Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, eu fiz undervolt na minha cpu seguindo o tutorial do vídeo abaixo:

https://youtu.be/T3fp5esdKBo

No vídeo diz para setar o clock da cpu no valor médio que ela entrega em 100% que foi de 3.8ghz.

Fiz isso e fui diminuindo a tensão aos poucos e quando cheguei a 1.2v parei por que está estável e uma boa temperatura.

Ta tudo ok até agora,minha dúvida é somente se deixar o clock fixo causa algum problema a longo prazo.

Caso necessário,minhas configurações:

Ryzen 3 3200g

Gigabyte b450m dsh3 v2

2x 8gb 2666mhz

Fonte corsair 550w

Postado

Conforme o vídeo que você viu, é bem comum recomendações de undervolt para melhorar as temperaturas e donos usando o cpu sem problema algum.
Creio que 1.2V teoricamente não é muito alto e considerado seguro.

Não tenho experiência com over nem undervolt para dizer o quanto realmente pode afetar a longevidade.
Mas no caso dos Ryzen 3 já vi relatos de degradação em pouco tempo de uso, veja aqui, aqui e aqui.

Segundo a AMD esse cpu foi projetado para atingir boost com 1.4V - 1.5V conforme a necessidade.
Em um determinado intervalo de tempo, o cpu pode ter esses picos de tensão que são breves.
Não recomendam fazer undervolt por ser ineficaz e prejudicial para o cpu.
Veja explicação completa de um representante da AMD aqui.

Então na minha opinião, se a preocupação é evitar riscos com degradação, o ideal seria optar por um cooler que fosse mais adequado para o cpu, sem precisar alterar as configurações de fábrica.

Postado

@Diego Both No hwinfo a temperatura da cpu em idle fica em torno de 39° mesmo com o clock fixo,esse valor era o que ficava antes de eu mexer nessa configuração

@EdsonSM Mas a degradação de hardware tem mais a ver com altas temperaturas e estresse contínuo, não?