Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde já agradeço a todos pela ajuda, segue a config:
CPU: Ryzen 5 1600 AF

GPU: EVGA 1660 Super

RAM: 2x8GB XPG D41
placa-mãe: B450M Steel Legend

PSU: Corsair VS550

A situação é a seguinte, o PC está simplesmente desligando, já estava utilizando sem mexer absolutamente nada há cerca de 6~7 meses sem nenhum problema, e anteontem o computador começou a dar esse problema.
Não há tela azul, não há erro do Windows, nada, é como se o cabo de energia fosse puxado da tomada, ele só apaga aleatoriamente, não importa se está em stress ou idle. Pode demorar 5 minutos, pode demorar 5 horas...
Quando apaga, os leds das fans, mouse, etc, continuam ligados, quando tendo ligar novamente não vai, preciso desligar na chave da própria fonte e ligar novamente, e as vezes liga normalmente após isso, as vezes somente após alguns minutos... Não há padrão.

Procedimentos que já realizei:
- Ferramenta de diagnósticos de problemas na RAM do próprio Windows
- Varreduras completas no antivírus para detectar malwares

- Testes de stress (Não faz diferença, TODAS as temperaturas estão sob controle absoluto)

Estou desconfiado principalmente da fonte, ela possui 1 ano e 2 meses de uso, está na garantia e a corsair já disse que posso enviar para testes acionando o RMA, mas queria primeiro tentar de tudo por aqui, porque meus 2 trabalhos e minha faculdade giram em torno do meu computador, se eu ficar sem ele, não conseguirei estudar ou trabalhar por um breve período)

A única fonte que tenho aqui para testar é genérica de PCs simples até demais, alguém sabe me dizer se há problema em tentar ligar somente o básico do meu setup nessa fonte, excluindo fans, leds, etc...???? Imagino que essas genéricas seja de 150w/200w. Lógico, não iria colocar em stress, somente em idle para ver se apresenta o mesmo problemam

Aguardo dicas e ajuda, obrigado novamente

Postado

quando isso acontecer, veja se depois de desligado ele liga, se não, passe um secador de cabelo na placa-mãe focando no chipset, se ligar, o problema é a placa, se não, teste com outra fonte pra ver se ela é o problema, só deixe ele ligado, faça qualquer coisa que não estresse o PC, se continuar sem problema, é a fonte

• Membro VIP
Postado

@Luiz Carlos Moura Primeiramente, não recomendo de jeito nenhum passar secador de cabelo (No modo quente) na placa-mãe, isso vai acabar é estragando outros componentes.

Como o problema não é a temperatura, creio que seja a fonte ou a placa-mãe, sendo que a placa-mãe é bem menos provável.

Primeiramente, tente desconectar, limpar e conectar novamente todos os cabos de energia do computador, pode ser que resolva (Veja também se estão bem encaixados).

Não recomendo usar essa fonte genérica pra teste, pode ser que acabe estragando outros componentes, ou talvez ela nem seja compatível. Caso não tenha outra fonte para teste, e não possa ficar sem computador, a solução mais simples seria levar em uma assistencia para que eles testem com uma fonte deles. 

A outra solução, que é a que eu faria, seria enviar a fonte para a Corsair para eles verificarem.

Boa sorte.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Tava com o mesmo problema. Quando abri, vi que era a fonte, tava até com cheiro de queimado e fio derretido, fiz o teste com o clips e nem tava rodando a hélice. Acabei comprando outra e agora tá tudo normal por enquanto.

• 2 anos depois...
Postado

Bom dia Luiz,

Estou com o mesmo problema no pc e eu notei que isso começou quando eu comecei a desligar ele com o Shift apertado para zerar o tempo da CPU, ele ficava exatos 5 minutos ligado e desligava... cheguei até trocar memória, certifiquei fonte, placa-mãe tudo... o que eu fiz que resolveu foi: Alterei os lugares da memória Ram e tirei ele da tomada e apertei os botões de liga e desliga para tirar toda energia da placa, depois disso ele parou com a graça de desligar. Espero ter ajudado (sei que a data é antiga mas atualmente pode ter alguém passando pelo mesmo problema).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...