Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com uma dúvida, sobre se posso ligar um switch diretamente no modem da operadora ou se eu precisaria de um roteador para fazer a distribuição do servidor DHCP e, então ligar o switch ao roteador? Faço esta pergunta pois, tenho um modem da operadora que somente recebe a fibra e possui apenas uma porta ethernet e nessa porta ethernet do modem está ligado o meu roteador (que não possui portas gigabit, apenas fast ethernet), por isso gostaria de ligar um switch gigabit vindo direto do modem para ligar 3 computadores e ter totalmente a minha banda de internet disponível pelo menos via cabo de rede, já que possuo um plano de 400mbs e utilizo apenas 100mbs pela limitação do roteador que possuo, há o modem da provedora que recebe a fibra possui porta gigabit (tem apenas uma porta). Também gostaria de saber se for possível ligar um switch diretamente ao modem do provedor ele precisará ser gerenciável ao  não gerenciável? Tenho essa dúvida também.

Equipamentos que tenho hoje:

-modem fiber home (não tem wi-fi integrado, só uma porta de rede)

- roteador mikrotik hAP

Postado

@filipebudin então... geralmente os provedores de fibra usam o roteador para autenticação PPoE, alguns até bloqueando o acesso dos usuários para ninguém saber o usuário e senha... Alguns já no próprio modem possui a autenticação não interferindo no roteador... teria que testar ou perguntar seu provedor essa questão...

Geralmente os switch acompanham autenticação PPoE, então se possuir e for o meio usado pelo provedor, terá que configura-lo se usar direto na ONU, se a ONU possuir DHCP, terá que desativa-lo do switch (Se ele possuir)... tem que analisar o modelo e o que tem em um e no outro (Ainda que provavelmente valeria mais a pena usar o switch como servidor DHCP e desativar os demais..

Aqui eu uso da ONU giga (Autenticação direto nela) -> Roteador giga -> PC e CFTV + 1 roteador em switch (Fast Ethernet) (temporário até comprar um) -> Servidor DNS+Servidor DHCP

Servidor DHCP distribui os endereços e o DNS pessoal para todas as maquinas...

• Obrigado 1
Postado

@Arthur Guillermo Eu preciso de um roteador ligado direto no modem do meu provedor, isso não ficou claro para mim? Você também disse, pelo que entendi, que é possível ligar um switch diretamente no modem para fazer a distribuição de IPs, tem algum modelo de switch com essas funções para me recomendar? No meu caso o modem da operadora está em modo Bridge, eu acho, pois ele somente passa a internet, todo o controle da minha rede é feito pelo roteador mikrotik, que atualmente está com os 3 computadores ligado via cabo e distribui wi-fi para a casa toda (wifi um pouco ruim, mas isso vou concertando aos poucos, pois minha principal mudança no momento, seria ter pelo menos nos computadores via cabo, toda a banda de internet disponível, por isso pensei em um switch, ao invés de comprar um roteador novo). 

Postado

@filipebudin

5 horas atrás, filipebudin disse:

@Arthur Guillermo Eu preciso de um roteador ligado direto no modem do meu provedor, isso não ficou claro para mim?

Não precisa de exatamente um roteador, tudo depende de como é colocado o discador da fibra se conexão PPPoE, quando você liga direto do modem ao computador ele ainda está com internet?

Se sim, poderia colocar qualquer switch que daria certo, agora se não, precisa um que faça autenticação (Se não é possível colocar no modem direto)

Geralmente switchs da TP-link possuem função de autenticação PPPoE porém, isso não vai depender só de você, por que se tiver que colocar por exemplo o switch de discador teria que ter acesso ao seu login (Que geralmente não fornecem), dai do switch você pode ligar seu roteador, computador, etc a vontade tudo em bridge que daria certo...

Você também pode usar o switch como servidor DHCP, desativando o do roteador, o importante é apenas 1 servidor DHCP ligado para fazer o fornecimento de IPs...

