Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo Radeon vs GTX para PC


Posts recomendados

Olá pessoas,

Eu montei um PC recentemente com ajuda do pessoal daqui ( <3) e estou vendo placas de vídeo para um futuro. Meu setup:

placa-mãe: Gigabyte A520M H
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1050 Ti 4gb
Processador: AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads
Memória: 16Gb DDR4 - Geil EVO X II RGB Sync, Edição AMD, 8GB, 3600MHz (x2)
Fonte: Super Flower 550 W Plus Gold
SDD e HD: M2 225; SDD Kingston 480GB /HD 500 GB.

Tirando a placa de video, o resto é 100% novo. Nunca tive o conhecimento de fazer uma análise entre RX e GTX/RTX, qual vale a a pena e qual bate com, qual: "se um RX 6500 bate de frente com uma RTX", etc. Queria saber quais placas de vídeo seriam boas o bastante para esse setup sem valer todos os meus órgãos :D.  Pre

Como eu posso comparar preço vs qualidade entre as duas marcas? Não penso em pegar uma 1650 e equivalentes, por exemplo,  porque acho que não compensa. 

 

Se pudessem me ajudar, ficaria super feliz! O preço de  uma nova tá alto e minha 1050 ti velha ta dando conta do serviço, mas precisamos pensar um pouco adiante haahhah Não vou comprar nada agora, mas já tendo esse conhecimento, fico mais segura ao procurar quando for a hora de aposentá-la.

Obrigada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Recomendo que guarde dinheiro para uma RTX 3060 ti.

Como a 1050ti está quebrando o galho, espere uma promoção para pegar a RTX 3060 ti a um bom preço, abaixo disso, não acho que tenha outra que vale a pena.

De preferência a marcas como Gigabyte, MSI, ASUS, EVGA, Galax.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Qual seria uma da AMD que batesse de frente com a 3060ti? Pode ser no quesito desempenho vs preço.

RX 6600 XT, inclusive, acredito que a RX 6600 esteja valendo mais a pena, ele perde em certos jogos devido a otimização e tecnologias, porém no futuro a 3060 e 6600 XT estarão lado a lado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está valendo muito a pena investir em placa de vídeo nova agora, a menos que você realmente precise o queira mesmo uma placa nova, aí vai ter que colocar a mão no bolso.

 

A GTX 1050 Ti não tem concorrente direto da AMD atualmente, antes dela vem a RX 560, que é vendida em algumas lojas por preço próximo (~R$1.200), mas é uma placa consideravelmente inferior.

 

Depois da GTX 1050 Ti vem a GTX 1650, sendo uns 50% mais rápida, e custando por volta dos R$2.000~2.300. A AMD também não tem placa atual equivalente, a mais próxima é a RX 570, que é um pouco mais rápida, porém não é encontrada em estoque, e quando é, o valor está próximo de placas com o dobro do desempenho dela.

 

Depois da GTX 1650 tem a GTX 1660, a linha atual da AMD também não tem uma competidora direta. Essa placa é vendida na faixa dos R$3.000 a R$3.500, às vezes menos que R$3.000 (que é o preço que recomendo pagar). Desempenho também por volta 50% maior que a GTX 1650. Às vezes é possível achar uma GTX 1660 Super ou 1660 Ti, mas o preço delas não vale a pena, por serem inferiores a uma RTX 2060 e custar a mesma coisa ou mais caro.

 

A RTX 2060 tem como concorrente atual mais próxima a RX 6600 da AMD que foi lançada ontem. Essa deve ser encontrada na faixa dos R$3.500~R$4.000, sendo também uma opção mais interessante que a GTX 1660 pelo preço. Ela entrega por volta de 25% mais desempenho que a GTX 1660, além de ter suporte ao Ray Tracing e DLSS. Ainda não temos preço para a RX 6600.

 

Depois vem a RTX 3060 que compete com a RX 6600 XT. São placas que variam entre R$4.000 e R$5.000, sugiro tentar adquirir quando próximas dos R$4.000. A RTX 3060 se equipara a uma RTX 2060 Super, tendo um desempenho cerca de 10~15% maior que a RTX 2060, mas tem tecnologias mais otimizadas para Ray Tracing e DLSS que a série RTX 2000. A RX 6600 XT algumas vezes se sai melhor em 1080p, mas começa a perder em 1440p, também perde bastante com Ray Tracing habilitado.

