Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho um cpu r5 3600 so que no site da amd diz que o maximo suportado e 3200mhz na memoria ram e vi algumas pessoas na internet rodando memoria a 3600mhz no r5 3600 estou querendo trocar as minhas de 3000mhz e estou com essa duvida se 3600mhz rodaria nessa cpu. antes que perguntem estou com uma placa-mãe ASUS tuf x570 grato quem poder ajudar

Postado

@experience4k Sinceramente não vejo uma diferença tão grande entre a de 3000mhz e 3200/3600, muda uns 3-5 fps no max...o processador aguenta até 3200mhz, ele não aceita mais que isso, pode usar tranquilamente frequencias de ram maiores, mas o processador vai limitar a 3200mhz

Se não estiverem com defeito ou possuir "pouca ram (4/8gb)", diria que não precisa comprar outras

Postado

@experience4k Não faz sentido nenhum trocar as suas. O ganho de desempenho será mínimo, 2 a 5 FPS dependendo do jogo se muito. Se fizer mesmo questão, a velocidade mais indicada para R5 3600 é de 3400 MHz (que praticamente não existe para comprar), mas dá para usar as de 3600 nessa velocidade. Pessoalmente eu não faria essa troca, dinheiro jogado fora. Se quer mesmo um upgrade então concentre-se em trocar o processador. Se vender o seu por um bom preço compra um 5600X, aí mesmo com suas memórias atuais você verá um ganho absurdo de desempenho.

Postado

O R5 3600 suporta sim, inclusive tenho memórias de 3600MHz e ainda estou usando com overclock de 3733MHz. Mas não vale a pena fazer esse tipo de "upgrade" para o usuário médio, só vai ver diferença comparando as duas lado a lado.

Postado
5 horas atrás, experience4k disse:

tenho um cpu r5 3600 so que no site da amd diz que o maximo suportado e 3200mhz na memoria ram e vi algumas pessoas na internet rodando memoria a 3600mhz no r5 3600 estou querendo trocar as minhas de 3000mhz e estou com essa duvida se 3600mhz rodaria nessa cpu. antes que perguntem estou com uma placa-mãe ASUS tuf x570 grato quem poder ajudar

Você pode, até deveria, tentar fazer um OC nessa RAM que tem aí.. Até porque, não fará muita diferença entre 3000, 3200 e 3600..

Postado

o que eu estou tentando fazer e exatamente ganhar alguns fps a mais com uma resoluçao em 4k eo processador não faz muita diferença no 4k.

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O R5 3600 suporta sim, inclusive tenho memórias de 3600MHz e ainda estou usando com overclock de 3733MHz. Mas não vale a pena fazer esse tipo de "upgrade" para o usuário médio, só vai ver diferença comparando as duas lado a lado.

ei vi um cara ganhar entre 15 e 20 fps com esse upgrade no warfare por isso to querendo fazer pra ver no que da.

1 hora atrás, RS Faria disse:

Você pode, até deveria, tentar fazer um OC nessa RAM que tem aí.. Até porque, não fará muita diferença entre 3000, 3200 e 3600..

ja tentei so vai ate 3k mesmo

Postado
50 minutos atrás, experience4k disse:

o que eu estou tentando fazer e exatamente ganhar alguns fps a mais com uma resoluçao em 4k eo processador não faz muita diferença no 4k.

Desligue o scaling do windows e coloque sua resolução em QHD. Isso sim vai te trazer bom ganho. Pessoalmente eu acho 4K e QHD jogar dinheiro e desempenho fora, por que para quem está colado no monitor não faz sentido comprar uma tela onde essas resoluções tenham ganho efetivo (29" para cima) e se for para jogar longe da tela só para usufruir da resolução adicional é melhor jogar perto com FHD. Sempre indico a todos que comprem monitores até 29" e com resolução FHD por essa exata razão. Pra você ter uma ideia, em 4K até uma RTX 3090 fica aleijada parecendo PC velho e fraco. Só prejuízo.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Desligue o scaling do windows e coloque sua resolução em QHD. Isso sim vai te trazer bom ganho. Pessoalmente eu acho 4K e QHD jogar dinheiro e desempenho fora, por que para quem está colado no monitor não faz sentido comprar uma tela onde essas resoluções tenham ganho efetivo (29" para cima) e se for para jogar longe da tela só para usufruir da resolução adicional é melhor jogar perto com FHD. Sempre indico a todos que comprem monitores até 29" e com resolução FHD por essa exata razão. Pra você ter uma ideia, em 4K até uma RTX 3090 fica aleijada parecendo PC velho e fraco. Só prejuízo.

vou pesquisar mais tarde sua dica do scaling quanto o monitor cara não e besteira não uso o PC numa tv 59" 4k pra jogar ea imagem nos games fica linda d+ um espetaculo posso ate postar um video aqui pra voce ver a diferença e tanta que nem 1080p eu não consigo jogar mais.

