Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uma pagina do chrome, o discord sem estar em call e o processador pegando 100ºC

image.thumb.png.1e981ce6a5a59b32482ee648383fc287.png

porque o wi-fi oscilou bruscamente desse jeito?

- Estou a uns 2 metros do modem, tem uma parede entre nós.

Comprei uma pasta térmica de metal líquido, a fabricante aconselhou não usar porque poderia vazar e comprometer outros componentes...

O note é um Avell C65 Liv, i910980HK, RTX 2080

Postado

@Daniel Marcolino Ta, primeiro mande print das temperaturas através do HWInfo

Verifique os processos através da aba em detalhes, e priorize para listar as que consomem mais do Processador

Detalhe: Você está com o notebook ligado a 4 dias, realmente vai pesar um pouco mais por causa da quantidade de processos abertos que o windows gera com o tempo que vai acumulando.

Quanto ao Wi-FI isso não me aparenta ser um problema, é comum a rede oscilar assim as vezes, ainda mais sendo Wi-fi, pois é uma conexão mais instável que rede por cabo

Só seria um problema se sua internet realmente estivesse apresentando problemas, como problemas para carregar a página, ping alto em jogos, lentidão em download e upload

Mas se realmente estiver ocorrendo isso, recomendo que verifique os drivers da sua rede através do site da fabricante da placa, e reinstale manualmente, se não resolver, instale diretamente da fabricante da placa de rede

21 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

Comprei uma pasta térmica de metal líquido, a fabricante aconselhou não usar porque poderia vazar e comprometer outros componentes...

Não existe necessidade de trocar a pasta térmica, ela está longe de ser um problema ao meu ver, pasta térmica ainda mais para um notebook desse padrão deve durar a vida útil toda dele, o problema pode ser mais relacionado á refrigeração do notebook (Caso esteja tampando a saída de ar, ou apresentando algum problema no cooler próprio) do que na pasta térmica.

21 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

O note é um Avell C65 Liv, i910980HK, RTX 2080 (inclusive tô vendendo, vou casar ano que vem kkkk)

me da uma dor saber que vai vender esse notebook tão bom, por mim eu ficaria com ele e tentaria arrumar o dinheiro de outro lugar só pela praticidade e poder de fogo que ele tem

Postado
7 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Daniel Marcolino Ta, primeiro mande print das temperaturas através do HWInfo

Verifique os processos através da aba em detalhes, e priorize para listar as que consomem mais do Processador

Detalhe: Você está com o notebook ligado a 4 dias, realmente vai pesar um pouco mais por causa da quantidade de processos abertos que o windows gera com o tempo que vai acumulando.

image.thumb.png.f70d65a90dedc6d7368e3e6e3572dca3.png

image.thumb.png.9ed3de4db5cc2302637c598626907366.png

10 minutos atrás, Adriel SG disse:

Não existe necessidade de trocar a pasta térmica, ela está longe de ser um problema ao meu ver, pasta térmica ainda mais para um notebook desse padrão deve durar a vida útil toda dele, o problema pode ser mais relacionado á refrigeração do notebook (Caso esteja tampando a saída de ar, ou apresentando algum problema no cooler próprio) do que na pasta térmica.

Eu abri pra limpar, o antigo dono tinha muitos gatos em casa, e tava entuxado de pelo. Aproveitei pra dar um trato na pastinha, tava toda babada pra fora (de fábrica). Passei uma pasta legalzinha da CoolerMaster que veio junto ao watercooler do meu PC de mesa. Também armei aqui um suporte de cabide kkkkkkkkkkk (note de 32k com suporte de cabide, duro ser pobre)

image.thumb.png.ca7a96a46597a38b7ae038a513709d9c.png

Postado
1 minuto atrás, Daniel Marcolino disse:

image.thumb.png.f70d65a90dedc6d7368e3e6e3572dca3.png

image.thumb.png.9ed3de4db5cc2302637c598626907366.png

Olha, a temperatura em si não aparenta estar ruim não, podia estar melhor, mas para esse processador ainda com uns processos abertos acredito ser normal essa temperatura, se um Ryzen 5 3600 alcança 50ºC em idle, essa temperatura pode ser perfeitamente normal em uso.

inclusive o que mais esta puxando a CPU é o sistema mesmo, tenta dar uma desligada total para ele zerar os processos.

