Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, há alguns meses venho tendo problema com tela azul em meu computador, mas nos últimos dias se tornou mais frequente, geralmente aparece a tela azul acompanhada de VIDEO TDR FAILURE(video tdr failure nvlddmkm.sys), deixarei uma foto em anexo. Gostaria de saber o que pode ser isso, minha placa de vídeo é uma GTX 1060 6gb mini da Zotac, tenho minhas desconfianças sobre ela estar morrendo, porque já tive que fazer duas resoldagens nela, mas gostaria de tentar mais coisas antes de buscar uma nova resoldagem ou no pior dos casos, a substituição da placa de vídeo. Lembrando que já fiz a atualização do driver mais recente pelo GeForce experience, fui na opção personalizada e exclui os drivers anteriores, alguém teria alguma sugestão? formatar o computador e reinstalar o Windows ajudaria em algo? 

imagem_2021-08-18_214834.png

• Moderador
Postado

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

Após isso, vá no site do fabricante da placa de vídeo e baixe ali o driver mais recente.

Postado

@GabrielLVEu vou deixar como tá por um tempinho, porque hoje creio q o desligamento foi por outro fator, até porque hoje não deu nenhuma tela azul, e eu fui verificar o PC e o cabo da fonte estava frouxo, troquei o cabo, ele está mais fixo agora, vou ficar atento.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 21/08/2021 às 20:47, Mathes disse:

@GabrielLVEu vou deixar como tá por um tempinho, porque hoje creio q o desligamento foi por outro fator, até porque hoje não deu nenhuma tela azul, e eu fui verificar o PC e o cabo da fonte estava frouxo, troquei o cabo, ele está mais fixo agora, vou ficar atento.

Desde essa postagem, até agora não houve nenhum desligamento.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Atualizando, houveram uns 3 desligamentos recentemente, incluindo 1 no dia de hoje, no penúltimo deu o "VIDEO TDR FAILURE", no último não apareceu erro nenhum na tela, a tela apenas travou, e como em todas outras vezes, ficou um som repetitivo de travamento durante alguns segundos. Será que a boa é tentar reinstalar o windows? 

• Moderador
Postado

@Mathes Antes de tentar, nos envie os seguintes logs para podermos analisa-los, pois se formatar a máquina, eles serão perdidos:

-------------

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado
Em 21/08/2021 às 18:57, GabrielLV disse:

Veja se o problema irá ocorrer novamente ou se foi somente dessa vez. Caso ocorra, nos informe a marca e modelo de todas as peças do seu PC.

Meu processador é r5 3600, Placa de vídeo é Zotac Mini GTX 1060 6gb, memória RAM são 2 slots: 1 slot é 8gb 2133mhz 15 cl da crucial, o outro é 8 gb 2400 MHz 16CL(não lembro a marca), Fonte: Corsair CX 430, SSD: 512 GB SSD Kingspec, HD: 500 GB não lembro a marca, placa-mãe: B450M-HD da Colorful.

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Mathes Antes de tentar, nos envie os seguintes logs para podermos analisa-los, pois se formatar a máquina, eles serão perdidos:

-------------

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

----

---> O problema vem ocorrendo já tem bastante tempo, aproximadamente desde agosto de 2020. 

---> Não houve evento específico

---> Na verdade no ano passado(2020) eu troquei praticamente todas as minhas peças, em março se não estou enganado. Outra mudança feita foi na placa de vídeo, fiz duas resoldagens, isso por conta de problemas que já vinham aparecendo no setup anterior, que tinha como processador um i3-7100, na primeira resoldagem aparentemente o problema de fato era a placa de vídeo, na segunda eu só repeti o processo por não saber em qual peça estaria o problema.

---> Não começou após a alteração do windows, mas posso adicionar que instalei ele junto com esse novo setup, já que comprei um SSD e coloquei o windows nele.

---> Eu uso o PC no filtro de linha

---> Nunca fiz overclock no PC

---> Não uso nenhum desses periféricos, apenas mouse, teclado, microfone, fone e webcam.

---> A frequência tá 2133-2133mhz 

---> Já usei o atualizador de Drivers, mas eu desinstalei todos drivers que tinha instalado por ele e reinstalei tudo manualmente. Eu usava o Driver Booster 8, abri ele aqui e tem 2 drivers pedindo atualização: Controladores de som, vídeo e jogos e Adaptadores de rede. Vou desinstalar o app agora.

20 minutos atrás, GabrielLV disse:

-------------

Prezado usuário,

----

@GabrielLV image.png.f34a1d9845183519d0f0214b4e801651.png

LogsColetados.rar

• Moderador
Postado

@Mathes Analisei seus logs. O que pude concluir:

• Dois arquivos de minidump de tela azul estão corrompidos. Os outros citam o arquivo nvlddmkm.sys, que é relacionado ao driver de vídeo da NVIDIA;
  • Os logs de aplicativos possuem várias entradas com erros "sem resposta" para a gravação de arquivos, como alguns do Windows Update. A própria entrada diz que "é bem provável que seja um problema de hardware com defeito";
  • Os logs do sistema possuem centenas de entradas de aviso dizendo que um "erro de hardware foi corrigido". Se trata de um dispositivo PCI Express com ID VEN_10DE&DEV_1C03 - o exato ID de hardware da GTX 1060.

Acredito que os logs do sistema entregam que o culpado é a placa de vídeo. Ainda sim, recomendo testar outra placa de vídeo (se possível) ou executar um teste de stress com o FurMark por 30 minutos para garantir que ela é o problema.

Os erros de gravação me fazem perguntar se o HD ou SSD podem ter algum problema (apesar de não parecerem ser os causadores das telas azuis). Sugiro executar os quatro testes disponíveis no menu "Teste de base" do SeaTools (sendo eles "Controle S.M.A.R.T.", "Teste rápido automático da unidade", "Genérico rápido" e "Genérico completo") para garantir que não há problemas com eles.

Por último, sugiro que remova os programas Advanced SystemCare (totalmente desnecessário, além de deixar o computador lento), Warsaw (plugin bancário que causa muita dor de cabeça e deixa o computador lento) e WebAdvisor da McAfee (PUP - programa potencialmente indesejável, normalmente acompanhado com instaladores de outros programas).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado pela análise, fiz os 2 testes, não apresentou problema em nenhum dos 2.

Desinstalei todos os programas.

Provavelmente o problema é na placa de vídeo mesmo, como disse anteriormente ela já apresentou problemas antes e já passou por 2 resoldagens.

image.png

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...