Tipo seria:

1- Modem sendo discador (Gateway), distribuindo internet pelo switch e o roteador sendo servidor DHCP

2- Modem (Só recebe o sinal) -> switch (Com discador, sendo gateway) -> Roteador (DHCP)

3- Modem (Recebedor) -> switch(gateway e DHCP)

4- Modem (recebedor) -> Roteador(gateway e DHCP) -> switch

Tem que analisar certinho como você ta querendo montar isso... porém o meio mais correto que vejo seria comprar um switch (TPLink/outro) que aguentasse o servidor DHCP e ser o gateway (Possuir autenticação PPPoE se é que é necessário para ter acesso a internet), ficando tudo nele e o roteador como AP apenas e os demais computadores tudo no switch para aproveitar as porta giga

Não sei se ficou claro... porém tentei explicar kkk

• Amei 1
Postado
15 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

@filipebudin

Não precisa de exatamente um roteador, tudo depende de como é colocado o discador da fibra se conexão PPPoE, quando você liga direto do modem ao computador ele ainda está com internet?

Se sim, poderia colocar qualquer switch que daria certo, agora se não, precisa um que faça autenticação (Se não é possível colocar no modem direto)

Geralmente switchs da TP-link possuem função de autenticação PPPoE porém, isso não vai depender só de você, por que se tiver que colocar por exemplo o switch de discador teria que ter acesso ao seu login (Que geralmente não fornecem), dai do switch você pode ligar seu roteador, computador, etc a vontade tudo em bridge que daria certo...

Você também pode usar o switch como servidor DHCP, desativando o do roteador, o importante é apenas 1 servidor DHCP ligado para fazer o fornecimento de IPs...

Tipo seria:

1- Modem sendo discador (Gateway), distribuindo internet pelo switch e o roteador sendo servidor DHCP

2- Modem (Só recebe o sinal) -> switch (Com discador, sendo gateway) -> Roteador (DHCP)

3- Modem (Recebedor) -> switch(gateway e DHCP)

4- Modem (recebedor) -> Roteador(gateway e DHCP) -> switch

Tem que analisar certinho como você ta querendo montar isso... porém o meio mais correto que vejo seria comprar um switch (TPLink/outro) que aguentasse o servidor DHCP e ser o gateway (Possuir autenticação PPPoE se é que é necessário para ter acesso a internet), ficando tudo nele e o roteador como AP apenas e os demais computadores tudo no switch para aproveitar as porta giga

Não sei se ficou claro... porém tentei explicar kkk

ficou bem mais claro agora eu acho que o tipo 2 que você demonstrou é exatamente o que eu quero, só fiquei com uma dúvida ainda. O switch precisa ser gerenciável? E na hora de eu comprar um switch com essas características, quais outras eu preciso saber para não errar na compra? Tipo cpu, memória RAM, funções adicionais. Alguma dica de onde eu possa começar?

Postado

@filipebudin estive um pouco ocupado kk

Em 04/10/2021 às 08:21, filipebudin disse:

O switch precisa ser gerenciável?

Seria o ideal, para poder fazer o método 2 (Com autenticação direta no switch tornando-o gateway)

Em 04/10/2021 às 08:21, filipebudin disse:

E na hora de eu comprar um switch com essas características, quais outras eu preciso saber para não errar na compra? Tipo cpu, memória RAM, funções adicionais.

Referente a CPU, RAM, etc.. bom ... creio que para uso doméstico não se necessite tanto, porém se quiser comportar muita gente e evitar uso excessivo é melhor escolher os que achar com maior quantidade de Clock e RAM... (Geralmente escolho equipamentos para sobrar e não faltar hehehe) na questão de indicação já não sou muito bom...

Porém é legal ter um com QOS e PPPoE... dependendo como queira usar ai já depende de quais funções procura... eu mesmo geralmente uso um servidor DNS+DHCP (Linux), modem com autenticação PPPoE e nada mais...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...