Ir ao conteúdo

Tela Azul Windows 10 - BlueScreen View

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado
Em 07/09/2021 às 20:58, GabrielLV disse:

Não entendi a sua indicação. Instalar um novo sistema operacional para resolver um problema de tela azul, que muito provavelmente (e já vimos que é o caso) está sendo causado por uma falha de hardware???

Elementar -> o Linux é mais exigente., mais criterioso quando se trata de problemas de hardware

* Se tem problemas., ou seja, se trava muito, sempre dá imagem azul..o Windows não carrega, etc..... vai pro Linux. Se esse carregar e rodar normalmente, o problema é com o sistema., ou seja, com Windows. Mas se o Linux não carregar, ou apresentar algum tipo de erro, comprova-se que o problema seria realmente hardware.

No Windows temos -> Prováveis problemas do sistema e/ou hardware

No Linux -> dificilmente teremos problemas no sistema ( exceto se a pessoa fizer alguma besteira)

• Moderador
Postado

@FoxBlack

Em 07/09/2021 às 14:04, crashzk disse:

@Rio McCloud tentei fazer a instalação do Windows 10, surpresa, tela azul no fim da instalação.

Em 07/09/2021 às 15:02, FoxBlack disse:

* tenta instalar uma distro Linux!! Por exemplo:

No dia 07/09/2021, o usuário disse que tentou reinstalar o Windows e a tela azul persistiu no final da instalação, comprovando que o problema não é o Sistema (visto que naquele momento nenhum software nem drivers de terceiros haviam sido instalados, somente os arquivos da própria instalação do Windows). Uma hora mais tarde você sugeriu a instalação do Linux, onde o problema persistiu, mais uma vez comprovando que o problema não é o sistema mas sim o hardware.

2 horas atrás, FoxBlack disse:

Se tem problemas., ou seja, se trava muito, sempre dá imagem azul..o Windows não carrega, etc.....

O Windows não dá imagem azul "se trava muito". O que causa a tela azul é uma irregularidade ou anomalia no que chamamos de kernel-mode, e quando o Windows detecta essa anomalia (que, na maioria esmagadora das vezes, é causa por drivers de terceiros), ele automaticamente congela todas as tarefas em execução para evitar perda de dados e/ou corrupção de arquivos, gera um registro do erro (chamado de minidump ou memory dump) e reinicia o computador para que ele seja "descongelado" e todos os processos possam ser carregados novamente e o usuário possa retornar ao seu trabalho (isso, claro, quando a falha foi esporádica, já que ela geralmente volta a ocorrer pois a causa do problema ainda precisa ser resolvida).

Isso não ocorre quando uma falha é detectada no user-mode, pois ela é executada em processos que, na prática, são individualizados (isso é, se os recursos (threads) sendo utilizados por um processo causarem uma anomalia ou falha, somente o processo irá travar, garantindo a integridade dos demais). O que pode causar uma tela azul nestes casos é quando este processo user-mode utiliza recursos específicos do kernel-mode (como no caso de programas VPN e antivírus).

image.png

image.png

2 horas atrás, FoxBlack disse:

No Windows temos -> Prováveis problemas do sistema e/ou hardware

No Linux -> dificilmente teremos problemas no sistema ( exceto se a pessoa fizer alguma besteira)

Tanto no Windows quanto no Linux nós temos problemas sendo causados por recursos do próprio sistema (como no caso das atualizações, e por isso é recomendado que nunca se instale uma atualização no mesmo dia que ela é lançada, isso é valido tanto para o sistema quanto para drivers e até mesmo firmware), agora, o que mais causam problemas são aplicações ou drivers de terceiros que, na maioria das vezes, são os próprios usuários quem os baixam.