 

Depois vem a RTX 3060 Ti, que está bem acima de uma RTX 3060, e está bem próxima de uma RTX 3070. Ela seria mais ou menos equiparável a uma RX 6700 XT em nível de desempenho, mas essa placa da AMD também começa a perder desempenho em resoluções altas, como 1440p e 4K, que seriam mais adequadas para placas desse nível, elas são simplesmente fortes demais para 1080p. Também perde na tecnologia de Ray Tracing, que é melhor em placas NVIDIA.

 

A RTX 3060 Ti se torna um excelente "custo-benefício" em relação a outras placas próximas por ser encontrada muitas vezes por R$5.000. Isso mesmo, quase o mesmo preço de uma RTX 3060 e entregando 25% mais desempenho. A própria RTX 3070, que é pouca coisa mais rápida que ela, dificilmente custa menos de R$6.500, mais comumente sendo vendida acima dos R$7.000, mesma faixa de preço da RX 6700 XT, as vezes também passando dos R$8.000.

 

Placas acima dessas acho que nem vale muito a pena comentar, já começa a se tornar bastante inviável o investimento. Pagar R$5.000 numa placa intermediária já é um absurdo, até 2019, placas desse nível custavam entre R$2.000 e R$2.500.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB MUITO obrigada!

Como o Matheus falou la em cima, realmente uma 3060 ti valeria (até porque meu monitor é 114hz e tenho que rodar tudo em 60 hahaha). Tava vendo só por ver mesmo e tem a mesma placa numa variação de 4k pra 6k, o que muda seria o fabricante?Ou algumas delas tem algo mais " barato" que justifique o preço?

De fato, o preço tá salgado demais, mas só de saber que ano que vem pode abaixar (rezemos), já me agrada a olhar por ofertas, até mesmo na Black Fraude,vai que..

Falando em ano que vem, ainda valeria  3060ti como custo beneficio em relação as suas superiores (3080+) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Tava vendo só por ver mesmo e tem a mesma placa numa variação de 4k pra 6k, o que muda seria o fabricante?Ou algumas delas tem algo mais " barato" que justifique o preço?
 

O que muda de um modelo para o outro é apenas a customização de cada fabricante, uma pode ter uma refrigeração um pouco melhor enquanto outra vai ter uma refrigeração um pouco mais simples. Mas na situação atual, nem sempre o preço está diretamente relacionado a isso, o mercado é que está uma bagunça mesmo. Pessoalmente, eu iria na mais barata possível, talvez pagaria um pouco a mais se eu ver que um outro modelo tem um sistema de refrigeração melhor. Você vai ter que procurar reviews para os modelos que se interessar e decidir qual você acha que vale mais a pena.

 

10 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Falando em ano que vem, ainda valeria  3060ti como custo beneficio em relação as suas superiores (3080+) ?

Para o seu caso nem vale a pena investir acima da 3060 Ti. Ela é uma placa para 1440p, vai rodar praticamente qualquer jogo com qualidade gráfica máxima e com taxa de quadros bem acima de 60 nessa resolução. Esse gráfico mostra o desempenho médio das placas em 1080p Ultra:

 

tNj4WJaqC3TW7J9sGXoDPb-970-80.png.webp

 

Agora em 1440p Ultra:

 

RWja8eihbHTK2RrFPL6FpK-970-80.png.webp

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini

 

Isso aqui, facilitaria um pouco as coisas.. É baseada na RX 6600, que é a placa mais nova do mercado.. Foi, literalmente, lançada ontem (13/10/2021)

 

relative-performance_1920-1080.png

 

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/powercolor-radeon-rx-6600-fighter/31.html

 

 

Isso ajuda a comparar performance e preço.. Como, basicamente, acha mais RTX 3000 e RX 6000 no momento, tirando uma ou outra exceção, dá pra ter uma ideia, de qual placa traz melhor custo-benefício.. E dá pra evitar algumas furadas, tipo a RTX 2060..

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @GuilhermeGB  Perfeitos! 

Muito obrigada mesmo, deu uma clareada real. É uma afronta uma GTX1050 ti, que paguei na época uns 400 e pouco, ser 1.5k hahahaha Mas sonhar ainda é de graça e vai que eu tenha sorte e ache uma 3060ti num preço amorzinho na realidade em que estamos.

Vocês foram ótimos, de verdade ❤️ Obrigada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
19 horas atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Essa placa Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti FTW3 Ultra Gaming, ARGB LED, 8GB GDDR6, vale a pena? 

Depende do preço. Entre R$5.000 e R$6.000 é uma excelente opção.

 

19 horas atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Li que precisa de uma fonte no mínimo 600w, a minha é 550 Gold. Interfere em algo?

550W é mais que suficiente. As especificações do fabricante são acima do necessário para evitar problemas para eles.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...