Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, compre um notebook recentemente com 8gb de memória RAM e queria saber se tenho 1 slot com 8gb e 1 slot livre ou 2 slots de 4gb ram sem abrir o notebook para conferir.

Testei 3 programas para conferir pelo PC:

• Gerenciador de tarefas
  • CPU - Z
  • Speeccy (C cleaner)

Pelo gerênciador de tarefas do windows descobri que tenho 2 slots em uso.

No programa CPU-Z só há a informação sobre 1 slot, e o 2º slot está sem informações. (percebi também a diferença de MHz informada entre o gerenciador e o CPU-Z🤔)

Por fim, no speecy informa que estou usando 1 slot e tenho outro livre que é o que acreditava antes de conferir nos programas anteriores

Afinal, qual o veredito sobre meus slots? não quero apelar a abrir o notebook ;D

Sou leigo em assuntos de hardware, de já agradeço pelas respostas!

gentarefas.png

cpuZ.PNG

Cpuz1.PNG

cpuz2.PNG

speccy.PNG

Postado

@Paulo Adryell Pelo que eu vi os 2 slots estão em uso com 4gb ram em cada totalizando os 8gb!

cpu-z e mais confiável ele mostra até a quantidade de slots que seu PC possui mesmo sem estar usando os slots!

@Paulo Adryell E se você olhar no speecy ele mostra que as memorias estão trabalhando em dual channel então são 2 memorias cada uma de quatro, no speecy ele totaliza o total de memoria!

• Amei 1
Postado

Abra um prompt de comando e digite o seguinte comando:

wmic memorychip get Capacity,Manufacturer,model,Partnumber,serialnumber,speed,tag

Se o resultado for apenas 1 linha então você tem uma memória se aparecerem 2 linhas são 2 memórias, no meu caso eu tenho 3 memórias:

FzCTR6v.png

Postado

@Paulo Adryell Pega o modelo do notebook e joga no google, dai procura por uma placa principal de reposição pro mesmo e olha nas fotos quantos slots ela tem...

Por programa é impossível ter certeza, ate porque do ponto de vista do programa não faz diferença uma memoria soldada na placa pra uma memoria em um slot, porém como informa que tem 2 slots em uso, e no segundo slot o SPD esta em branco, acredito que você tenha 4GB onboard e 4GB em um slot, e que provavelmente é o único slot de expansão de memoria na placa.

E pra economizar alguns centavos o fabricante não soldou a memoria SPD dos 4GB onboard, por isso o campo SPD do segundo slot aparece em branco.

• Curtir 1
Postado

@Paulo Adryell Ainda da pra ver que os 4GB onboard são mais lentos (DDR4 2666) que a memoria no slot (DR4 3200), como consequência a placa-mãe tem que trabalhar na velocidade da memoria mais lenta e a segunda memoria fica sub utilizada...

Da pra usar um dual channel "parcial" com 8 + os 4GB onboard, ficando com 12GB totais, nesse modo os primeiros 8GB seriam acessados em modo dual channel e os demais 4GB em modo single channel. o desempenho seria melhor que apenas 8GB dual channel, mas inferior a 16GB dual channel.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...