A pasta térmica, é de boa qualidade? Não sei o modelo exato então só resta crer que seja ao menos a base de prata, certo?

Porém se for uma à base de silicone já troca imediatamente.

Mas, no geral, você cuida com a saída de ar, correto? Só verifica se você acaba não tampando ela, e de preferência tenta usar aqueles suporte de notebook que eleva ele e ainda refrigera, deve dar uma boa ajuda.

Opa perdão, mas eu passei batido, e agora que vi, mas acho que o seu processador está realmente sobreaquecendo, ele indica que ocorre o throttling então está reduzindo a velocidade do processador para abaixar a temperatura, posso estar enganado, mas reinicia o notebook e revise a temperatura com o HWInfo novamente depois

• Obrigado 1
Postado

Você já chegou a acionar a garantia da Avell, eles te deram algum retorno? Tenho um note da Avell também, não é do seu modelo, mas tá muito estranho tomando thermal throttling em iddle. Você disse que trocou a pasta, então esse não deve ser o problema, o cooler tá fazendo o barulho de funcionamento? Será que na hora de fechar ele talvez o heatpipe não fez contato direito com o processador?

Mas como o colega falou, seria bom desligar o computador totalmente e acompanhar. Ele ficar na temperatura de 50ºC não é preocupante, mas ele tomar thermal throttling em idle é sim

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Daniel Marcolino disse:

IMG_20210909_102745.thumb.jpg.55a83f6fc30af675b4ada9dafc0a3a62.jpg

Fico cuidadoso demais com essa biroska, de pensar que posso estragar uma coisa dessas simplesmente por deixar esquentar... Me enlouquece kkkkkkkk

Caraca que gambiarra kkkkk, como falei use aqueles suportes, eles tem fans embutidas neles que ajudam na refrigeração

Mas eu vi agora o print mais abaixo, ele ta alcançando picos de 100ºC que não são nem 1 pouco agradáveis

Você não exagerou na pasta ou passou pouca, né? geralmente só uma gota e espalhar bem resolve.

Por via das dúvidas, entra no modo segurança do windows pra garantir que não é algum processo oculto que tá forçando o processador

Postado
2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Caraca que gambiarra kkkkk, como falei use aqueles suportes, eles tem fans embutidas neles que ajudam na refrigeração

Por experiência própria, esses suportes com fans embutidas não fazem diferença não, só de levantar e deixar a refrigeração de ar na parte de baixo já melhor muito as temperaturas. Tem diversos testes no youtube onde essas bases não ajudam a baixar nem 1 ou 2ºC, e muitas vezes perdem pra bases simples mais abertas, tipo a gambiarra do nosso amigo kkkk

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Bruno Tenisi disse:

Por experiência própria, esses suportes com fans embutidas não fazem diferença não, só de levantar e deixar a refrigeração de ar na parte de baixo já melhor muito as temperaturas. Tem diversos testes no youtube onde essas bases não ajudam a baixar nem 1 ou 2ºC, e muitas vezes perdem pra bases simples mais abertas, tipo a gambiarra do nosso amigo kkkk

Que tristeza, o suporte aparenta ajudar tanto pela proposta

Mas não tampando a saída de ar já está ótimo

Agora quanto ao processador do nosso amigo, resta saber sobre o sistema de refrigeração do notebook

na realidade é processador demais para ser usado em um notebook, se em desktop processadores desse tipo já sobreaquecem imagino no notebook

Porém vida que segue, já estamos aqui

Não posso confirmar pois desconheço se em notebook é a mesma dinâmica, mas se existir o turbo boost recomendo desligar

Os picos de temperatura acontecem somente em alguns núcleos específicos

Também existe a possibilidade do sensor desse processador ser defeituoso, mas duvido muito

Fiquei curioso e dei uma boa pesquisada, na verdade esses processadores para notebook é um tiro no pé que a Intel fez

