua memória física.

Postado

@Marcos FRM As fórmulas de X vezes RAM que eu aprendi não foram para calcular o tamanho do arquivo de swap, mas sim o tamanho mínimo de espaço livre no disco para ele. Mais precisamente o normal é precisar de pelo menos o volume de RAM que você tem no sistema disponível no armazenamento onde o swap está sendo gravado. Num mundo onde HDs são comprados nos terabytes, ter 16 GBs livres no HD não é nada demais. Raro eu ver alguém tapado o bastante para lotar a unidade de sistema e geralmente quando o fazem o sistema avisa que o espaço não é suficiente. 

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Marcos FRM As fórmulas de X vezes RAM que eu aprendi não foram para calcular o tamanho do arquivo de swap, mas sim o tamanho mínimo de espaço livre no disco para ele. 

Para o caso do Windows precisar expandir o arquivo? Nesse caso não vejo muita utilidade, pois o sistema já estará caindo pelas tabelas de lento. O diagnóstico é: se você ver a mensagem do Windows dizendo que vai expandir o arquivo de paginação, compre mais memória RAM. 🤯

Contudo, sinceramente, desde que escrevi isso há 8 anos atrás, hoje não dou mais bola. É fácil no Windows: usa arquivo ao invés de partição (ao contrário de muitos Linuxes 😡) e é esperto o suficiente para gerir o troço por nós, aumentando automaticamente quando necessário.

Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Para o caso do Windows precisar expandir o arquivo? Nesse caso não vejo muita utilidade, pois o sistema já estará caindo pelas tabelas de lento. O diagnóstico é: se você ver a mensagem do Windows dizendo que vai expandir o arquivo de paginação, compre mais memória RAM. 🤯

Manuel tá difícil aqui.

O Windows gerencia automaticamente e dinamicamente o arquivo de paginação a menos que o usuário mude isso. Se você vir mensagem de que falta espaço significa que ele precisou usar mais espaço e o disco não tinha. De onde você tirou que ele manda mensagem de que vai expandir o arquivo de paginação eu não sei, mas de que o disco está com pouco espaço ele manda desde o Windows 95.

Detalhe, a mensagem ele manda independente de precisar aumentar o swap ou não. Ele simplesmente monitora o espaço disponível e te avisa que está ficando cheio demais.

• Membro VIP
Postado

Talvez não estejamos falando da mesma coisa? Ah, ok, a mensagem de que você fala é quando tenta expandir o arquivo e falha por falta de espaço. Eu me referia à mensagem que diz que o arquivo foi expandido. Acho que do Vista para cima nem aparece mais na interface, porém deve ficar registrada nos eventos do sistema. No tempo do XP era assim: img.

Postado

@Marcos FRM Cara, você desenterrou uma coisa que eu vi umas poucas vezes na vida. Realmente o XP tinha essa mensagem. Do 7 para cima não teve mais (provavelmente no vista, protótipo do 7, também não). Como eu disse, não considero sequer a possibilidade do sistema chegar nesse ponto de não ter espaço para a memória virtual por que ele já começa a reclamar de falta de espaço muuuuuuito antes. Minhas partições de 1 TB em casa já reclamam quando está abaixo de uns 200 GBs. 

Postado

O ideal é deixar o próprio Windows gerenciá-lo, pois dessa maneira o Windows automaticamente gerencia o seu tamanho dependendo da necessidade do computador (programas, recursos, serviços, etc), mas isso não significa que você não possa criar um pagefile fixo.

Em casos onde o arquivo pagefile.sys fica muito fragmentado, para evitar isso basta colocar a quantidade em MB da memória RAM no campo de tamanho mínimo e máximo, por exemplo, se eu tenho 2GB de RAM, devo fazer 1024 x 2 (= 2048), ou seja devo preencher o campo de tamanho mínimo e máximo nesse valor:

Capturar.thumb.PNG.91ecf0b4226bce1fc477a47e3701f3df.PNG

Lembrando de aumentar esse valor caso o Windows reclamar de falta de memória 👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...