Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Nyon076 XMP não pegar de primeira é bem normal. Sempre recomendo esse fix de aumentar um pouco a tensão e geralmente resolve. Seja como for, a redução de 3600 para 3000 MHz causará uma pequena queda de desempenho, mas nada absurdo.

• Curtir 1
Postado

@Nyon076 Você está com as duas memórias nos slots A2 e B2? Se sim, inverta a posição das duas, trocando uma pela outra e mantendo os slots A2 e B2 em uso. Acredite se quiser, isso pode fazer diferença dependendo da qualidade do semicondutor das memórias. Só lembre-se de que A1 e B1 são slots que induzem instabilidade geralmente.

• Curtir 1
Postado

Mesmo problema aqui, mesmo tipo de desligamento (5600G, XPG 3600mhz D60G, B550M AORUS ELITE, CORSAIR 650W). Ele desliga com memória 3600mhz. Altero pra 3200mhz e o problema para. O que posso acrescentar é que ao fazer OC da GPU de 1900mhz para 2300mhz, o mesmo problema volta a acontecer, com a memoria em 3200mhz. Me levou a acreditar que o processador é o problema.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
52 minutos atrás, GabrielBrazao disse:

O que posso acrescentar é que ao fazer OC da GPU de 1900mhz para 2300mhz, o mesmo problema volta a acontecer, com a memoria em 3200mhz. Me levou a acreditar que o processador é o problema.

Recomendo muito que leia um pouco sobre como overclocking funciona. Subir sua GPU de 1900 para 2300 você acha que vai funcionar como mágica? Sem qualquer risco, instabilidade ou repercussão?!?!?!?!?!?!?!?!?! SÉRIO????????

Postado

Verdade... mas eu não me aguento. Gosto de experimentar. De certa forma, não era sobre OC... a questão maior era dar uma pista sobre a dupla problematica b550m aorus elite e 5600g. Pensei q eu ia ajudar em algo, ja que esse OC gerou o mesmo desligamento que tem ocorrido com todos que  comentaram por aqui.

• Curtir 1
Postado

@GabrielBrazao Entendi, mas compreenda que OC requer configurações e testes e fazer esse tipo de configuração que você relatou sem certos critérios geralmente causará instabilidade. Tem bons tutoriais de overclock no youtube, mas pessoalmente não recomendo nenhum OC exceto o XMP, pois o ganho raramente compensa o esforço.

• Curtir 1
Postado

@GabrielBrazao Desculpa amigo, mas a Aorus B550m com o 5600g, não é uma dupla problemática, engano seu. O processador assim como qualquer outro trabalha com memórias até certo tipo de velocidade isso é bem normal. O que acontece é uma grande confusão pelo 5600g ser mais novo e suportar memórias de no máximo 3200mhz (o que não é uma regra), pois tem gente com o mesmo processador rodando com memórias em 4133mhz. Eu mesmo consegui estabilizar o meu em (3533mhz) o que pra 3600mhz praticamente não há diferença. Sobre isso também já foi explicado aqui, é a famosa "loteria do Silício". Agora você querer fazer um "over" absurdo desse e não querer resultados negativos ai é querer demais. kkkkkk aí você forçou a barra! Pelo o que você falou você gosta de "experimentar", e não há problema nenhum nisso, mas daí já não se encaixa no problema do post porque isso é um outro extremo, você esta forçando demais a GPU fazendo um "over" desses. 

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Guinho Urahara disse:

@GabrielBrazao Desculpa amigo, mas a Aorus B550m com o 5600g, não é uma dupla problemática, engano seu. O processador assim como qualquer outro trabalha com memórias até certo tipo de velocidade isso é bem normal. O que acontece é uma grande confusão pelo 5600g ser mais novo e suportar memórias de no máximo 3200mhz (o que não é uma regra), pois tem gente com o mesmo processador rodando com memórias em 4133mhz. Eu mesmo consegui estabilizar o meu em (3533mhz) o que pra 3600mhz praticamente não há diferença. Sobre isso também já foi explicado aqui, é a famosa "loteria do Silício". Agora você querer fazer um "over" absurdo desse e não querer resultados negativos ai é querer demais. kkkkkk aí você forçou a barra! Pelo o que você falou você gosta de "experimentar", e não há problema nenhum nisso, mas daí já não se encaixa no problema do post porque isso é um outro extremo, você esta forçando demais a GPU fazendo um "over" desses. 

