Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, eu fiz undervolt na minha cpu seguindo o tutorial do vídeo abaixo:

https://youtu.be/T3fp5esdKBo

No vídeo diz para setar o clock da cpu no valor médio que ela entrega em 100% que foi de 3.8ghz.

Fiz isso e fui diminuindo a tensão aos poucos e quando cheguei a 1.2v parei por que está estável e uma boa temperatura.

Ta tudo ok até agora,minha dúvida é somente se deixar o clock fixo causa algum problema a longo prazo.

Caso necessário,minhas configurações:

Ryzen 3 3200g

Gigabyte b450m dsh3 v2

2x 8gb 2666mhz

Fonte corsair 550w

Postado

Conforme o vídeo que você viu, é bem comum recomendações de undervolt para melhorar as temperaturas e donos usando o cpu sem problema algum.
Creio que 1.2V teoricamente não é muito alto e considerado seguro.

Não tenho experiência com over nem undervolt para dizer o quanto realmente pode afetar a longevidade.
Mas no caso dos Ryzen 3 já vi relatos de degradação em pouco tempo de uso, veja aqui, aqui e aqui.

Segundo a AMD esse cpu foi projetado para atingir boost com 1.4V - 1.5V conforme a necessidade.
Em um determinado intervalo de tempo, o cpu pode ter esses picos de tensão que são breves.
Não recomendam fazer undervolt por ser ineficaz e prejudicial para o cpu.
Veja explicação completa de um representante da AMD aqui.

Então na minha opinião, se a preocupação é evitar riscos com degradação, o ideal seria optar por um cooler que fosse mais adequado para o cpu, sem precisar alterar as configurações de fábrica.

Postado

@Diego Both No hwinfo a temperatura da cpu em idle fica em torno de 39° mesmo com o clock fixo,esse valor era o que ficava antes de eu mexer nessa configuração

@EdsonSM Mas a degradação de hardware tem mais a ver com altas temperaturas e estresse contínuo, não?

No meu caso o que fiz fui diminuir os picos da tensão para um valor que o sitema fique estável em relação ao clock,fiz teste de estresse com o cpuz e o cinebench e não deu nenhum problema de travamento ou tela azul

Postado

A degradação do chip se refere a problemas com estabilidade do chip.
Conforme o tempo a degradação faz com que o cpu não consiga manter o mesmo clock, necessitando de uma tensão maior.

Postado
8 minutos atrás, EdsonSM disse:

A degradação do chip se refere a problemas com estabilidade do chip.
Conforme o tempo a degradação faz com que o cpu não consiga manter o mesmo clock, necessitando de uma tensão maior.

Isso com overclock e/ou excesso de temperatura. Undervolt jamais vai degradar uma CPU, na pior das hipóteses vai reduzir o desempenho ou deixar instável. Mas... um undervolt bem feito também tem a capacidade de manter o desempenho e aumentar a eficiência, reduzindo a temperatura. Em alguns casos, dá até pra combinar overclock + undervolt.

Postado

43 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso com overclock e/ou excesso de temperatura. Undervolt jamais vai degradar uma CPU, na pior das hipóteses vai reduzir o desempenho ou deixar instável. Mas... um undervolt bem feito também tem a capacidade de manter o desempenho e aumentar a eficiência, reduzindo a temperatura. Em alguns casos, dá até pra combinar overclock + undervolt.

No caso do autor sei que a tensão em 1.2V seria teoricamente seguro.
Porém o que quis dizer que já vi alguns tópicos de Ryzens 3 sugerindo degradação mesmo com tensões não muito altas.

Creio que o risco seja pequeno, mas como o autor do tópico tem essa preocupação apenas citei fontes dessa possibilidade.

Então não necessariamente fazer undervolt ou deixar o clock sempre fixo seria mais seguro do que manter o clock e tensões de fábrica.

Se o problema for fazer undervolt por conta de temperaturas, particularmente consideraria um cooler que fosse mais adequado.

Postado
4 minutos atrás, TheMoonologist disse:

@Shaman93 no caso clock fixo,ele degrada a cpu mais rápido?

Não. O que degrada a CPU é excesso de tensão ou de temperatura. Se você fixar um clock e ele for muito alto, o pior que pode acontecer é instabilidade. Aí você aumenta a tensão ou diminui o clock pra tentar estabilizar.

