Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, td bem?

Não sei qual foi a gambiarra que fizeram aqui nesta casa, colocaram interruptores paralelos no quarto, corredor e cozinha. Este último conta com 3 interruptores paralelos, achei exagero mas vamos ao problema:

Na cozinha se você acende a luz em algum dos 3 pontos e apagar em um diferente do qual você acendeu, ou vice e versa é um verdadeiro jogo de enigma pra tentar acender a luz novamente. Até você descobrir a posição que estava o interruptor inicialmente a luz não acende, no quarto se você apagar a luz no interruptor perto da cama você não consegue acender novamente no outro interruptor perto da porta, você tem que ir até onde apagou pra acender novamente, o mesmo acontece no corredor. Dessa forma eu não vejo vantagem em usar este sistema, sou leigo no assunto mas é certo que tem algo errado. Será que com a ajuda de vcs consigo solucionar o problema ou terei que chamar um eletricista?

Desde já agradeço caso alguém puder ajudar.

Postado

@Lover claro que tá errado. 😆

Pesquisa por interruptor two way e three way, acho que foi isso que tentaram fazer e falharam miseravelmente.

Postado
12 horas atrás, Lover disse:

cozinha. Este último conta com 3 interruptores paralelos

com certeza está ligado errado.. em circuitos com mais de 2 pontos de acendimento, os 2 interruptores dos extremos são interruptores paralelos (three way) e os interruptores do meio são interruptores intermediários (four way)

spacer.png

• Curtir 2
Postado

Teria alguma forma de identificar

2 horas atrás, Phenom_X4 disse:

com certeza está ligado errado.. em circuitos com mais de 2 pontos de acendimento, os 2 interruptores dos extremos são interruptores paralelos (three way) e os interruptores do meio são interruptores intermediários (four way)

spacer.png

Por essa imagem aí que o amigo postou pra mim é o mesmo que grego, não entendi nada rs. Porém assisti uns vídeos no yt e consegui entender o princípio da coisa. A dúvida é que como tem vários esquemas deste, cozinha, 3 quartos e corredor, será que eu consigo corrigir o erro por cômodo ou eu teria que mudar toda a rede da casa?

Obrigado!!

• Triste 1
Postado

Olá. A imagem mostra como devem ser feitas as ligações nos interruptores. Os interruptores tem 3 terminais e o intermediário (4-way) tem 4 terminais. Poste fotos da instalação, se os fios tiverem cores diferentes é mais fácil de resolver. Por segurança desligue o disjuntor geral se for mexer.

Postado
24 minutos atrás, Ricardov disse:

Olá. A imagem mostra como devem ser feitas as ligações nos interruptores. Os interruptores tem 3 terminais e o intermediário (4-way) tem 4 terminais. Poste fotos da instalação, se os fios tiverem cores diferentes é mais fácil de resolver. Por segurança desligue o disjuntor geral se for mexer.

Repare que na imagem do interruptor com apenas um botão, o fio está solto, não sei se escapou quando eu puxei o suporte ou se já estava solto. Na outra imagem são dois botões, o de cima é pra lâmpada do quarto o de baixo das lâmpadas do corredor. Devo reconectar o fio que está solto? Nele possui uma fita adesiva com vários riscos de caneta em paralelo...

IMG_20210822_140340[1].jpg

IMG_20210822_140826[1].jpg

Postado

Reconecte, deve ter escapado quando puxou ou estava frouxo e causando mau contato. Se estiver muito curto tem que emendar ou trocar o fio.

Como está no desenho os fios das extremidades tem que ir ao outro interruptor no caso do 3-way (dois interruptores, desconsidere o intermediario). Um dos interruptores recebe a fase no terminal do meio e no outro a fase sobe para a lâmpada. Tem que identificar qual fio faz o que e se conseguir marque com uma fita isolante.

O fio preto da foto1 deve ser a fase. Aproveite e cubra essa parte descascada com fita isolante, melhora a segurança.

O fio preto da foto2 deve subir para a lâmpada. Tem que confirmar.

O fios brancos interligam os interruptores do corredor e os amarelos interligam os interruptores do quarto. A princípio a ligação está correta, talvez o fio branco estivesse frouxo e com mau contato. Reconecte e veja se funciona.

Trabalhe primeiro apenas em um deles (quarto ou corredor) para não se confundir. Revise primeiro um e só depois passe para o outro.

• Curtir 2
Postado

1 hora atrás, Ricardov disse:

Reconecte, deve ter escapado quando puxou ou estava frouxo e causando mau contato. Se estiver muito curto tem que emendar ou trocar o fio.

