Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Minha situação é bem estranha…

Possuo um SSD 120gb com Windows 10 e um HD 1TB. De uns tempos pra cá meu HD com jogos e programas estava RONCANDO! Até que dava pra ouvir que o disco para de fazer barulho e o mesmo parava de rodar no SO. Tudo que estava nele parava de funcionar ou ele desconectava e conectava, no meio de um jogo pesado o PC desligava. 

No início achei q o problema poderia ser a GPU ou a fonte que não estava aguentando, mas aí descobri que o barulho vinha do HD e com ele desconectando tive certeza.

Hj comprei um SSD NVMe M2 XPG Gammix S11 PRO do aliexpress e instalei ele no lugar do HD antigo.

PORÉM, o PC não está dando conta de ler ele. Na hora de ler ele ou formatar, o PC reinicia igual antes nos jogos! Aí ele simplesmente some da BIOS e do windows.

Para ele voltar a vida, tenho q tirar o SSD primário. E ligar só com o M2 da XPG. Porém ao formatar e tentar instalar o windows o PC desliga de novo e ele some do boot e da BIOS. Aí tenho q colocar o SSD primário, inicializar normalmente. Depois tirar ele e ligar com o XPG sozinho novamente para o PC reconhecê-lo.

Será q o problema estava na minha placa-mãe o tempo todo?? É possível que uma placa-mãe defeituosa possa causar tudo isso? Estranho que ele le e formata o SSD de 120gb normal e meu setup é compatível.

Já tentei mexer na BIOS e atualizar e nada, liguei e desliguei o CSM, hyper kit mode, tentei todas configurações possíveis…

obs: não tenho outro PC para testar o M2….

Amd RX 5600XT

ASUS A320M-k/br

Ryzen 5 3500x

16GB RAM

Postado
1 hora atrás, dwatashi disse:

Pode ter algum outro problema, só verificando já que o sintoma de "reset" aparece mesmo com usos diversos.

Testei de tudo. Hj de manhã nem ligando estava, travando na tela da placa-mãe ASUS. Levei a um técnico n sei mais o que fazer e o mesmo disse que ta tendo dificuldade para descobrir o problema. Agora é esperar ele testar peça por peça…

• 2 semanas depois...
Postado

Adquiri uma placa-mãe nova B450GT. Formatei e instalei o windows 10 no M2 normal, até que fui atualizar o windows e deu tela azul WHEA UNCORRECTABLE ERROR e a BIOS n reconhecia o SSD mais. MESMO PROBLEMA!! 
Só voltou a reconhecer quando coloquei um SSD SATA junto.

alguém sabe o que pode ser? É muito bizarro ele só voltar com um HD junto.

Pelo jeito o problema não era a placa-mãe.

Irei realizar novos testes no CPU E SSD

• Membro VIP
Postado

Faltou saber qual é a fonte.

Em 14/10/2021 às 20:32, Vengen disse:

Para ele voltar a vida, tenho q tirar o SSD primário. E ligar só com o M2 da XPG. Porém ao formatar e tentar instalar o windows o PC desliga de novo e ele some do boot e da BIOS. Aí tenho q colocar o SSD primário, inicializar normalmente. Depois tirar ele e ligar com o XPG sozinho novamente para o PC reconhecê-lo.

Troque a porta SATA do seu SSD 120GB. Algumas portas são reservadas quando se usa o slot M.2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...