Ela deixo a mesma dinâmica de um processador de desktop para o notebook

Então provavelmente vai ter que limitar o clock do processador para ele não abusar demais da temperatura e ocorrer o throttling, inclusive como citei, desativar qualquer boost ou tecnologia do tipo dele

Só se você conseguir manter ele em um ambiente gelado sempre e gastar com uma pasta de ótima qualidade

Já ouvi casos assim para os Mac que as pessoas precisavam colocar eles na geladeira para extrair o "verdadeiro potencial" que eles oferecem

Pois o notebook era fino e compacto de mais para existir uma refrigeração decente

Postado
1 hora atrás, Daniel Marcolino disse:
  1. porque o wi-fi oscilou bruscamente desse jeito? - Estou a uns 2 metros do modem, tem uma parede entre nós.
  2. Comprei uma pasta térmica de metal líquido, a fabricante aconselhou não usar porque poderia vazar e comprometer outros componentes...
  1. Wifi não atravessa paredes. Se vai jogar no notebook, conecte via cabo. Para jogos sempre use cabo, pois wifi sempre vai aumentar muito sua latência.
  2. Não substitua pasta térmica de componentes a não ser em último caso (quando for realmente necessário). Geralmente a pasta térmica original do fabricante dura a vida útil inteira do produto. Além disso, pasta térmica condutiva é altamente arriscado, pois se houver o mínimo vazamento você facilmente perde seu equipamento. Se quer dar manutenção no arrefecimento, limpe os coolers e as aletas de alumínio do dissipador. Se não bastar, substitua os coolers. Sempre use base de ventilação (notepal).

Vou te perguntar algumas coisas:

• Você mudou o perfil de energia do windows para "alto desempenho"? Se sim, volte para o equilibrado. Esse modo "alto desempenho" não aumenta NADA o desempenho do seu computador, apenas previne que ele reduza o desempenho quando ocioso, aumentando seu consumo e aquecimento. 
  • Você tentou usar o limitador de frame rate no jogo? Se não o fez, faça. Notebooks tem thermal envelope muito pequeno e deixar o frame rate rolando solto vai reduzir drasticamente sua vida útil, isso sem melhorar em nada a jogabilidade ou qualidade visual a não ser em jogos tipo FPS, e mesmo no caso desse tipo de jogo há um teto de ganho entre 180 e 220 FPS. Acima disso você não verá ganhos.
  • Você usa esse notebook sobre uma mesa ou colo/cama? Se não usa sobre a mesa, passe a usar. Notebooks superaquecem se não estiverem em uma superfície rígida e que ajude a dissipar o calor. 

Fora tudo isso, siga os passos na minha assinatura, desligue o turbo boost do processador (se a BIOS permitir) e o OC da GPU se tiver. Seu notebook vai queimar rapidinho se continuar usando ele acima de 80° constantemente. Mire em temperaturas abaixo de 70° se possível.

48 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

Eu abri pra limpar, o antigo dono tinha muitos gatos em casa, e tava entuxado de pelo. Aproveitei pra dar um trato na pastinha, tava toda babada pra fora (de fábrica). Passei uma pasta legalzinha da CoolerMaster que veio junto ao watercooler do meu PC de mesa. Também armei aqui um suporte de cabide kkkkkkkkkkk (note de 32k com suporte de cabide, duro ser pobre)

Para chips sem thermal spreader o correto é ter um pouco babando. Alterar esse perfil pode causar, inclusive, a queima do chip. Entenda que por não ter o thermal spreader faz com que qualquer área do chip sem pasta estará superaquecendo isoladamente. A qualidade da pasta térmica que temos no mercado dificilmente será melhor, a longo prazo, do que o adesivo térmico original. Se tiver trocado sem antes fazer logs e testes as chances de ter piorado a situação e não descobrir até ser tarde demais é grande.