Postado
1 hora atrás, experience4k disse:

ei vi um cara ganhar entre 15 e 20 fps com esse upgrade no warfare por isso to querendo fazer pra ver no que da.

Gostaria de ver a fonte dessa informação, está muito alto esse ganho. Lembrando também que quando você ganha algum FPS por melhoria na memória RAM, ela só será visível se seu processador estiver trabalhando no máximo que pode, ou seja, quando ele é o gargalo do sistema. O que o pessoal geralmente procura ganhar com frequências mais altas ou com timings mais baixos é estabilidade nos FPS, fazendo o FPS mínimo ser um pouco mais alto. O sweet spot geralmente são RAMs de 3200MHz CL14.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Gostaria de ver a fonte dessa informação, está muito alto esse ganho. Lembrando também que quando você ganha algum FPS por melhoria na memória RAM, ela só será visível se seu processador estiver trabalhando no máximo que pode, ou seja, quando ele é o gargalo do sistema. O que o pessoal geralmente procura ganhar com frequências mais altas ou com timings mais baixos é estabilidade nos FPS, fazendo o FPS mínimo ser um pouco mais alto. O sweet spot geralmente são RAMs de 3200MHz CL14.

acho q vou de 3600mhz pra ver o que acontece a ideia e dar uma estabilizada nos fps em 4k

Postado
1 minuto atrás, experience4k disse:

acho q vou de 3600mhz pra ver o que acontece a ideia e dar uma estabilizada nos fps em 4k

Se você não tiver nenhuma placa de alto desempenho pra 4K, não vai ver nenhum melhoria significativa pelo lado do processador, pois o gargalo do seu sistema será a placa de vídeo. Resoluções mais altas começam a exigir placas com memórias de vídeo mais rápidas para terem melhor estabilidade, como é o caso de placas como a RTX 3070 e RTX 3080.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você me lembrou do fato de que em 4K o processador fica subutilizado. Ou seja, esse ganho provavelmente seria zero. Mesmo um R5 3600 fica subutilizado com uma RTX 3090 em 4K com tudo no talo.

31 minutos atrás, experience4k disse:

vou pesquisar mais tarde sua dica do scaling quanto o monitor cara não e besteira não uso o PC numa tv 59" 4k pra jogar ea imagem nos games fica linda d+ um espetaculo posso ate postar um video aqui pra voce ver a diferença e tanta que nem 1080p eu não consigo jogar mais.

Ok. Eu prefiro jogar no monitor, na TV eu acho melhor videogame. Lembrando que as configurações automáticas de TV são feitas para embelezar a imagem, elas tem vários artifícios para isso e não é só o fato de ser 4K que torna as imagens mais bonitas, muitíssimo pelo contrário, ESPECIALMENTE em 59" onde a densidade de pixels já cai tanto e deve estar mais ou menos com a mesma qualidade de uma FHD em 27". 

Exceto, é claro, pelo fato de que as TVs vão usar os efeitos para melhorar a imagem, mas isso não aumenta a fidelidade visual, apenas a aparência geral, e o preço pago geralmente é um aumento enorme na latência e tempo de resposta.

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você não tiver nenhuma placa de alto desempenho pra 4K, não vai ver nenhum melhoria significativa pelo lado do processador, pois o gargalo do seu sistema será a placa de vídeo. Resoluções mais altas começam a exigir placas com memórias de vídeo mais rápidas para terem melhor estabilidade, como é o caso de placas como a RTX 3070 e RTX 3080.

e verdade so que  essas placas estão cada dia mais caras eu junto o dinheiro pra pega e quando vou ver ja aumento de novo o preço entao sem condiçoes por enquanto tentar o plano B. o processador nem da uso em 4k fica 10% de uso.

