Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Eu descobri que o notebook tem a porta USB-C, eu pesquisei que é uma porta para conectar o carregador de celular no notebook, sem precisando de cabo e fonte do notebook.

20211005_123201.thumb.jpg.ed034caf159a380191b43d08c9ec25ab.jpg

Eu coloquei o carregador de celular Samsung Galaxy S20 FE e encaixou direito na porta, mas eu não comecei a colocar na tomada pois, como esse carregador tem especificação especial chamado "Adaptative Fast Changer" (Carregamento Rápido Adaptativo), eu tenho medo de que, feito isso, pode danificar o notebook, pois aquele carregador não foi feito para ele.

20211005_123121.thumb.jpg.efe74aece8aae9e2707f55a3afb4a3bf.jpg

Existe alguns riscos de colocar o carregador de celular no notebook? Posso colocar sem problemas?

Postado

Existem notebooks que carregam pela porta USB-C mas não são todos. Geralmente são notebooks mais caros. O mais provável é que essa porta seja exclusiva para transmissão de dados, sendo que pode ser USB-C comum ou Thunderbolt "4.0" (primeira opção mais provável). Não plugue nada que entregue tensão nessa porta a não ser que você tenha certeza de que o seu modelo de notebook suporta carregamento pela porta USB-C.

@Joao531

Adicionando algo um pouco mais específico da sua dúvida:

Carregadores Fast Charging, ou com nomenclatura equivalente, possuem geralmente três modos de operação: 5V (padrão) 9V e 12V. Estas duas tensões maiores apenas são utilizadas se o dispositivo (celular ou computador) conectado se comunicar com o carregador e pedir mais tensão.

Então, se você tem certeza de que o seu notebook suporta carregamento por USB-C e sabe que ele recebe 5V de tensão por ela, você pode sim utilizar o carregador Fast Charging.

Eu sugiro que você informe o número de série de seu notebook aqui para que seja possível que identifiquemos se ele possui o recurso de carregamento por USB-C ou não.

Postado

Você não está conectado o "carregador" no seu notebook, amigo, está simplesmente conectado o cabo USB. A fonte do seu celular suporta carregamento rápido, mas isso não tem nada a ver com o funcionamento do seu celular conectado ao computador. O USB tipo-C é apenas uma evolução do padrão USB, apesar de possuir novas funções e suportar também uma transferencia maior de energia, ele também tem a capacidade de funcionar como qualquer outra porta USB mais antiga. Para ter um carregamento mais rápido através do USB do computador, é necessário configurar isso, geralmente por meio de um software que o fabricante da placa-mãe disponibiliza.

Postado
42 minutos atrás, acvale disse:

Eu sugiro que você informe o número de série de seu notebook aqui para que seja possível que identifiquemos se ele possui o recurso ou não.

O modelo do meu notebook é Acer Aspire 5 A515-51-51UX. O número de série é 83490512495

Postado

@Joao531 A Acer disponibiliza uma lista com os dispositivos que suportam carregamento por USB-C, e o seu modelo não está incluso. Além disso, eles demandam 20V e 2.25A da fonte, então mesmo neste modelos não seria possível utilizar o carregador do celular. Eu também dei uma olhada em fóruns e não achei nehum relato de compatibilidade em qualquer Acer Aspire 5.

O manual do Aspire 5 A515-51 também não apresenta nada a respeito de carregamento do notebook por meio do USB-C.

Postado
37 minutos atrás, acvale disse:

Carregadores Fast Charging, ou com nomenclatura equivalente, possuem geralmente três modos de operação: 5V (padrão) 9V e 12V. Estas duas tensões maiores apenas são utilizadas se o dispositivo (celular ou computador) conectado se comunicar com o carregador e pedir mais tensão.

Então, se você tem certeza de que o seu notebook suporta carregamento por USB-C e sabe que ele recebe 5V de tensão por ela, você pode sim utilizar o carregador Fast Charging.

Eu sugiro que você informe o número de série de seu notebook aqui para que seja possível que identifiquemos se ele possui o recurso de carregamento por USB-C ou não.

Amigo, para funcionamento com tensões acima de 5V, é necessário que o dispostivo solicite a tensão maior. Por questão de segurança, o USB tipo-C nunca fornecerá mais do que 5V se o dispostivo não pedir por isso. O USB Tipo-C possui um pino exclusivo para envio de tensão, o Vbus, e através dos pinos CC1 e CC2, que são os pinos do Power Delivery. No caso em questão, o notebook precisa suportar fornecer essas tensões maiores que 5V.

usb-type-c-hdmi-f1.png

Existe um documento técnico mais detalhado sobre o funcionamento do USB Tipo-C e o Power Delivery: https://www.ti.com/lit/slyy109

Postado
53 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Amigo, para funcionamento com tensões acima de 5V, é necessário que o dispostivo solicite a tensão maior. Por questão de segurança, o USB tipo-C nunca fornecerá mais do que 5V se o dispostivo não pedir por isso.

Mas é exatamente isso que eu disse...

Eu acho que você interpretou o post incial errado, o @Joao531 queria carregar o notebook por meio da porta USB-C, e não carregar um celular conectado ao computador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...