Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 minutos atrás, Paulo Gustavo Almeida Cardoso disse:

@GuilhermeGB me deram a dica de travar o multiplicador para diminuir a temperatura so que não sei como fazer

Se o problema é só temperatura, é mais efetivo mexer nos limites do PBO (Precision Boost Overdrive). Qual é seu processador? Qual seu cooler e gabinete?

 

EDIT: diga o modelo da placa-mãe também.

  • Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual é seu processador

Ryzen 5 3600 (primeira vez com um Ryzen)
 

 

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual seu cooler e gabinete

Cooler e um Gamma 300 da gamemax e o gabinete e shine g517 da gamemax tmb
 

 

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

modelo da placa-mãe

Uma ASUS TUF GAMING B550M PLUS

Postado
19 minutos atrás, Paulo Gustavo Almeida Cardoso disse:

@GuilhermeGB

Ryzen 5 3600 (primeira vez com um Ryzen)
 

 

Cooler e um Gamma 300 da gamemax e o gabinete e shine g517 da gamemax tmb
 

 

Uma ASUS TUF GAMING B550M PLUS

O gabinete é fechado na frente, vai prejudicar bastante o fluxo de ar interno, e Ryzen são danados pra esquentar em processadores fechados.

 

Também sou novo com Ryzen, peguei o meu semana passada e andei passando por umas temperaturas um pouco anormais também logo que instalei no PC em stock, mas já consegui resolver e talvez seja seu caso também. O que estava acontecendo aqui é que minha placa-mãe estava por padrão colocando uns limites meio altos no PBO, o que fazia o consumo do processador subir um pouco acima do que deveria.

 

De maneira curta, o PBO define os limites térmicos e elétricos para o processador e VRM trabalharem, e ele leva "boost" no nome porque o boost dos processadores Ryzen está diretamente ligado com os limite estabelecidos no PBO. Mas o que eu notei na verdade foi que o processador aumenta muito a temperatura e quase nada o desempenho ao aumentar o limite padrão do PBO. E ao reduzir abaixo do padrão, você perde pouco desempenho e reduz significativamente a temperatura. Eu consegui mais desempenho e menor temperatura fazendo overclock + undervolt, mas isso já é um pouco mais avançado e menos seguro que mexer no PBO.

 

Antes de qualquer coisa, baixe o HWInfo64 ou o Ryzen Master no seu PC e faça um teste de estresse com ele aberto, usando algum programa tipo o Cinebench R20. Lá você conseguirá ver na prática os valores de potência, corrente e temperatura que seu processador está atingindo. Eu prefiro o HWInfo64 porque ele fica mostra os valores máximos e mínimos enquanto o programa está rodando, enquanto o Ryzen Master é instantâneo. Faça o teste e poste o print aqui.

  • Curtir 1
Postado

@Paulo Gustavo Almeida Cardoso o que importa mais é nesse segunda imagem aí que mostra as informações de potência, corrente, temperatura, etc.

 

Eu diria que as temperatura estão OK para seu cooler que é um modelo mais compacto, eu não me preocuparia tanto com esses valores. Parece que na sua placa-mãe o PBO está original para o Ryzen 5 3600, mas você não chegou a atingir os limites máximos (talvez por limitação de temperatura), com o PPT ficando a 68W (o padrão máximo é 88W). Pra ficar melhor do que está aí, você vai ter que definir uns limites mais baixos de PPT, pode começar fazendo uns testes com ele em 65W, 60W, 55W, 50W, etc., até conseguir atingir a temperatura máxima que você achar ideal.

  • Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB então e so colocar esse limitador de watts no ppt ?, se possivel poderia me dizer passo a passo o que fazer sou bem iniciante ainda. (por sinal não sei se será relevante mas eu fiz um pequeno undervolt mudando para o offset mode e colocando no 0.06250 e também onde estou morando todo dia por agora nesse tempo de calor está batendo 37 graus)

Postado
1 minuto atrás, Paulo Gustavo Almeida Cardoso disse:

@GuilhermeGB então e so colocar esse limitador de watts no ppt ?, se possivel poderia me dizer passo a passo o que fazer sou bem iniciante ainda. (por sinal não sei se será relevante mas eu fiz um pequeno undervolt mudando para o offset mode e colocando no 0.06250 e também onde estou morando todo dia por agora nesse tempo de calor está batendo 37 graus)

Deixa a tensão no automático e mexe só no PPT, é mais eficiente. Se você quer uma forma fácil de mexer nisso sem precisar ficar entrando na BIOS da placa-mãe, é só baixar o Ryzen Master. Depois que abrir, vai no "Advanced View". Na tela inicial você verá algumas informações do processador em tempo real. Na parte superior esquerda, embaixo de "Home" vai ter alguns perfis que você pode usar para configurar seu processador, dá pra fazer overclock por aí também, mas por enquanto mexa apenas no PBO. Clique em qualquer um deles, você pode até renomear se quiser, depois clique em "Precision Boost Overdrive", aí você pode ajustar o PPT, PTC e EDC tudo por ali.

 

749639677_ryzenmaster.thumb.png.d091e47e3e939b078e80c82ac97230f6.png

 

No meu caso aí você pode ver que na minha placa-mãe eu coloquei manualmente o PPT para 90 (o padrão é 88), TDC para 60 (padrão) e EDC para 100 (padrão é 90). Por enquanto você pode mexer apenas no PPT, comece por 60 ou 65. Você pode salvar o que faz ali em "Save Profile", depois clica em "Apply" para aplicar as alterações e reiniciar o PC (é preciso reiniciar porque as configurações serão aplicadas na BIOS). Depois que voltar pro PC, realize o teste de estresse novamente e veja o resultado.

Postado
9 minutos atrás, Paulo Gustavo Almeida Cardoso disse:

@GuilhermeGB meu PPT e todos os outro estão com numeros muito altos isso e normal
image.thumb.png.a314b081ede3c6a16bf7cbea4ab01bbb.png

Talvez porque você nunca mexeu nessas configurações. Coloque o PPT no valor que você quer e os outros você pode colocar no padrão no Ryzen 5 3600, TPC em 60 e EDC em 90.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...