42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

achei o video ele ta com um r5 3600 também da uma olhada aqui 

Postado
56 minutos atrás, experience4k disse:

O vídeo tem um problema, pois ele só fala de frequência, não de timings.. Nos comentários, alguém pergunta isso pra ele e tem um link pra outro vídeo, de outro canal, de como fazer um tuning de RAM, pra Ryzen.. A coisa do Thaiphoon Burner + Ryzen DRAM Calculator..

No fim, não é só frequência que fez a mágica, foi o OC + tuning de RAM.. Beira o enganoso..

Além disso, ele tá jogando em FullHD, não em 4K..

Postado
26 minutos atrás, RS Faria disse:

O vídeo tem um problema, pois ele só fala de frequência, não de timings.. Nos comentários, alguém pergunta isso pra ele e tem um link pra outro vídeo, de outro canal, de como fazer um tuning de RAM, pra Ryzen.. A coisa do Thaiphoon Burner + Ryzen DRAM Calculator..

No fim, não é só frequência que fez a mágica, foi o OC + tuning de RAM.. Beira o enganoso..

Além disso, ele tá jogando em FullHD, não em 4K..

mais e por isso que fiquei com vontade de pegar uma de 3600mhz porque o desempenho ai ta muito superior e ele ainda mostra que funciona com o r5 3600 e ele mostra memoria asgard que ja ouvi falar bem dela.

Postado
26 minutos atrás, experience4k disse:

mais e por isso que fiquei com vontade de pegar uma de 3600mhz porque o desempenho ai ta muito superior e ele ainda mostra que funiona com o r5 3600.

Ele pode ter um kit de RAM que, de fábrica, seja 3200MHz mas com latências altas.. Ele joga em FullHD e o Warzone, sabidamente, puxa BEM da CPU.. Ele tá num cenário onde CPU pode ser o limitante.. Nesse cenário, talvez só o tuning das latências, já faria diferença..

image.thumb.png.d6a5fbcc8ca3b682445af635c671196b.png

Quando o limitante não é o processador, a coisa muda drasticamente

image.thumb.png.19ede55b420dbb5a1db760370a4d7397.png

Teste de onde tirei as prints - https://www.youtube.com/watch?v=iH3qq_mSxTM&ab_channel=HardwareUnboxed

Eu diria pra tentar um tuning mais fino na sua memória, além do OC que já fez, pra tentar tirar algo mais delas.. Antes de gastar..

Aliás, sobre a RAM, funcionar com o dele, NÃO significa que funcionará no seu.. Não existem 2 componentes iguais..

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, RS Faria disse:

Ele pode ter um kit de RAM que, de fábrica, seja 3200MHz mas com latências altas.. Ele joga em FullHD e o Warzone, sabidamente, puxa BEM da CPU.. Ele tá num cenário onde CPU pode ser o limitante.. Nesse cenário, talvez só o tuning das latências, já faria diferença..

image.thumb.png.d6a5fbcc8ca3b682445af635c671196b.png

Quando o limitante não é o processador, a coisa muda drasticamente

image.thumb.png.19ede55b420dbb5a1db760370a4d7397.png

Teste de onde tirei as prints - https://www.youtube.com/watch?v=iH3qq_mSxTM&ab_channel=HardwareUnboxed

Eu diria pra tentar um tuning mais fino na sua memória, além do OC que já fez, pra tentar tirar algo mais delas.. Antes de gastar..

Aliás, sobre a RAM, funcionar com o dele, NÃO significa que funcionará no seu.. Não existem 2 componentes iguais..

ja pedi 4 memoria de 3600 no ali kkk a que ele fala no video e memoria samsung por isso q e top o modelo e esse depois posto o resultado pra vocês quando chegar

Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

infelizmente so da pra ver presencialmente a diferença das telas mais a diferença que eu sinto do 1080 pra 4k e essa 

Postado
4 horas atrás, experience4k disse:

e verdade so que  essas placas estão cada dia mais caras eu junto o dinheiro pra pega e quando vou ver ja aumento de novo o preço entao sem condiçoes por enquanto tentar o plano B. o processador nem da uso em 4k fica 10% de uso.

Bom, na verdade aí o ganho foi por volta de 12 FPS, o que representa aproximadamente 12,6% de ganho (95 para 107). Eu esperaria esse tipo de ganho aumentando de 3000MHz com timings ruins para 3600MHz com timings mais bem ajustados. O ganho mais expressivo, foi no FPS mínimo, que subiu de 56 FPS para 77 FPS, ou seja, 37,5% de ganho.