• Curtir 3
Postado
4 horas atrás, GabrielLV disse:

@crashzk Analisando os logs novamente, nada levava a crer que era uma falha de hardware, mas o fato do problema ter ocorrido durante a instalação do Windows e até mesmo no Linux deixou claro que era. Agora, o jeito seria isolar peça a peça para descobrir o culpado. Se o problema foi resolvido após a troca da placa-mãe, então já sabemos quem era o culpado 👍

Entendo, imaginei isso mesmo, agora só testando peça a peça, vou tentar levar em um técnico especializado e deixar lá o gabinete por inteiro e relatar tudo discutido aqui, infelizmente estou limitado já que não tenho peças para testar.

Enfim, obrigado a todos que gastaram um tempo para me ajudar e todos dicas e tal. Para finalizar só tenho uma pergunta, HD pode causar esta tela azul?

Pergunto pois nunca chegei a usar SSD, meu HD tem mais de 5 anos, e recentemente, quando isso começou a ocorreu, noto que meu HD trava muito enquanto estou usando o PC, seria o mesmo HD que testei em ambos computadores.

Exemplo, navegando na internet trava tudo, fica alguns segundos e volta depois. Não posso fazer várias taferas ao mesmo tempo que trava.

Enfim, problema que este HD apresenta também pode causar esta tela azul, pergunto pois se tiver que pegar logo uma nova placa-mãe, vejo um SSD também, mesmo que SATA, só para trocar logo tudo.

E obrigaod novamente a todos pela ajuda!

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
12 minutos atrás, crashzk disse:

Enfim, obrigado a todos que gastaram um tempo para me ajudar e todos dicas e tal. Para finalizar só tenho uma pergunta, HD pode causar esta tela azul?

Sim. Tanto por estar com defeitos físicos quanto por houver uma incompatibilidade com um determinado recurso do Sistema ou com algum driver, e nesses casos, a atualização do sistema, dos drivers e as vezes do firmware do próprio HD/SSD são necessárias para resolver o problema.

13 minutos atrás, crashzk disse:

E obrigado novamente a todos pela ajuda!

Disponha. Obrigado por voltar para nos avisar. E nos mantenha informados caso o técnico descubra qual exatamente era a peça defeituosa e se os problemas ocorriam com outras peças 👍

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Opa, voltando aqui para dar o laudo final do técnico. Depois de muita dor de cabeça foi encontrado o problema na placa-mãe mesmo, como citei, de acordo com técino no Chipset.

Segue uma print mostrando a peça com defeito de acordo com o técnico.
image.png.20c443b069a6f6c07cd189c47d2253d1.png

Minha placa-mãe é até essa mesmo, vou até pegar outra dela mesmo acredito. (Caso tenha alguma placa-mãe melhor para recomendar, pretendo gastar até uns R$680)

https://www.kabum.com.br/produto/157673/placa-mãe-ASUS-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-DDR4?gclid=CjwKCAjw2bmLBhBREiwAZ6ugo5gAuu8jkOgmcrdBDvjEJJ1nKdVOBJbCtzEww17FUJsZ88aU2nxpRhoCzSUQAvD_BwE

Agora vou pegar uma nova placa-mãe porém ele me deus uns toques que gostaria de confirmar antes de prosseguir.

Ele colocou minha placa de vídeo na placa-mãe com defeito a temperatura chegou a +-90º graus, isso no jogo Fortnite, qualidade no ultra.

Porém testei esta mesma placa de vídeo em outro PC, CSGO chegou no máximo em 58º graus, qualidade no alto.

Comentei com o técnico sobre isso,  ele recomendou que eu até comprasse outra placa de vídeo já que a mesma estava dando 90º em seus testes na placa-mãe com defeito, pois se colocar a mesma placa de vídeo na placa-mãe nova pode causar problemas novamente. Até falei, que testei essa mesma placa de vídeo em outro PC e falei que o grau ficou muito maixa baixo, como citei acima.

Ai entra minha dúvida, devo realmente comprar outra placa de vídeo, ou já que se trata de um problema no chipset da placa-mãe uma nova já resolve todos os problemas?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!