Como está no desenho os fios das extremidades tem que ir ao outro interruptor no caso do 3-way (dois interruptores, desconsidere o intermediario). Um dos interruptores recebe a fase no terminal do meio e no outro a fase sobe para a lâmpada. Tem que identificar qual fio faz o que e se conseguir marque com uma fita isolante.

O fio preto da foto1 deve ser a fase. Aproveite e cubra essa parte descascada com fita isolante, melhora a segurança.

O fio preto da foto2 deve subir para a lâmpada. Tem que confirmar.

O fios brancos interligam os interruptores do corredor e os amarelos interligam os interruptores do quarto. A princípio a ligação está correta, talvez o fio branco estivesse frouxo e com mau contato. Reconecte e veja se funciona.

Trabalhe primeiro apenas em um deles (quarto ou corredor) para não se confundir. Revise primeiro um e só depois passe para o outro.

Reconectei o fio e resolveu, agora irei verificar o corredor que acende ou apaga na suíte, nos outros 2 quartos e na cozinha. Tomara que seja apenas um mau contato ou o fio desconectado como o nobre colega @Thiago Miotto havia sugerido. Obrigado!!!

Fiz a checagem e nem um fio está solto, aparentemente nem com mau contato. Nos quartos o esquema é um pouco diferente:

Aqui o interruptor de cima, o que tem 4 parafusos acende/apaga a luz do corredor no outro quarto o "padrão" é o mesmo.

1918607948_IMG_20210822_1526431.thumb.jpg.13121dc320feaf3b47b2f44852a3a26f.jpg

Já na cozinha, onde tem 3 interruptores sendo o da primeira imagem botão de cima acende/apaga luz da cozinha (fio preto) e o de baixo (fio amarelo) luz do corredor:

2119148007_IMG_20210822_1528371.thumb.jpg.9c3908d4100ef81de444887174a93657.jpg

Já aqui, o segundo interruptor vejam só que "beleza"! Ao puxar a plaquinha me veio parafuso e uma parte da caixinha esse já era....em cima (fio amarelo) iluminação externa, fios cinzas cozinha.

,1010126754_IMG_20210822_1529251.thumb.jpg.ae4250259f0ddbef1882046c6f7366f6.jpg

A imagem do quarto interruptor eu não consegui subir, mas é apenas um botão com um fio amarelo no centro e as extrmidades fio branco, que acredito serem o retorno...

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Lover disse:

Já aqui, o segundo interruptor vejam só que "beleza"! Ao puxar a plaquinha me veio parafuso e uma parte da caixinha esse já era....em cima (fio amarelo) iluminação externa, fios cinzas cozinha.

Isso aí, quando fui arrumar na casa dos meus pais, resolvi colocando uma bucha no final da caixinha e colocando um parafuso bem longo, mas tem que verificar se tem parece suficiente pra isso. Outra solução seria colar o negócio que saiu fora, com um reforço de durepoxi.

Quanto a questão teste, você tem chave teste ou multímetro para fazer testes?

Postado
2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Isso aí, quando fui arrumar na casa dos meus pais, resolvi colocando uma bucha no final da caixinha e colocando um parafuso bem longo, mas tem que verificar se tem parece suficiente pra isso. Outra solução seria colar o negócio que saiu fora, com um reforço de durepoxi.

Quanto a questão teste, você tem chave teste ou multímetro para fazer testes?

Legal...sim, tenho um multímetro e uma chave teste também daquelas bem simples q indica a tensão...

Postado
1 hora atrás, Lover disse:

Legal...sim, tenho um multímetro e uma chave teste também daquelas bem simples q indica a tensão...

Se a ligação está certa, a fase que passa nos interruptores. Usa a chave teste pra testar até onde está chegando ou não, para fazer os devidos testes

Postado
11 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Se a ligação está certa, a fase que passa nos interruptores. Usa a chave teste pra testar até onde está chegando ou não, para fazer os devidos testes

Poderia ser mais específico? Desculpe minha noobisse rs...

Postado

Tem que verificar com a chave-teste se está chegando a fase no interruptor de três terminais. Depois ver se chega no interruptor intermediário e no interruptor da outra ponta. Ou seja, tem que "seguir" o caminho da fase pela fiação para ver se as ligações estão certas.

• Curtir 1
Postado

Video demonstrando, para ser mais explicativo ainda.

