Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa fonte que eu tenho suporta essas configurações ou preciso fazer algum upgrade?

Processador: Ryzen 5 3500X

GPU: Sapphire RX 6600 XT

placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H

Air Cooler: Mancer F100

Ventoinhas: 5 Cougar CF-V12H

Memória: Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8)

Armazenamento: 1 HD 1TB / 1 SSD 500GB

Postado
1 hora atrás, Alehsbueno disse:

Essa fonte que eu tenho suporta essas configurações ou preciso fazer algum upgrade?

Já tem tudo isso? Caso contrário recomendo algumas mudanças.

Postado
Em 13/10/2021 às 12:32, WOZ Dods disse:

Já tem tudo isso? Caso contrário recomendo algumas mudanças.

Já tenho sim, mas de qualquer forma, pode dar a sugestão.

Postado
Em 13/10/2021 às 10:45, Alehsbueno disse:
  1. Processador: Ryzen 5 3500X
  2. GPU: Sapphire RX 6600 XT
  3. placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H
  4. Air Cooler: Mancer F100
  5. Ventoinhas: 5 Cougar CF-V12H
  6. Memória: Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8)
  7. Armazenamento: 1 HD 1TB / 1 SSD 500GB
  1. 3500X é um péssimo processador por ser capado (não tem HT). Na mesma faixa de preço você poderia pegar o 3600 ou 5600X.
  2. Boa GPU, mas tem que comparar antes de comprar. Tem outras melhores na mesma faixa, veja reviews para entender.
  3. Para CPUs de 3ª geração para cima, o ideal é A520M DS3H ou uma das B550 abaixo.
    1. ASUS TUF Gaming B550M-Plus
      Gigabyte B550M Aorus Elite
      Gigabyte B550 Aorus Elite V2
      Gigabyte B550M DS3H
      MSI MAG B550M Bazooka
  4. Fraco, marca genérica, melhor um Gammaxx 400 V2 ou um dos abaixo:
    1. CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
      CM Hyper 212 Turbo - 163mm
      CM MasterAir MA410P - 158,5mm
      CM MasterAir MA410M - 165,1mm
      CM MasterAir MA620P - 165mm
      DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
      Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
      Scythe Ninja 5 - 155 mm
      Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
      Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
  5. Ok.
  6. Ok. Marcas boas de SSD são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.
  • Curtir 2
Postado
12 horas atrás, WOZ Dods disse:
  1. 3500X é um péssimo processador por ser capado (não tem HT). Na mesma faixa de preço você poderia pegar o 3600 ou 5600X.
  2. Boa GPU, mas tem que comparar antes de comprar. Tem outras melhores na mesma faixa, veja reviews para entender.
  3. Para CPUs de 3ª geração para cima, o ideal é A520M DS3H ou uma das B550 abaixo.
    1. ASUS TUF Gaming B550M-Plus
      Gigabyte B550M Aorus Elite
      Gigabyte B550 Aorus Elite V2
      Gigabyte B550M DS3H
      MSI MAG B550M Bazooka
  4. Fraco, marca genérica, melhor um Gammaxx 400 V2 ou um dos abaixo:
    1. CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
      CM Hyper 212 Turbo - 163mm
      CM MasterAir MA410P - 158,5mm
      CM MasterAir MA410M - 165,1mm
      CM MasterAir MA620P - 165mm
      DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
      Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
      Scythe Ninja 5 - 155 mm
      Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
      Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
  5. Ok.
  6. Ok. Marcas boas de SSD são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

pergunta, poderia passar o link com a mesma faixa de preço dos processadores? Eu estou procurando um processador a menos de 1000 reais

• Curtir 1
Postado

@Leonardo Cani Schumann Se essa é a faixa de preço que lhe atende hoje, então vou recomendar Intel. Os processadores bons que você encontraria nessa faixa de preço da AMD seriam o Ryzen 3 3300X (preço normal em torno de 900 reais) e Ryzen 3 3100 (preço normal entre 700 e 800 reais). O problema é que ambos estão ausentes do mercado já faz algum tempo, pelo menos nos seus preços normais dada sua escassez. A AMD parece ter reduzido a fabricação desses modelos para dar atenção a modelos de maior demanda, como o 3600 e o 5600X. O Ryzen 5 3500X que está disponível no mercado hoje é um tiro no pé, pois não tem hyper threading e isso faz seu desempenho ser similar ao do 3300X mesmo tendo mais núcleos que ele. O desempenho em si pode ser comparado pela faixa de preço, que até é boa (similar à do 3300X), mas tenho muitas ressalvas de comprar ou indicar um processador "capado". 