Claro que jogando em 4K, onde você provavelmente rodaria esse jogos abaixo de 60 FPS, nenhuma das duas melhorias seriam visível, primeiramente porque mesmo com uma RAM mais lenta, o processador já conseguia pegar uma média de 95 FPS, então rodando a 60 FPS nem vai forçar tanto o processador. Como o FPS mínimo já era 56 FPS com a memória "ruim", a mínima rodando a 60 FPS em 4K vai depender mais da placa de vídeo.

Postado

@GuilhermeGB @experience4k Dê uma olhada na densidade de pixels de uma tela de 59" a 4K e uma de 27" em FHD: https://www.google.com/search?q=59"+tv+pixel+density+4k&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR931BR932&o que=59"+tv+pixel+density+4k&aqs=chrome..69i57.9910j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

São 73 e 81 respectivamente. Ou seja, um monitor de 27" em FHD terá uma qualidade de imagem SUPERIOR a um 4K de 59". Daria para jogar em um monitor de 30" FHD com a mesmíssima qualidade de um 59" 4K. Como já disse, a mágica de TVs 4K está nos efeitos que os fabricantes colocam na imagem e o custo é perda de desempenho. Jogar jogos FPS assim competitivamente seria lastimável por exemplo, pois você sempre estaria tentando compensar o atraso no tempo de resposta da imagem. Claro que ficaria mais bonitinho, mas só por que a TV estaria borrando a imagem para remover as imperfeições e acrescentando motion blur para tornar a transição de imagem mais fluida, mas isso, claro, é só mais uma ilusão. Pessoalmente, prefiro o monitor de qualquer jeito.

Ps.: Como sempre os fabricantes acharam mais um atrativo para nos vender seus produtos e nos deram a ilusão de que teremos ganho só por causa das especificações que eles mostram, isso por que as que realmente fazem diferença eles não colocam no título do anúncio do produto nunca. Imagina se colocassem no nome do anúncio a densidade de pixels ao invés da resolução?

Postado
Em 08/10/2021 às 17:57, experience4k disse:

infelizmente so da pra ver presencialmente a diferença das telas mais a diferença que eu sinto do 1080 pra 4k e essa 

essa comparação chega a ser engraçada. Nitidamente compararam o jogo original com cores originais,  com outro com Mods que contem mais espelhamento na lataria, e claramente se vê que a configuração de cor está alterada na segunda imagem,  esse tipo de comparação não é justa na minha perspectiva.  

Ao menos mostrar também o setup de configuração grafica de cada imagem para ter alguma base para os fatos mas nem isso rsrsrs. 

[Particularmente tenho minhas duvidas que apenas resolução faça mudar detalhes como espelhamento em veiculos, e até mesmo altere O Veiculo.   Mas.. kkk] 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods eu não concordo muito com isso. Seguindo essa lógica, eu não deveria conseguir ver diferença entre um smartphone com tela HD e um com tela Full HD, pois a densidade de pixel de ambos é muito mais alta que de um monitor ou de uma TV, mas pra mim é bastante notável. A questão é que você vai assistir uma TV de 55" a no mínimo uns 2 metros de distância, enquanto um monitor de 32" você vai usar a poucos centímetros do seus olhos. Eu também não veria diferença de um monitor HD para um Full HD a 2 metros de distância...

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A questão é que você vai assistir uma TV de 55" a no mínimo uns 2 metros de distância, enquanto um monitor de 32" você vai usar a poucos centímetros do seus olhos.

A 2 metros qualquer pixel desaparece, mesmo de o DPI for mais baixo. Não é à toa que TVs CRT de 29"+ eram tão bonitas em relação às menores. Ainda sim eu acredito que FHD abaixo de 30" na distância correta dos olhos terá sim uma qualidade de imagem similar. Mesmo que não tenha (algumas pessoas são mais exigentes do que outras), há vários outros fatores que continuam me dissuadindo da ideia de +pixels por enquanto.

• 3 semanas depois...
Postado

chegou minhas memorias e vim aqui mostrar o resultado que mesmo o r5 3600 sendo limitado em 3200mhz para memorias ram elas rodaram a 3600mhz sem problemas115580101_CapturadeTela(64).thumb.png.ccdad9c9b32b9cd050343d097a732bf4.png

ja em jogos 4k senti mais fluido o game eo carregamento mais rápido so não influenciou os fps tendo mais destaque pra jogos em 1080p como resident evil village teve ganho de fps

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...