Postado

@Shaman93 Entendi,eu deixei a tensão fixa em 1.2v.

O clock do max boost do Ryzen 3 3200g é 4.0ghz mas deixei em 3.8ghz porque é o que ficou estável.

Como diz o ditado,em time que ta vencendo não se mexe

1 hora atrás, EdsonSM disse:

No caso do autor sei que a tensão em 1.2V seria teoricamente seguro.
Porém o que quis dizer que já vi alguns tópicos de Ryzens 3 sugerindo degradação mesmo com tensões não muito altas.

Creio que o risco seja pequeno, mas como o autor do tópico tem essa preocupação apenas citei fontes dessa possibilidade.

Então não necessariamente fazer undervolt ou deixar o clock sempre fixo seria mais seguro do que manter o clock e tensões de fábrica.

Se o problema for fazer undervolt por conta de temperaturas, particularmente consideraria um cooler que fosse mais adequado.

Eu concordo que um cooler seria uma melhor opção,mas no momento não posso investir nisso então o undervolt está sendo uma boa opção pra mim.

Nos links que você mandou eu tive a impressão de que as discussões eram mais voltadas para o combo do undervolt+overclock

Postado

Mas a sua dúvida seria tensão e clock fixos e se poderia no futuro afetar o chip?

Então o que quis dizer que pelos tópicos teoricamente 1.2V é seguro.

Não estou dizendo que não pode ser feito, sei que é raro tópicos falando em degradação.

Eu diria que o melhor seria mesmo manter o padrão de fábrica, e fazer undervolt e fixar o clock somente estiver tendo necessidade de fazer.

Em um dos tópicos aqui, veja a sequencia e tempo de degradação do chip #2.

Aparente apenas 10-15 mv pode ser suficiente para o chip apresentar alguma degradação.

De 4.15ghz 1.275V e 4 meses depois perdeu 5mv, e passou a precisar de 1.28V para 4.15ghz.

Eu diria que a degradação foi discreta, mas nem todo mundo iria querer aceitar esse fato, o chip permanentemente não atingir o mesmo clock de antes.

Postado
2 horas atrás, EdsonSM disse:

Mas a sua dúvida seria tensão e clock fixos e se poderia no futuro afetar o chip?

Então o que quis dizer que pelos tópicos teoricamente 1.2V é seguro.

Não estou dizendo que não pode ser feito, sei que é raro tópicos falando em degradação.

Eu diria que o melhor seria mesmo manter o padrão de fábrica, e fazer undervolt e fixar o clock somente estiver tendo necessidade de fazer.

Em um dos tópicos aqui, veja a sequencia e tempo de degradação do chip #2.

Aparente apenas 10-15 mv pode ser suficiente para o chip apresentar alguma degradação.

De 4.15ghz 1.275V e 4 meses depois perdeu 5mv, e passou a precisar de 1.28V para 4.15ghz.

Eu diria que a degradação foi discreta, mas nem todo mundo iria querer aceitar esse fato, o chip permanentemente não atingir o mesmo clock de antes.

Uma coisa importante que esqueci de mencionar,foi que a cpu deu um pico de 1.5v e deu im pico de temperatura de 75° no último sábado que foi um dia bem quente aqui.Sendo que minha cpu tem uma tensão máxima recomendada de até 1.4v e isso me preocupou muito,por isso fui pesquisar alguma maneira de não acontecer novamente,e aí caí no undervolt

Seguem umas imagens de um teste que fiz no cinebench.

A temperatura máxima no teste ficou em 63°,sem fazer nada não passa de 35º.
E mesmo que eu tenha setado a tensão em 1.2v e o clock esteja fixo,em idle ela abaixa mesmo assim.
Essa parte não entendi por que na BIOS eu só mudei as configurações que aparecem no vídeo 

Sem título.png

1048352212_Semttulo1.png

Postado

Já tinha postado anteriormente o link com resposta de um representante da AMD, veja aqui.

Esse cpu foi projetado para atingir 1.4V - 1.5V conforme a necessidade.
Em um intervalo de tempo, o cpu pode atingir picos de tensões mas que são breves.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...