29 minutos atrás, Bruno Tenisi disse:

Discordo. Já testei muitos modelos e mesmo os mais simples reduzem de 3° a 5°. O mais importante não é tanto a redução imediata, mas a temperatura média em longos períodos de uso, pois só de remover da superfície que está acumulando calor e passar para uma que está dissipando já ajuda muito. Claro que temos hoje uma enorme variedade de bases de baixa qualidade ou baixo desempenho, então sempre vale pesquisar e escolher bem. No geral os notebooks dos meus clientes que estavam superaquecendo perderam 5° a 8° com a limpeza do dissipador, perdendo aproximadamente o mesmo com o uso de boas bases.

Lembre-se de que testes do youtube raramente seguem qualquer metodologia "funcional", e muitas vezes são realizados por pessoas que não compreendem diversos fatores importantes do funcionamento do equipamento. Enfim, recomendo a leitura de artigos de revistas conceituadas como os que deixo aqui:

https://www.laptopmag.com/reviews/accessories/cooler-master-notepal-x3

https://techgage.com/article/cooler-master-notepal-ergostand-iii-review/

https://www.tweaktown.com/reviews/4298/cooler_master_notepal_x_slim_notebook_cooler_review/index.html

Algo que também precisa ser observado é que alguns modelos de notebooks não apresentam as entradas de ar embaixo nas posições adequadas ou com abertura adequada para permitir uma ventilação ideal seja com ou sem notepal. Esses notebooks eu costumo modificar, acrescentando uma grelha se necessário. Em outros casos ao invés de usar o notepal eu acrescento um acelerador de exaustão que se encaixa na saída de ar e funciona por sucção. É uma solução um pouco mais ruidosa, mas é tão eficaz quanto o notepal ou mais em alguns casos.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Wifi não atravessa paredes. Se vai jogar no notebook, conecte via cabo. Para jogos sempre use cabo, pois wifi sempre vai aumentar muito sua latência.

Tenho um cabo CAT6, ta bem crimpado, tudo nos conformes, mas sinto que as vezes da umas travadas, ai ja não sei se é server ***** ou placa de rede...

Você mudou o perfil de energia do windows para "alto desempenho"? Se sim, volte para o equilibrado. Esse modo "alto desempenho" não aumenta NADA o desempenho do seu computador, apenas previne que ele reduza o desempenho quando ocioso, aumentando seu consumo e aquecimento. 

Ih rapaz, eu achava que ajudava, vou retornar ao equilibrado... 

Você tentou usar o limitador de frame rate no jogo? Se não o fez, faça. Notebooks tem thermal envelope muito pequeno e deixar o frame rate rolando solto vai reduzir drasticamente sua vida útil, isso sem melhorar em nada a jogabilidade ou qualidade visual a não ser em jogos tipo FPS, e mesmo no caso desse tipo de jogo há um teto de ganho entre 180 e 220 FPS. Acima disso você não verá ganhos.

Eu tenho jogado o PoE ultimamente. Fiz tantas modificações que estou considerando formatar e reinstalar os drivers todos... O jogo ta capado em 60 fps, mesmo limitando em 240, tanto no jogo quanto no painel NVIDIA.

Para chips sem thermal spreader o correto é ter um pouco babando. Alterar esse perfil pode causar, inclusive, a queima do chip. Entenda que por não ter o thermal spreader faz com que qualquer área do chip sem pasta estará superaquecendo isoladamente. A qualidade da pasta térmica que temos no mercado dificilmente será melhor, a longo prazo, do que o adesivo térmico original. Se tiver trocado sem antes fazer logs e testes as chances de ter piorado a situação e não descobrir até ser tarde demais é grande.

A pasta estava um pouco ressecada, fiz a troca e deixei um pouco babada a nova, porém as temperaturas se mantiveram as mesmas... Entao abri dnv, limpei e passei dnv com uma gotinha, isso reduziu em uns 15º a temp geral... Agora isso de thermal spreader eu n sabia... vou abrir novamente pra ver se esta tudo coberto mesmo :s

Algo que também precisa ser observado é que alguns modelos de notebooks não apresentam as entradas de ar embaixo nas posições adequadas ou com abertura adequada para permitir uma ventilação ideal seja com ou sem notepal. Esses notebooks eu costumo modificar, acrescentando uma grelha se necessário. Em outros casos ao invés de usar o notepal eu acrescento um acelerador de exaustão que se encaixa na saída de ar e funciona por sucção. É uma solução um pouco mais ruidosa, mas é tão eficaz quanto o notepal ou mais em alguns casos.

