Ir ao conteúdo

Energia, configuração ou falta de aterramento? Delay no teclado

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Postado

Bom dia fórum. Meu computador desde sempre deu choque no gabinete. Ele é coloca em cima de um criado-mudo, monitor e periféricos ficam em cima da mesa. Um problema bem chato tem acontecido: O teclado e as vezes o mouse parece que apresentam um delay. Por exemplo, reparei que a teclas TAB, Q, E, W, R as vezes dão um delay pra sair, atrapalha muito em jogos MOBA tipo LOL, dotA etc. Em outros jogos é imperceptível. O delay é de uns 2s, atrapalha demais além do PC dando choque, que não me atrapalha em nada. E outra: Estava com um problema de desligar o teclado e o mouse DO NADA, no meio do jogo. Mas foi resolvido desabilitando a opção do PC desligar eles pra economizar energia, no Gerenciador de Dispositivos. Parou de vez. Então sobre esse problema do delay, alguém tem alguma solução? Problema de energia, fonte, falta de aterramento tem a ver com isso? Alguma configuração no PC? Me ajudem, plz
- Alguns pontos importantes:

1- Teclado e mouse são ligados no suporte de headset, que tem duas portas USB.

2- Fonte é de 700W. Tudo (PC, monitor) é ligado num filtro de linha.

3- Já ocorreu um problema de ligar o teclado atrás do PC e ele ficar ligando e desligando. O teclado é um T-Dagger BORA, mecânico.

• Membro VIP
Postado

Resolva o problema do choque colocando um aterramento de verdade e veja se resolve a questão do teclado. Somando a isso, use spray limpa contatos no conector do teclado ou usb e afins. Seu sistema ou programa pode estar sendo atualizado em 2º plano o que pode causar travadas longas (não ajudo a resolver isso 😜).

• Membro VIP
Postado

@Kevin G. Oliveira Boa tarde!
Quanto ao choque no gabinete, pode ser falta de aterramento, como também pode ser que a polaridade da tomada esteja invertida. (Caso esteja, resolvendo isso pode ser que pare de dar choque mesmo sem aterramento).
Quanto a latência do teclado, não creio que esteja relacionado, mas tente resolver isso para ter certeza... Teste outro teclado também.

O que pode ocorrer com a falta de aterramento é, além de dar choque no gabinete (que as vezes pode ser perigosamente forte), talvez possa dar ruído no áudio.

Postado

@.if Como resolvo o aterramento: Módulo estabilizador? Aterramento eletrônico?
Outras alternativas além de barra de cofre. Meu piso é lajotado.

@Ferox Graxaim Irei testar com um teclado normal assim que chegar em casa.
Alguma outra solução pra fazer aterramento além da barra de cobre? Meu piso é lajotado e dificulta um pouco.
Módulo estabilizador? Aterramento eletrônico? Um filtro de linha melhor?
Na questão do audio tá tudo ok. Tive alguns problemas de desligar alguns periféricos DO NADA: Teclado, webcam, mouse e até o Wifi USB. Resolvi desligando a opção do PC desligar algumas portas pra economizar energia.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Kevin G. Oliveira Jamais utilize estabilizador ou aterramento eletrônico. Mais especialmente estabilizador, que pode prejudicar teu hardware à longo prazo.

Esse vídeo da Engehall fala sobre "aterramentos eletrônicos"

Minha recomendação é pelo menos, verificar se a polaridade da tomada não está invertida. Caso esteja invertida, isso deve resolver parte dos problemas. Podes verificar isso com uma chave teste, e verificar se ela acende no pino que deveria ser "fase" conforme a imagem abaixo:2.png

Caso tua tomada seja no padrão antigo, recomendo trocar por uma do padrão novo. (Mas caso seja do padrão antigo com o pino terra, a lógica é a mesma, mas senão me engano a posição da fase é diferente. Pode haver um buraco com um W do lado, aquele deve ser a fase. Ou com um N do lado, que deverá ser o neutro.) Caso já tenha arrancado o pino "terra"  da tomada (o que não deveria ter feito), tente apenas inverter a posição do plugue na tomada. Se não resolver, aí é necessário chamar um eletricista qualificado para fazer o aterramento. É importante aterramento também para sua segurança.

16 minutos atrás, Kevin G. Oliveira disse:

@Ferox Graxaim Irei testar com um teclado normal assim que chegar em casa.
Alguma outra solução pra fazer aterramento além da barra de cobre? Meu piso é lajotado e dificulta um pouco.

Deve já haver uma barra de aterramento no contador de energia, ela pode ser usada para o aterramento da sua casa. Mas igual seriam necessárias mais barras de aterramento além daquela (pelo menos umas três), e interligá-las. Um eletricista qualificado pode fazer esse serviço.

16 minutos atrás, Kevin G. Oliveira disse:

Tive alguns problemas de desligar alguns periféricos DO NADA: Teclado, webcam, mouse e até o Wifi USB. Resolvi desligando a opção do PC desligar algumas portas pra economizar energia.

No caso ao que me parece, deve ser apenas configuração mesmo... Agora o teclado com atraso, talvez seja um problema do próprio teclado. Teria que testar com outro.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...