Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Eu tenho uma Internet de 300 megas de Fibra da Vivo e o roteador fornecido por eles era conectado em outro roteador da gigabyte no quarto por um Cabo cat5e e funcionava normalmente, mas troquei ele por um Cat6 mas sempre que conecto no roteador da vivo ao outro roteador o cabo não recebe sinal de Internet mas se conecto um cabo Cat5e no roteador na vivo no roteador da gigabyte ele funciona e se conecto o cabo cat6 no roteador da gigabyte no computador funciona normal, mostrando que o problema não é o cabo e nem o roteador da Gigabyte  e sim no roteador da vivo, alguém saberia como resolver? Pesquisei  e não achei nada referente a isso.

Obs.: o modem da vivo e da marca MitraStar

Obrigado 

Postado

Um roteador não sabe a diferença entre esses cabos. E se usa apenas Gigabit e não tem cabos muito longos (+50m) ou passando por zonas de muito alta interferência eletromagnética, não há razão para trocar Cat5E por Cat6 ou Cat7. O e de 5e é justamente isso: a garantia de que o cabo funciona bem até os limites do padrão. Em torno de 100m para a infraestrutura, 5m para o cabo, por segmento.

Tem um aparelho para testar esses cabos? 

Postado

@arfneto

Então cabo é de 30m sem nenhum outro cabo de energia passando próximo ou junto dele com, só que com Cat5e estava recebendo só 100 megas então troquei, eu conectei o roteador da vivo direto no PC com o Cat6 ele n funciona, mas se conecto o roteador da Gigabyte  no computador com o mesmo cabo funciona, isso que está estranho.

Já com o cabo cat5e eu não tenho nenhum problema conectar um roteador no outro e nem o roteador da vivo no computador.

Então o problema está nas portas do Roteador da Vivo com o Cabo Cst6, só que não tenho ideia de como resolver isso.

Postado

O cabo é só um cabo. Cat6 vai ter os pares isolados de uma maneira muito mais eficiente. E é muito mais caro. 

Mas Cat6 vai bem até 10Gbps. E é muito melhor isolado, par a par. E tem mais metal em cada cabo, então é mais pesado e menos maleável. E é muito melhor isolado.

Você tem um testador para os cabos? Pode trocar os terminais? Está seguro de que os dispositivos de cada lado não são o problema? Teste metodicamente, passo a passo.

O aparelho não conhece o cabo. Gigabit usa as 8 vias. 100mbpbs conecta com apenas 4. Se tiver um defeito nas OUTRAS 4 que 100mbps não usa e tiver um aparelho que só conecta a 100 nunca vai saber, por exemplo.

• 2 anos depois...
Postado

Mesmo sintoma. Cabo Cat6 testado (sem interrupção dos pares trançados, sequência de pinos OK, não é cabo cross). No modem Vivo não funciona. 

Mas qual foi minha surpresa ao inverter as pontas conectadas no roteador Vivo e no notebook. Passou a funcionar.

Voltei para o outro sentido, revisei as portas para verificar frouxidão e não funciona. Os LEDs piscam lentamente e não sincronizam.

"Não sei... só sei que foi assim"

Postado
Em 02/10/2021 às 10:33, arfneto disse:

E tem mais metal em cada cabo, então é mais pesado e menos maleável. E é muito melhor isolado.

41 minutos atrás, Allan Azevedo disse:

Mas qual foi minha surpresa ao inverter as pontas conectadas no roteador Vivo e no notebook. Passou a funcionar

Pois é. Os soquetes nesses aparelhos são CAT5e. Os conetores CAT6 e superior são diferentes, tem muito mais metal e blindagem e são mais duros. Pode não encaixar direito e depois encaixar direito, como no seu caso.

O simples é usar cabos e conectores e soquetes da mesma categoria... E mais barato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!