Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia.

a algumas semanas estou com um problema onde o meu computador para de identificar o cabo ethernet. mas, ao desconectar e reconectar ele, eu tenho a rede funcionando novamente.

> não é o modem, conecei um cabo em outrk notebook e a rede entrou direitinho

> testei o meu cabo em outros computadores e funcionou bem

> tentei outro cabo no meu PC e ainda sim fico sem rede

> já reinstalei o driver de rede

o que eu percebi foi o seguinte: ao ligar a máquina as duas luzes do conector de rede piscam em laranja, mas após um tempo as luzes se apagam.

já limpei as entradas e continua da mesma forma. abaixo está uma foto, e além dessa luz laranja ela pisca um pouco outra luz laranja acima e depois para, como expliquei antes.

meu PC:

M5A78L -M LX/Br

FX 6800

GTX 1050

8GB RAM

SO Windows 10

IMG-20210817-WA0015.thumb.jpeg.e5d7e272f85368d881ccb20a54ff53c1.jpeg

Postado

Use o assistente "solucionar problemas de rede" do Windows para ver se indica algum problema. Pode ser um defeito na placa de rede, teria que instalar uma outra e desativar a on-board no BIOS.

Por segurança teste com um terceiro cabo de rede.

• Curtir 1
Postado

@Alessandra Machado Se for Windows (7,8 ou 10) clique com o botão direito do mouse no icone de internet da barra de tarefas, "abrir configurações de rede e internet" depois selecione configurações de adaptador e desative e ative o adaptador do cabo de rede, depois clique com o botão direito no adaptador e procure por endereço ipv4 e veja como esta configurado, ele precisa estar para gerar automaticamente

• Amei 1
Postado

@MARLON LACERDA não foi formatado não, e ja atualizei o post ali em cima!

17 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Alessandra Machado Se for Windows (7,8 ou 10) clique com o botão direito do mouse no icone de internet da barra de tarefas, "abrir configurações de rede e internet" depois selecione configurações de adaptador e desative e ative o adaptador do cabo de rede, depois clique com o botão direito no adaptador e procure por endereço ipv4 e veja como esta configurado, ele precisa estar para gerar automaticamente

eu fiz isso, desabilitei e depois fui em propriedades pra ver se esse endereço ipv4 estava ativo ou alguma outra coisa (não entendo muito). ele estava habilitado, não mexi em nada. só cliquei com o botão direito em cima do adaptador e cliquei em diagnosticar (print), nisso a rede voltou a funcionar e a luz da entrada do cabo ethernet já ficou verdinha. não sei direito o que aconteceu pra ter falhado a rede, nem se vou precisar de ajuda de novo outra hora, mas por enquanto te agradeço muito!

print.png

• Curtir 1
Postado

@MARLON LACERDA opa, eu fiz isso já. o PC é só meu, não mexo muito na BIOS. estou pensando que pode ser a placa-mãe já que ela é antiga. ainda não sei o que pode ter causado isso, mas agradeço muito sua ajuda

4 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Alessandra Machado a rede voltou ao normal então? ali onde você foi em endereço ipv4 da dois cliques nele e veja qual opção esta marcada, o certo é gerar endereço automaticamente (geralmente é a primeira opção)

olha, está assim desde antes. não mudei nada

print.png

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Alessandra Machado beleza está certo, as vezes o Windows fica meio louco com essas coisas de internet, ja passei por isso. Mas beleza espero que você não tenha mais problemas com isso, caso tenha só repetir o procedimento de desativar e ativar o adaptador.

dei um tempo para ver se caía novamente e foi o que aconteceu. tentei realizar p mesmo procedimento de antes mas não está resolvendo. mais uma vez a luz da entrada do cabo ethernet está apagada

edit: ele chega a conectar mas dura 15 segundos e cai. será que é minha placa de rede mesmo ou placa-mãe? até pensei que poderia ter queimado, mas ainda conecta vez ou outra...

Postado
4 minutos atrás, Alessandra Machado disse:

dei um tempo para ver se caía novamente e foi o que aconteceu. tentei realizar p mesmo procedimento de antes mas não está resolvendo. mais uma vez a luz da entrada do cabo ethernet está apagada

o que aparece nas opções de adaptador? Pode ser problema com a placa de rede da máquina, para não ter que trocar você pode tentar usar um adaptador wifi por usb, mas pode ser problema de driver ou do próprio Windows. É meio difícil dizer ao certo

Postado

@MARLON LACERDA @Adriel SG @Marcelo_gs eu instalei o driver de rede da minha placa-mãe sim, direto do site da ASUS, e imagino que esse não seja o problema, já que agora a pouco funcionou e logo parou.

o cabo não está nem sendo localizado na porta Ethernet (pisca pouco laranja e depois apaga), por isso eu imagino que seja a placa de rede falhando. ***** é que estudo e trabalho, vou ter que comprar um adaptador wifi por enquanto, não sei o que pode ser.

edit: eu desinstalei o driver de rede e fui instalar o novo, mas pra instalar o novo (da placa-mãe) eu clico com o botão direito em "adaptadores de rede" > verificar se há alterações de hardware e ele instala esse "realktek PCIe", dai eu atualizo ele com o driver baixado da placa-mãe.

mas eu tava pensando aqui, PCI não é offboard? a minha placa de rede é onboard mesmo

não consigo mandar a foto, mas o driver que se instala tem o nome "Realkter PCIe GBE Family Controller"

Postado

piscar e logo depois apagar geralmente indica um problema de software,  no seu caso eu compraria um adaptador até arrumar um jeito de solucionar o problema. Tentativa e erro funciona bem quando não precisa do PC, mas como estuda e trabalha, pega um adaptador TP-link, só plugar e usar (Se for Windows  10).

Postado

@WOZ Dods @MARLON LACERDA @FudoYusei obrigada pelas dicas, eu vou comprar um adaptador hoje mesmo.

além disso,  eu desligo o PC toda a noite para religar logo cedo e estudar, e sempre que ligo ele de manhã apresenta o que eu já citei acima (porta Ethernet sem luzinha ou com luz laranja, etc). faz uns 20 minutos que eu reiniciei meu computador imaginando que poderia ajudar e ajudou. minha rede simplesmente voltou a funcionar assim que o PC reiniciou.

será que tem algo a ver com a BIOS ou concluímos que é algum driver?

Postado

@Alessandra Machado Pode ser driver, valendo sempre a pena baixar uma outra versão no site do fabricante da placa-mãe ou do dispositivo de rede para ter certeza. Além disso, observe se seu PC está no modo "equilibrado" no painel de controle>>opções de energia. Aproveitando que está nele para conferir, redefina as configurações padrão.

Sobre o desligar do PC, observe se está de fato desligando ou se está apenas colocando ele em suspensão. Se estiver só colocando em suspensão, pode ser que o Windows tenha tido alguma falha e ela tenha persistido até a hora que você reiniciou, o que é normal no Windows quando fica muito tempo sem um ciclo de boot completo.

Além de tudo isso, abra seu Windows update, busque atualizações, quando encontrar (ou não encontrar) clique em atualizações opcionais. Instale tudo que encontrar. Reinicie o PC e repita isso até não ter mais nenhuma atualização. O Windows tem muitos bugs e é necessário mantê-lo atualizado para corrigí-los.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...