Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, hoje cheguei na empresa e me informaram que o portão deslizante não estava funcionando, o relato foi que ele apenas abria porém não fechava, ao chegar eu liguei ele e realizei o teste e nem abrir e nem fechar, ele simplesmente dava um pequeno pulso, uma pequena arrancada e parava,  como se estivesse trancado, já imaginando que poderia ser algo mecânico, tirei a correia dele e deixei ele abrir em vazio, e mesmo assim girando só o motor, ele dava apenas um pequeno pulso e nada mais.

Alguém sabe me dizer o que possivelmente pode ser este defeito? Eu tirei a placa e aparentemente não tem nenhum componente defeituoso,  a placa é nova praticamente, detalhe : ele ficou assim após alguns dias de muita chuva, pensei na hipótese de ser o capacitor também, será que pode ser ?

• Membro VIP
Postado

Usa ter sensores de fim de curso que podem estar atuando ou o sistema pensa que estão atuando. O meu p.ex. é algo como...

fim-de-curso-dz-super-mswitch-f2.jpg

e claro pode ser capacitor ou motor ou seus relés ou o circuito dos relés...😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Tive problema parecido no meu Motor do Portão Basculante. E mandava abrir o portão, o motor dava um pequeno pulso, dava para ouvir bem baixinho o som do pulso, porém o motor parecia não ter força para abrir o portão. No meu caso, o problema foi justamente um capacitor queimado e o transistor. O meu motor não tomou chuva, mas foi avariado no capacitor, por causa de uma queda brusca de energia. O meu motor é um PPA Potenza Jet Flex Predial. Para resolver, o técnico retirou o meu motor, levou para bancada de testes da própria autorizada da PPA, e lá se diagnosticou que o problema era o capacitor, trocou-se o capacitor e transistor, o custo para troca da peça foi de R$ 140,00.

Adicionalmente para evitar problemas fulturos com variações de tensão, pedi para colocar por fora do motor um Protetor de Rede da Própria PPA, a um custo de R$ 60,00.

Pode ser como o amigo falou acima também, o final de curso, já aconteceu também com o meu portão, dele abrir até a metade, mas ele abria e fechava normalmente, só não abria tudo, neste caso de fato o problema era o final de curso, bastou trocar o final de curso e problema foi resolvido neste caso.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@.if @Gilson Barbosa Fiuza Obrigado pela resposta de vocês, pois eu tirei a placa e levei na loja onde foi comprada pela empresa, quando cheguei lá o cara colocou ela em uma bancada de testes onde havia umas lâmpadas simulando no caso o motor, e realmente na bancada a placa não apresenta defeito, voltei pra cá e testei os sensores fim de curso pois eles são desses antigos igual a foto que você @.if colocou, testei continuidade e todos estão ok, enfim, o capacitor troquei por outro que eu tinha de outro motor, e o defeito permaneceu, ele é de 12Uf, inclusive maior do que o que tinha, agora resta saber ou é a placa ou é o motor, eu fiquei desconfiado daquele teste que ele fez em bancada, o que vocês achan ?

Postado

@Willian_Souza então, se você leva o motor para o fabricante fazer testes em uma bancada, e eles falam que não tem nada e o problema continua, confesso que não dá pra confiar muito nos caras. Em algum lugar tem que estar o problema. Eu procuraria uma segunda opinião, no seu lugar.

agora, Willian_Souza disse:

@.if @Gilson Barbosa Fiuza Obrigado pela resposta de vocês, pois eu tirei a placa e levei na loja onde foi comprada pela empresa, quando cheguei lá o cara colocou ela em uma bancada de testes onde havia umas lâmpadas simulando no caso o motor, e realmente na bancada a placa não apresenta defeito, voltei pra cá e testei os sensores fim de curso pois eles são desses antigos igual a foto que você @.if colocou, testei continuidade e todos estão ok, enfim, o capacitor troquei por outro que eu tinha de outro motor, e o defeito permaneceu, ele é de 12Uf, inclusive maior do que o que tinha, agora resta saber ou é a placa ou é o motor, eu fiquei desconfiado daquele teste que ele fez em bancada, o que vocês achan ?

@Willian_Souza

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ligue o motor direto na rede pra ver se gira. É bem fácil.

D_NQ_NP_719555-MLB29598301503_032019-O.w

algo como: o comum você liga direto numa fase. A outra você liga no abre ou fecha. Bem.. só pode ser assim 😁

24 minutos atrás, Willian_Souza disse:

cheguei lá o cara colocou ela em uma bancada de testes onde havia umas lâmpadas simulando no caso o motor, e realmente na bancada a placa não apresenta defeito,

Ah.. me permita uma visão um pouco + complexa... lâmpada não é motor. Este gera ruído que pode atrapalhar o funcionamento principalmente do receptor rf. Maus contatos bem como solda fria também tem vida (e morte) própria. Acontece quando e onde quer além de seguir fielmente a lei de murphy 😁

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Em 14/09/2021 às 09:48, Gilson Barbosa Fiuza disse:

custo para troca da peça foi de R$ 140,00.

Creio que este tenha sido o valor do serviço: diagnóstico, material (logística de aquisição), troca (riscos).

• Curtir 1
Postado

@.if @Gilson Barbosa Fiuza Bom dia meus amigos, acabei não respondendo vocês devido a correria do dia a dia, eu achei muito estranho o comportamento da placa,por isso levei ela até a loja em que eu havia dito em que foi adquirido pela empresa.onde os mesmos fizeram a instalação, ao colocar na bancada ele alegou não ter defeitos,trouxe de volta e fiz mais alguns testes com meu multímetro, os relés estavam atuando corretamente assim como o circuito geral da placa, ai fui nos sensores de fim de curso, que são exatamente esses que você @.if citou, testei com o multímetro e apesar de estarem sujos eles estavam atuando normalmente de acordo com o teste de continuidade do multímetro, porém não contente fiz toda a parte de fiações dos fins de curso,acredite se quiser mais o problema era um fio quebrado, a fiação em si era muito antiga,refiz boa parte nova e troquei também o capacitor de partida do motor e funcionou perfeitamente, eu agradeço a vocês por mais uma vez prestarem esse suporte pra mim aqui no clube, eu faço diversos serviços de elétrica,mas como ainda não fiz meu curso para me especializar eu acabo ficando perdido as vezes kkkkkkkkk.

Obrigado pela ajuda de vocês,foi através dela que consegui solucionar o defeito.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...