Se a ligação foi feita de forma correta, é a fase que passa nas teclas. Assim c/ testes você saberá qual é a 1ª tecla e poderá ir fazendo os testes para ver até onde está chegando corrente e onde está com problema. Seguindo a Imagem já postada aqui.

Em 22/08/2021 às 11:10, Phenom_X4 disse:

spacer.png

O 1º passo é descobrir qual é o 1º 3way e qual é o último. Faça o seguinte, apague e luz e veja em qual dos 2, o pino central (que é o contato comum) tem fase. Depois você pode ir testando polo a polo e consegue ver onde está o problema.

• Curtir 1
Postado

Olá boa noite!

O problema é que essa chave teste, pelo menos a que eu tenho aqui, acende em todos os pinos 😬 deve estar com defeito. Eu conversei com um colega de trabalho que é eletricista, segundo ele é bem provável que alguma das teclas esteja com defeito, realmente um dos interruptores ao ser acionado percebe-se uma resistência, como se algo estivesse obstruindo o botão.

Ele também disse que nesse sistema é difícil ter sido instalado de forma errada, se não todo o sistema estaria comprometido, nem um interruptor funcionaria....🤷‍♂️

Vi também que é possível fazer um teste com um multímetro, chamado teste de continuidade, mas pra isso eu teria que desconecta-lo da rede.

Alguém pode me ensinar como testar com um multímetro, sem eu ter que desconectar os fios, de modo que eu consiga identificar se o interruptor está realmente com problema físico?

Desculpem, sei que se trata de um procedimento muito simples pra vcs mas eu estou com dificuldades, e por ser aparentemente simples eu gostaria de resolver, com a ajuda de vcs é claro.

Até aqui só tenho a agradecer a paciência de vcs...rs.

valeu

Postado

Com o multímetro tem 2 testes possíveis.

1- Continuidade. !!!!! Muito importante, pra testar continuidade não pode estar correndo 220V ou você vai queimar o multimetro!!Por isso, desligue a chave geral e se possível retire os fios de entrada e saída para ter certeza que não possui corrente entre os fios!!!

Esse é o teste que o Ricardov te falou.
Nesse modo, o multímetro marca 0 e se for um multímetro mediano bipa ao você testar em locais onde ligação ou se preferir curto.

Então você vai conseguir testar individualmente cada um dos polos, para ver se há continuidade e verá se alguma tecla não está fazendo contato ao ser apertada.

2- Teste de tensão:

image.png.1541490e5c2c6e7f1745d9ffd543e36c.png

Nele, ao colocar entre o neutro e a fase, você terá sua tensão (110 ou 220). Mas no caso da lâmpada, você precisaria achar um neutro numa tomada, já que interruptores tem somente o fase.

Por fim, sobre o teste c/ a chave teste:

1 hora atrás, Lover disse:

O problema é que essa chave teste, pelo menos a que eu tenho aqui, acende em todos os pinos

Estranho
Mas eu te coloquei no mato na minha explicação de hoje de tarde. O correto é:

>Luz acesa: todas as chaves devem ter 2 teclas energizadas.(3 way tem 1 polo não energizado e 4 way tem 2 polos não energizados)
>Luzes apagadas, a última chave tem só um ponto energizado, as demais tem 2 teclas energizadas.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

"Todos" é três de três pinos, ou dois de dois pinos?

Eu preciso verificar, mas observe as imagens, veja q alguns tem um com 3 e um com 4 pinos, 3 e 2 e até 4 e 2 que é aquele no qual eu puxei a tampa e estourou o suporte da caixinha com parafuso e tudo...😬

Postado
29 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Lover , não entendi sua resposta. Talvez você não tenha entendido minha pergunta.

você quer saber se os interruptores da cozinhas que são 3 em cada canto, são todos de 3 pinos ou se dos tres apenas 2 sao de dois pinos?

Eu testei o botão que estava ruim de acionar e se fiz certo creio que está mesmo com defeito, é igual a este:

D_NQ_NP_695889-MLB31176127184_062019-O.w

Testei com o multímetro no modo teste de continuidade, alternando as pontas de prova nos borne e as vezes o multímetro dava sinal e as vezes não. Agora o que me deixou pasmo foi o preço, 76,99 numa única peça dessa, acreditam?

Se mais de um estiver com defeito estou ferrado, tem como eliminar os q estiverem com defeito sem comprometer os outros? Colocaram muitos, exagero...

Postado

Esse preço está salgado. O preço médio é uns 35,00. Esse interruptor fecha dois contatos ao mesmo tempo que abre os outros dois, se estiver funcionando assim não está com defeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...