Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou estudando sobre arquitetura de computadores e não entendi muito bem o que é o chipset da placa-mãe. Se puderem me tirar as seguintes dúvidas eu agradeço.

* O que é e para que serve o chipset?

* Como eu faço para saber qual é o modelo de chipset nas especificações técnicas da placa-mãe?

* Chipsets diferentes causam alguma diferença no funcionamento do PC? como deixar mais veloz, ou algo do tipo? Se sim, quais são os melhores?

Postado
1 hora atrás, Felipe Monte disse:

1 - O que é e para que serve o chipset?

2 - Como eu faço para saber qual é o modelo de chipset nas especificações técnicas da placa-mãe?

3 - Chipsets diferentes causam alguma diferença no funcionamento do PC? como deixar mais veloz, ou algo do tipo? Se sim, quais são os melhores?

1 - Chipset ou PCH, HOJE, controla certas partes da placa-mãe, que o processador não tem acesso.. É o chip principal da placa-mãe, que faz o "meio-campo" entre processador e alguns dispositivos onboard, como rede, áudio, USBs, BIOS..

Antigamente, eram dois chips principais: Ponte Norte (Northbridge) e Ponte Sul (Southbridge).. A Ponte Norte ligava o processador à RAM, ao slot AGP (até 2006) ou PCI-EX principal.. A Ponte Sul controlava as conexões de HDs (IDE e SATA), USBs e alguns slots PCI.. Todas as funções da Ponte Norte, hoje, são feitas pelo processador.. Por isso, ressaltei o "HOJE" lá em cima.. Ainda tem muito material antigo, na Internet..

2 - Invariavelmente, o modelo usado consta no nome da placa-mãe..

3 - Hoje, muda a quantidade de portas SATA disponíveis, de USB, slots PCI-EX adicionais.. Alguns, permitem opções de overclock, na placa-mãe, como processador e RAM..

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...