é triste ler isso. pensei que uma atualizaçao de drive resolveria essa situacao... mas to vendo que to fardado a usar a frequencia de 3200... e faz toda a diferenca, pois joguei com a memoria a 3600 e o jogo ficava muito bom. Com 3200 ficou decepcionante. Jogo que testei nas duas frequencias foi Detroit. Diferença perceptivel.

• Curtir 1
Postado

@GabrielBrazao Atualize sua BIOS pelo aplicativo da Gigabyte para windows (@BIOS) para a versão mais recente. Desligue o PC e confira se suas memórias estão nas posições A2 e B2 (dois módulos de mesma capacidade e frequência nominal de 3600 MHz). Ligue o PC, entre na BIOS, carregue a opção "load optimal defaults", confirme, vá em XMP, mude apenas para perfil 2, salve e reinicie. Espere o PC passar pelo processo de teste, pode demorar 5 minutos ou mais. Se não funcionar e não ligar, desligue ele da tomada e resete sua BIOS pelo jumper CLR_CMOS (feche curto com uma chave de fenda nos dois pinos do jumper por 20 segundos). Religue a máquina, entre na BIOS, ligue o XMP no perfil 2, aumente a tensão em 0.05V, salve e reinicie, deixe a placa-mãe fazer os testes.

Se não funcionar na segunda tentativa, retire as memórias e reinstale trocando as duas de lugar uma com a outra, mas continuando a usar os slots A2 e B2. Teste novamente.

Se continuar não funcionando, apenas então, teste os slots A1 e B1 (provavelmente nem vai funcionar).

Se mesmo assim não funcionar resta apenas vender as memórias e comprar outras.

A propósito, que marca/modelo de memórias são estas?

Nota: se não pegar automático na primeira tentativa, fixe a velocidade em 3600, mas NÃO ALTERE AS LATÊNCIAS.

Postado

Olá a todos tenho um relato com um problema que me aconteceu a um tempo atrás apresentando um problema bem similar ao dito no inicio do tópico.

Uma de minhas maquinhas da loja quando comprei em 2019:

r3 3200g / b450 biostar 6+ / 1x8 2666mhz balistic / cx450 / SSD 120gb gigabyte.

Apresentava o mesmo problema descrito no inicio do tópico.  Nosso uso é somente caixa de loja, então não há uso severo e fica em idle por bons tempos as vezes.   Então acontecia o mesmo descrito pelo colega no início,  de repente ele perdia o vídeo com o monitor, não respondia a nenhum comando e continuava ligado, só dando um shutdown no botão da fonte e ligar novamente pra voltar ao "normal"...  

Na epoca testamos com gpu dedicada, cabos de vídeo e adaptadores diversos e continuava apresentando o problema. Por vezes se passava um dia ou dois e voltava a apresentar o problema novamente.  

Foi refeito a instalação eletrica dos cabos, testado memória, reinstalado drivers[direto do site do fabricante], e tudo mais.

O problema persistia..     Por fim para resumir o meu relato,  consegui atualizar a BIOS da B450 6+ com a BIOS de uma 450 da biostar só que de versão diferente,  minha é a 6+ e coloquei a da b450 mh biostar..   

Notei que aparentemente resolveu,   mas depois de um tempo voltou a apresentar o mesmo sintoma.  

No fim de tudo o meu problema estava no Cabo de alimentação, que tinha uma folga, e quando o operador do caixa encostava o pé no gabinete, empurrava um pouco e ja mexia com isso de alguma forma dava uma cortada na corrente eletrica e ao invés de desligar tudo o pc só perdia o vídeo e não respondia mais a nenhum comando.  No meu caso a resolução foi a troca do cabo de força junto com um filtro de linha novo. Tambem com um pedido para o cidadão não meter o pé no gabinete rsrsr.  Nunca mais me encomodou. 

Um caso no qual até cogitei trocar o pc todo por um intel e alocar em outro setor da loja...  Enfim não foi necessário. 

[Não foi mexido com XMP e nada relacionado com a memória, por ser 2666mhz..] 

Sei que o meu relato por ser parecido não indica que o problema dele seja o mesmo que o meu, mas senti que talvez poderia ser uma ideia para alguma outra pessoa que tenham algum problema parecido.  

Mesmo por serem de gerações diferentes e terem placas mãe e memória RAM totalmente diferentes uma da outra, apresentando um problema parecido, resolvi compartilhar o meu caso.  Obrigado, mesmo que não ajude aqui talvez possa ajudar outro que passe neste tópico.

