Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, mais uma vez venho solicitar ajuda aos universitários 😅

Pessoal, seguinte, de uns tempos para cá, a empresa que eu dou suporte esta apresentando problemas na rede, eventualmente a rede começa apresentar gargalo e quando faço teste de ping para o roteador principal ele apresenta alta latência, com tempo de resposta superior a 100 ms, e quando ela encontra-se no seu estado normal o tempo de resposta é de 1ms.

Acontece que eu não consigo identificar a causa raiz desse comportamento. Na sala onde eu trabalho existe um hack com os switches que distribuem as conexões para as maquinas da empresa, e quando esse comportamento ocorre eu tento identificar removendo os cabos de rede do switch, um por um, até o momento em que a rede diminui a latência e volta a responder com tempo de resposta 1ms.  Eu consigo fazer esse tipo de teste pois a empresa tem poucos usuários então é um teste viável de realizar.

Mas por mais que eu faça o teste acima, quando o problema volta a ocorrer nos dias seguintes, o mesmo cabo de rede que aparentemente ao ser removido resolvia o problema na ultima situação não é mais a causa raiz do problema, e lá vai eu procurar novamente o cabo de rede responsável pela latência, é uma situação aleatória ao qual não tenho controle de quando inicia ou encerra.

O meu único teste ao qual eu tenho um controle e consigo repetir, é quando eu faço transferência para meu servidor de dados que é de comum acesso a toda empresa, quando eu faço uma transferência de um arquivo muito grande, é instantâneo, a latência sobe novamente e assim que encerro transferência ela normaliza, e a latência generaliza para todos os hosts porque em todas as máquinas o teste de ping da um alto tempo de resposta.

A minha dúvida é, seria possível um servidor de comum acesso na empresa gerar um gargalo na rede ao transferir conteúdos para ele? Documentos superiores a 1GB começam apresentar gargalo na rede.

Caso não seja o servidor, o que mais poderia gerar esse gargalo? Não há roteadores ligados na rede, e esse comportamento começou a ocorrer de uns tempos para cá.

Segue um desenho simplificado da rede

Obrigado

790870992_WhatsAppImage2021-10-18at11_44_35.jpeg.b3d9e47ac2e4871cd7b5668467e93c6a.jpeg

Postado

Qual a função do SW1 e como ele está conectado ao SW2 (portas, tipo de cabo)? 

Os testes de ping que você efetuou foi em diversas direções ou apenas do cliente e/ou do servidor para o roteador principal? Alias, você usou o termo "roteador principal", existe outro?

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Prezados, apenas para deixar uma solução ao caso, eu descobri a latência da rede. Acontece que, por ignorância e falta de experiência, eu limitei TODOS os 30 computadores da empresa para trabalharem com limitação de 10mbps de trafego de dados, eu fiz isso pois na epoca a empresa tinha uma internet de apenas 10 mbps e para evitar gargalos de navegação, eu limitei a velocidade de trafego de dados achando que isso iria solucionar meu problema. Não resolveu e eu também criei um outro, o gargalo na rede. Enfim, um dia quebrando a cabeça tentando resolver, lembrei que havia feito essa configuração e voltei imediatamente todos os computadores para velocidade "Auto negociação" assim minha rede voltou ao normal.

Enfim, o problema era meu mesmo, mas foi bom passar por isso para aprender e ter experiência. Obrigado a todos que dispuseram a me ajudar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...