Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Peguei um notebook da Positivo para fazer uns testes e como em outro tópico que eu criei pedindo sugestões eu acabei instalando POP!_OS nele para tentar deixar mais leve, pois com Windows 10 ocupava quase todo o espaço de disco que já é limitado a 32GB e soldado na placa, então é inviável eu aumentar, e a única opção é usar um Cartão de Memória.

De qualquer forma, tive um problema com o notebook que foi o áudio do notebook, fiz diversos testes tentando operar com o Pavucontrol para configurar, e ele não detectava a placa de som dele, somente uma saída fictícia, e nem com HDMI ele solta som, única forma é por Bluetooth, que ele ao menos reconhece meus AirDots e o som funciona normal, porém se eu conectar um fone de ouvido ou Headset o que for, não irá funcionar...

Rodando inxi -SMA, ele só mostra a seguinte saída:

System:    Host: pop-os Kernel: 5.11.0-7633-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.7 Distro: Pop!_OS 20.04 LTS
Machine:  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: S14CT01 v: N/A serial: 4A221FX1E
                 placa-mãe: Positivo Informatica SA model: S14CT01 serial: 4A221FX1E UEFI: American Megatrends v: 1.05.X x64 s
                 date: 06/30/2016
Audio:       Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Imaging Unit driver: N/A
                 Sound Server: ALSA v: k5.11.0-7633-generic

Logo, ele não reconhece sequer um driver, e diz o único dispositivo de áudio ser Intel Atom

Alsamixer não reconhece um controlador de áudio, então não consigo alterar nada, nem com o audio por bluetooth ligado.

fiz alguns testes que encontrei pela internet como esse:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Novato-Netbook-positivo-sem-som-depois-da-instalacao-do-Linux-Mint-191-MATE

e alguns outros que não irei encontrar o link agora, porém alguns deles acabaram piorando a situação e fui obrigado a re-instalar o sistema pois até o audio por bluetooth não funcionava mais.

Situações que eu atualizei manualmente o driver da windows 10 da realtek e acabou parando de funcionar o alsamixer pois não encotrava o diretório e diversas outras coisas.

Bem, então to aqui, pois fiz várias modificações pra tentar arrumar, e sei que esses aparelhos não funcionam bem com linux mesmo, pois há muitos relatos que é causa perdida onde nem o Wi-FI do aparelho funciona graças á divindade que é esse aparelho com placa de tablet modificada para um notebook.

Então se alguém tiver alguma sugestão estarei aceitando.

Postado

@FoxBlack Eu estou realmente bem confuso

Hora eu penso que é problema que existe o driver, porém o sistema não reconhece o dispositivo

Logo o Alsamixer não sabe a existencia da controladora

Ou o Sistema não contém o driver por ser uma placa toda recheada de gambiarra, mas sempre que tento instalar um driver por ai, nenhum funciona, e a maior parte das vezes apresenta problemas meu alsa e pavucontrol e não consigo fazer voltar ao normal

e dai pra pior

Não encontrei uma solução definitiva

Ah, quanto ao sistema, ultimamente qualquer sistema tem funcionado bem com o notebook, desde que eu não coloque um ubuntu ta tranquilo

Ah, inclusive por ser uma placa-mãe de tablet eu testei até android mesmo, e continuou a mesma coisa, sem som porém o Bluetooth ainda funcionava

• Triste 1
Postado

@FoxBlack Vou testando ainda, a versão do Fedora 32 reconheceu alguma controladora, mas não executou o som ainda, mas já tive um avanço melhor que nas outras versões

Fedora 34 reconheceu mais coisas, não chegou a sair som pelo HDMI mas teve outras alternativas, to instalando agora para testar melhor

• Coordenador
Postado

Veja se resolve (é assim que resolvo o problema de áudio do meu tablet/netbook Atom Z3775 no Debian, com os repositórios proprietários ativados):

sudo apt install libasound2-data
sudo apt install firmware-intel-sound
  • Curtir 1
Postado

@KairanD Tentei instalar, mas só deu problemas com a ISO limpa, ele não reconhecia minha placa de rede, dai baixei o firmware, mas ele não encontrava ele no pendrive

Dai eu pulei e mesmo assim não consegui prosseguir

Instalei sem nenhuma interface gráfica mas parecia estar sem nada, e sem acesso a internet não conseguia instalar o GNOME ao menos, e ele exigia uma CD-ROM para instalar o GNOME mas eu não tenho entrada de CD/DVD nesse notebook

E ele não reconhecia meu pendrive

to baixando um pacote não oficial com utilitários

• Coordenador
Postado

@Adriel SG Meu tablet/netbook tem esse problema com a Internet. O que faço é colocar o firmware em outra mídia (no caso, um cartão de memória, mas pode ser outro pendrive) e inserir durante a formatação. Ele dá a mensagem de erro após realizar a busca, mas se prosseguir encontra o sinal normalmente.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Adriel SG disse:

to baixando um pacote não oficial com utilitários

@Adriel SG Essa mídia com firmware proprietário nunca funcionou comigo. Eu coloco o(s) pacote(s) necessário(s) num pendrive e conecto após dar boot na mídia de instalação, conforme o amigo @KairanD sugeriu.

• Curtir 1
Postado

Então povo, instalei o Debian, e ainda sim foi super difícil, instalei executando uma ISO em Modo Live, e então foi, porém Sem Som

e agora também não consigo fazer o Wifi Funcionar, tive que utilizar a internet por Tethering no celular para conseguir atualizar alguns pacotes

7 horas atrás, KairanD disse:
sudo apt install libasound2-data
sudo apt install firmware-intel-sound

Então.. Eu tentei ambos, o libasound2-data ja existia o pacote então não atualizou nada

O firmware-intel-sound não foi encontrado por comando então precisei baixar manualmente o pacote e instalar e mesmo assim nada

• Coordenador
Postado

@KairanD É um absurdo de problemático

Sinto pena das pessoas que adquiriram produtos dessa marca por necessidade

Eu mesmo só estou configurando ele por pura curiosidade, mas para quem precisava usar à trabalho ou escola/faculdade ele é uma vergonha

Só estou testando ele para aprender um pouco mais do geral, e de Linux também

Mas é um abuso de paciência tenta arrumar uma gambiarra dessas

Mas, a notícia boa é que gostei do Debian, me deu uma vontade de brincar mais com ele

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Hardware de baixa qualidade é assim: é malabarismo, reza, vela de 7 dias, galo preto, incenso, etc. Pena que nossa moeda não vale um tostão furado, daí está cada vez mais difícil comprar coisas que prestem. 🤢

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...