• Curtir 1
Postado
Em 14/02/2022 às 07:49, WOZ Dods disse:

@Nyon076 Você está com as duas memórias nos slots A2 e B2? Se sim, inverta a posição das duas, trocando uma pela outra e mantendo os slots A2 e B2 em uso. Acredite se quiser, isso pode fazer diferença dependendo da qualidade do semicondutor das memórias. Só lembre-se de que A1 e B1 são slots que induzem instabilidade geralmente.

Ainda não cheguei a testar. A placa-mãe tava bichada e tive que levar pra garantia.

@Guinho Urahara Você poderia fazer uma passo a passo de como fez pra fixar em 3533? Acredito que eu possa fazer semelhante, porque o meu só perdia o vídeo em jogos mais antigos.

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@GabrielBrazao Atualize sua BIOS pelo aplicativo da Gigabyte para windows (@BIOS) para a versão mais recente.

Vale lembrar que a pessoa deve baixar o zip do site da Gigabyte com aversão mais recente e fazer a instalação com esse zip.

Atualizar diretamente pelo servidor que o programa mostra pode fazer você voltar pra BIOS F10 (falo por experiência própria).

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Nyon076 disse:

Atualizar diretamente pelo servidor que o programa mostra pode fazer você voltar pra BIOS F10 (falo por experiência própria).

Gosto de indicar o @BIOS com download automático (observando sim a versão que ele identificar) por ser mais seguro. Já vi gente errar o modelo da placa-mãe e instalar BIOS errada (gente que sai clicando em OK sem ler), e isso nunca acaba bem. 

O @BIOS traz a segurança extra para quem não está acostumado com realizar atualizações.

Postado

@Nyon076 Não tem segredo man. É só se atentar pra configurar o FCLK (que muitos conhecem como Infinite Fabric) com metade da frequência desejada. Ex: se for setar as memórias em 3600mhz o FCLK deve ser 1800, se for setar em 3200mhz o FCLK deve ser 1600, e por aí vai. Claro que as considerações que o nosso amigo @WOZ Dods  fez também precisam ser levadas em consideração, como atualizar a BIOS para a versão mais recente e o posicionamento das memórias nos slots corretos. Fazendo isso não tem erro coloque as memórias em 3600mhz se acontecer o problema baixe mais um pouco por ex: 3533mhz sempre mudando o FCLK junto e veja onde seu pc para de dar o problema.

• Curtir 2
Postado

@Nyon076 cara, desestressa com XMP. Se funcionar, não se preocupe, vai durar 8 anos fácil, pois cada um dos componentes foi feito para segurar esse stress. Se não funcionar, que triste, você perdeu na "loteria do silício", mas mesmo assim com memórias que foram fabricadas para operar em 3600 MHz você terá mais estabilidade rodando em 3200 MHz do que o contrário. Compre as que indicamos, torça para rodar a 3600 e seja feliz.

• Curtir 1
Postado

Fala galera.

Eu estava com um problema parecido com meu 5600g e resolvi compartilhar como resolvi. Minha config:

Ryzen 5 5600g

MSI B550m Mag Mortar

16GB Netac 3600mhz

Esses ítens são novos e comprei tudo no tio Ali. O restante eu já tinha do meu pc antigo: Fonte Corsair TX650M, SSD 128GB Kingston, GTX 1060 6GB Galax.

Pois bem, lá estava eu montando o novo setup com altas expectativas quando me deparo com desligamentos repentinos do PC! Para resumir, depois de muito quebra cabeça e de ter testado todos os componentes no PC do meu irmão, cheguei a conclusão que o problema era com o processador. Porém, não satisfeito fui fuçar ainda mais pesquisando soluções internet a fora e comecei a observar o Vcore das CPUs que via nos vídeos de processadores iguais ao meu, e só aí me dei conta de verificar tmbm. Para minha surpresa estava em 1,350v, isso com o  processador em stock, enquanto as tensões que via nos vídeos variava entre 0,950V e 1,200V. Foi aí que tive a abençoada ideia de reduzir o Vcore do meu CPU para 1,200V e... Voilà! Resolveu o problema e o PC não desligou mais! Mas associado a isso, outra coisa que fiz foi alterar frequência, tensão e latência das memórias para 3600mhz e 1,350v conforme as próprias especificações delas, pois na BIOS estavam com clock de 2133mhz e 1,224V. 

