Ir ao conteúdo

Excel Como converter data texto em data número?

Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Gostaria de saber se há possibilidade de converter data texto  (ex.: 01 de janeiro de 2020) em data número (ex.: 01/01/2020).

(Não consegui encontrar uma fórmula dentro do Excel, mas talvez alguém tenha alguma macro que possa compartilhar e me ajudar.)

At.te,

Postado

@ricardo_br

4 minutos atrás, ricardo_br disse:

Seleciona a celula/s clique com botão direito, formato e número, categoria: Data, selecione um modelo e OK

Obrigado, mas não é tão simples. Dessa forma não é possível.

Pessoal, acabei conseguindo uma solução paliativa que acabou resolvendo meu problema, em partes.

Selecionei a coluna de datas, usei a função SUBSTITUIR, e alterei o "DE" da coluna por campo vazio. Automaticamente a data foi alterada para número. Depois só alterei o padrão de datas para o desejado, nos formatos de datas.

O único problema foram as datas do mês de dezembro, pois como removi o "DE", retornou "zembro". Mas, resolvi facilmente filtrando os meses de dezembro e substituindo de outra forma.

-

Mas, se alguém conseguir uma forma direta, ficarei grato pelo conhecimento compartilhado.

Postado
28 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

O único problema foram as datas do mês de dezembro, pois como removi o "DE", retornou "zembro".

Isso pode ser resolvido com espaços, assim: " de "

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, ricardo_br disse:

Use a função =Date em combinação com as funções esquerda meio direita....

Poderia exemplificar?

Jogaria dia a esquerda e ano a direita?! Mas e no caso dos meses que estão escritos (janeiro, fevereiro...)?

-

1 hora atrás, Midori disse:
2 horas atrás, lHenrique_10 disse:

O único problema foram as datas do mês de dezembro, pois como removi o "DE", retornou "zembro".

Isso pode ser resolvido com espaços, assim: " de "

Bela observação! Muito obrigado.

Postado

Se as suas datas originais estão em A1 e você quer criar as novas datas em A2 ficaria algo assim:

Você usa essa formula em digamos B2 e puxa para as outras celulas:

=VALOR(CONCATENAR(ESQUERDA(A1;2);EXT.TEXTO(A1;7;3);DIREITA(A1;4)))

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Aos senhores @Patropi e @ricardo_br, o meu muito obrigado por compartilharem o conhecimento e resolverem o meu problema de forma definitiva. Infelizmente não é possível marcar as duas respostas como "melhor(es) resposta(s)" ou como "solução", mas saibam que vocês me ensinaram duas novas formas para a resolução desse problema. Minha gratidão e que Deus os abençoe! 🙏

Em 16/08/2021 às 14:11, Patropi disse:

Em 16/08/2021 às 14:33, ricardo_br disse:

Se as suas datas originais estão em A1 e você quer criar as novas datas em A2 ficaria algo assim:

Você usa essa formula em digamos B2 e puxa para as outras celulas:

=VALOR(CONCATENAR(ESQUERDA(A1;2);EXT.TEXTO(A1;7;3);DIREITA(A1;4)))

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...