Recentemente eu comprei uma base decente no amazon, to esperando chegar... Eu pensei em comprar o extrator também, mas era ou a base ou o extrator kkkkk

• Curtir 2
Postado
37 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

Tenho um cabo CAT6, ta bem crimpado, tudo nos conformes, mas sinto que as vezes da umas travadas, ai ja não sei se é server ***** ou placa de rede...

Ok. Observe seu PING dentro dos jogos. Ele é quem vai te contar qual é seu desempenho de rede. 

38 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

Eu tenho jogado o PoE ultimamente. Fiz tantas modificações que estou considerando formatar e reinstalar os drivers todos... O jogo ta capado em 60 fps, mesmo limitando em 240, tanto no jogo quanto no painel NVIDIA.

Sempre instale pelo site do fabricante. Evite alterar muitas coisas. Não instale antivirus, use o do próprio windows (defender) e evite programas que rodam em paralelo e que fazem overlay. Não instale o NVIDIA experience, ele não ajuda metade do que promete e atrapalha em várias coisas. Desative o Xbox game bar e o windows gaming mode. Atualize seu widows todo, incluindo atualizações opcionais, reinicie e repita a busca por atualizações até não ter mais nenhuma. Siga as dicas deste tópico se quiser facilitar futuras manutenções.

42 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

A pasta estava um pouco ressecada, fiz a troca e deixei um pouco babada a nova, porém as temperaturas se mantiveram as mesmas... Entao abri dnv, limpei e passei dnv com uma gotinha, isso reduziu em uns 15º a temp geral... Agora isso de thermal spreader eu n sabia... vou abrir novamente pra ver se esta tudo coberto mesmo :s

Adesivo térmico não resseca, a textura normal dele é parecendo uma cola seca mesmo. É o normal. Não mexa mais, deixe como está se tem certeza que a pasta que está usando é de qualidade. O lance da gota, se tiver colocado a quantidade certa, é que ela fica uniforme e não cria bolhas de ar. Por isso é o melhor método ao invés de passar uma camada uniforme. Outro perigo é não aplicar a pressão correta no fechamento dos parafusos. Não sei como é o seu modelo de note, mas muitos tem um sistema onde tanto a CPU quanto a GPU compartilham os mesmos heatpipes. Se esse é assim o risco de desmontar é ainda maior, pois a GPU geralmente tem thermal pads nas memórias também, e esses tem que ser substituídos por outros da mesmíssima espessura.

46 minutos atrás, Daniel Marcolino disse:

Recentemente eu comprei uma base decente no amazon, to esperando chegar... Eu pensei em comprar o extrator também, mas era ou a base ou o extrator kkkkk

Espero que tenha comprado de boa marca. A melhor que eu vi até hoje nem era de boa marca, era da Akasa que eu sempre considerei medíocre, mas era uma base de alumínio puro com duas ventoinhas. Só o alumínio com as ventoinhas desligadas já era melhor que a maioria. Dessa nunca mais vi para comprar. As genéricas de má qualidade geralmente ainda são melhor do que nada, mas as de qualidade de verdade tem design projetado para permitir máximo desempenho. Só de serem projetados com esse carinho adicional já são bem melhores. As marcas que recomendo sempre são Cooler Master, Thermaltake, Aerocool e Deepcool. Provavelmente tem outras marcas sofisticadas, mas aqui no Brasil raramente as vemos.

Ah, e isso de ligar o limitador de frame rate e ele não funcionar é estranho. O path of exile é um jogo bem projetado, isso não deveria ocorrer. Observe bem se realmente ativou a função e aplicou. Reinicie o PC se necessário. Se estiver com G-Sync ligado veja se ele não está interferindo nisso. Geralmente jogos que não são tipo FPS não se beneficiam de G-Sync. Alguns jogos raros não aceitam limitador de frame rate se o Vsync estiver ligado (em alguns) ou desligado (em outros).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...