Enfim foi um grande alívio, visto que o processador não tem "galantia" e talvez não conseguisse receber o reembolso. 

Espero ajudar alguém que esteja com o mesmo problema. Qualquer dúvida, não sou expert mas tentarei ajudar. Abraços.

• 2 meses depois...
Postado

Olá galera, criei a conta aqui pra ver se alguém consegue me ajudar.

Estava analisando os problemas e esta acontecendo algo parecido comigo, montei recentemente meu PC com as seguintes configurações.

Ryzen 5 5600g

B550m Aorus Elite

memória RAM Adata XPG DDR4 3200 2x8gb

SSD Sx8100 512 Adata XPG

Fonte redragon full range 600w

Cooler Deep Cool gammax 400xt

Não coloquei placa de vídeo dedicada ainda, o que aconteceu foi que montei todo o PC, instalei os drives direto do site da gigabyte, porém eu tava usando uma TV no momento, ate conseguir comprar um monitor e as vezes a tela dava uma piscada e voltava em questão de 2 seg no max, fui usando assim inclusive jogando normalmente alguns jogos, ligado pela porta HDMI.

Então faz uns 2 dias eu comprei um conversor de DVI-D para VGA para usar junto a TV e um monitor antigo que eu tenho aqui da LG, preciso de 2 monitores para estudar. Pluguei os 2 monitores funcionou normalmente, ajeitei as resoluções e usei assim 2 dias, até que em uma das piscadas não voltou mais.

Tentei de tudo, troquei todos cabos HDMI, liguei em todas TV q tenho aqui em casa e nada, fiz tb o CLR-CMOS, tirei e coloquei a pilha e nada, desmontei tudo de novo, tirei memórias, SSD, processador, coloquei tudo de novo e nada.

Simplesmente ele liga os leds das memórias quando energizo a fonte, mando ligar o PC e não da vídeo, fiz o teste com as memórias em todos slots tb.

Quando a MB chegou eu atualizei a BIOS para a ultima versão usando o q flash, e a unica alteração que fiz la na BIOS foi colocar XMP para as memórias em 3200mhz, porque assim q entrou na BIOS eu vi que elas estavam setadas pra 2666mhz, acredito q seja como padrão, alterei isso e mais nada.

Pergunto, teria algo ainda q posso fazer? Estou desconfiado que deu algum problema sério com o processador.

• 7 meses depois...
Postado

Olá! a todos! peço ajuda a alguém que saiba como resolver...

Estou com o mesmo problema com me Ryzen 5600G que compre em novembro pelo kabum! e instalei na minha Gigabyte x370 K7, ele fica ligado por um tempo, e mesmo eu deixando o PC só ligado sem estar fazendo nada ele perde o sinal de vídeo, o teclado e o mouse se desligam e eu percebi que os 2 leds da BIOS principal e BIOS backup ficam piscando e se alternando o tempo todo depois de perder o sinal de vídeo. As minhas especificações são:

Gigabyte Aorus x370 K7

Ryzen: 5600G

Vídeo: Graficos integrados (Vega 7)

memórias: G-skill 32gb (sem over) que podem operar em 3200 máx.

SSD: NVMe Kinston de 120gb (só pro sistema)

Windows 11 Pro 22H2 (compilação 22621.963)

Fonte: Corsair CX 650w

Sem gabinete (montado em uma bancada)

P.S, fiquei usando o meu 1600x antes do Ryzen 5600G por um mês com essa BIOS em uma GTX 1060 6gb sem nenhum problema com a mesma versão de BIOS (f51h).

• mês depois...
Postado

Quando eu coloco os quatro pentes de 8GB de memória, o computador funciona por um tempo e após um tempo ele reinicia do nada a tela fica preta, na placa acende o LED DRAM e as memórias ficam com o RGB piscando mais fraco, porém, quando eu uso três ou menos pentes funciona normalmente.

Já testei todas as memória de todas as maneiras possíveis e em todos os SLOTS.

Já comprei memórias novas.

Instalei um Beep na placa para tentar identificar o problema.

Meu computador é novinho em folha!

Existe alguma configuração que corrija esse problema?

Já testei em todas as frequências, já atualizei a BIOS, já ajustei a tensão das memórias.

Memórias Asgard LOKI DDR4 3200

Computador Rafael (6).jpg

Computador Rafael (5).jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...