Intel tem várias opções nessa faixa de preço, em especial a 10ª geração que tem melhor custo/benefício do que a 11ª, mas fique de olho na sua escolha e sempre compare com o 3600 e o 5600X, pois comprando um Intel mais barato do que 1000 reais você ainda vai ter que desprender dinheiro na placa-mãe, que nos Intel hoje é mais caro do que nos AMD para MBs de qualidade similar. A título de exemplo, um conjunto 10400F+MB B460 razoável vai custar o mesmo ou mais que um conjunto Ryzen 5 3600+A520M DS3H, que é um conjunto superior em desempenho, a menos que você escolha uma MB inferior da Intel, algo que alguns fazem para comparar sem parâmetros e declarar Intel a vencedora custo/benefício. Tem que comparar o conjunto sempre.

Para pegar algo que justifique a faixa de preço abaixo de 1000 reais, sem aumentar muito mais por causa da MB, especialmente se você for pegar uma MB para 10ª e 11ª geração pensando no "future proofing", então deverá ser um i3 10100 ou 10105. Pessoalmente eu sacrificaria outras coisas e tentaria, a todo custo, pegar um 5600X, mesmo que tivesse que comprar parte dos componentes parcelados ou esperar um pouco para ter o dinheiro (sempre observando promoções), adiar a aquisição de um módulo de memória ou do SSD. Isso por que o 5600X segura qualquer atividade hoje com alto desempenho. Pelo preço praticado ele é o campeão do custo/benefício, e tem sido já há algum tempo. 

Se for optar pela rota "Intel", procure MBs das marcas MSI, Gigabyte e ASUS, que são as mais duráveis, sempre com quatro slots de memória.

Se optar pela rota AMD, lembre-se de que hoje o que mais vale a pena é 3ª e 5ª gerações. O R5 1600 que ainda tem preço "razoável" deixou de ser uma opção ao meu ver por que estão tão abaixo na escala de desempenho que só valeria a pena se custasse entre 500 e 600 reais. Se for para pegar ele ou o 3500X, sou mais pegar um Intel na mesma faixa de preço.

Para comparar preços pode procurar na Kabum, Pichau e Terabyteshop. Conta a lenda que o site https://meupc.net/ dá para escolher os componentes e ele já busca o preço nessas lojas, mas não lembrei até hoje de abrir em casa e aqui onde estou agora ele é bloqueado.

Para comparar desempenho de CPUs, use o site https://www.cpubenchmark.net/singleCompare.php. A comparação será apenas com valores de benchmarks sintéticos, mas isso dá uma base muito boa para fazer sua escolha, já que esses benchmarks espelham bem a realidade em aplicações reais. Não é perfeito, mas funciona. 

• Obrigado 1
Postado

Infelizmente é tarde demais pra mim, não pretendo comprar uma placa-mãe diferente, pois quero usar a minha plataforma AM4 até meados de 2023, 2024, quando a plataforma AM5 já estiver no mercado...
Não gosto da Intel, os chipsets mudam a cada geração, e como pretendo economizar não quero ter que trocar de placa-mãe toda a vez que trocar de processador kkkkk

Desculpa eu refutar tudo o que você escreveu, muito bem escrito aliás, mas por enquanto AM4 até o fim

• Curtir 1
Postado

@Leonardo Cani Schumann Concordo contigo. Estou preferindo AMD e foi só o que montei nos últimos dois ou mais anos para clientes. Não teve uma única situação onde Intel foi justificável, especialmente depois que a escassez de GPUs começou. 

Não sei se você está sabendo, mas a AMD está planejando um "refresh" da linha Ryzen 5ª geração para o final desse ano, qual ainda será compatível com as MBs atuais. 6ª e 7ª geração eu não devo nem passar perto até popularizarem DDR5, o que não acontecerá tão cedo conforme as previsões e transições passadas de geração. As melhores previsões que vi até o momento é de que DDR5 custará de 60% a 70% a mais do que DDR4 e que isso durará pelo menos até o final de 2022, isso se a situação de fornecimento não se agravar e os preços caírem pela alta adesão do mercado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!