Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há vários tópicos diferentes sobre o assunto mas queria tirar uma dúvida voltado a minha rotina, meu setup é novo e gostaria de saber qual melhor opção pra vida útil dos componentes a longo prazo, ignorando o custo de energia e velocidade de carregamento das funções.

Pretendo usar o PC em torno de 14h por dia, parando 1-2h pra almoçar e outra 1-2h pra jantar, logo surge a dúvida, desligar, suspender, hibernar ou deixar ligado nessas 2-4h?

Parece bobagem mas se multiplicar a média de 3h por 254 dias (uteis), o resultado é de 762h (31 dias).

Eu acredito haver uma opção mais adequada pra essa situação, só não sei qual.

Qualquer sugestão é bem vinda.

Obrigado.

Postado
56 minutos atrás, shouldidothis disse:

Pretendo usar o PC em torno de 14h por dia, parando 1-2h pra almoçar e outra 1-2h pra jantar, logo surge a dúvida, desligar, suspender, hibernar ou deixar ligado nessas 2-4h?

Se o PC ficará inativo por apenas duas a quatro horas, recomendo que use o modo de suspensão. O modo de hibernação é mais taxativo para o sistema, que tem que ser carregado do arquivo hiberfil toda vez que se reativa o PC. O modo de suspensão é mais tranquilo, pois o PC não desliga a memória RAM e mantém seu sistema intacto, só precisando retomar sem ter que fazer leituras/escritas adicionais para despertar. 

Desligar, por outro lado, é o pior que você poderia fazer. Entenda que o ato de desligar e religar um PC inteiro é o que mais o desgasta. Normalmente minha indicação não seria sequer de colocar em suspensão, mas de deixar ele ligado 100%, só com a tela desligada, para poupá-lo do impacto de ligar e desligar os componentes com tanta frequência. Esse é o impacto que mais desgasta os componentes por sinal, especialmente se sua fonte não for de qualidade. É muito comum você ver por aí PCs que ficam 24 hrs ligados por anos e só queimam o dia que são desligados e religados, por exemplo.

Enfim, se conta de luz não for problema algum, recomendo deixar ligado e desligar só o monitor ou configurar o windows para desligar o monitor automaticamente após 10 minutos de inatividade. Com isso teria que desligar a suspensão automática e a hibernação no perfil de energia (o perfil de energia deve ser sempre "equilibrado", ok?). Se consumo é algo que lhe preocupa, recomendo então a suspensão, mais uma vez desativando a opção de hibernação (pode usar o comando "powercfg -h off" no prompt de comando administrativo). Existem inclusive modos avançados de suspensão configuráveis através da BIOS.

OBS.: Tanto suspensão quanto hibernação não vão operar corretamente se os drivers corretos da placa-mãe não estiverem instalados. Os drivers devem todos ser instalados diretamente do site do fabricante da placa-mãe, em especial o de chipset, SM BUS (se existente) e MEI (se existente). Se os drivers forem genéricos do windows ou inadequados (baixados por programas externos) podem causar diversos problemas e anomalias no seu sistema ao usar esses recursos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu sempre detestei reiniciar o computador e abrir de novo tudo que eu tinha aberto na sessão anterior. Então, uma vez, há quase 20 anos, eu tive a ideia "brilhante" de deixar o computador ligado 24/7. Não foi uma boa ideia. A conta de luz subiu muito. Eu ficava dormindo, e o computador comendo energia sem necessidade. Daí, eu lembrei que existia essa coisa de suspender, que eu nunca tinha realmente investigado. Eu achava que era coisa só de notebooks. Eu nem tinha notebook na época. Comecei a usar e uso até hoje. O consumo de energia é ridiculamente baixo no estado de suspensão. E basta eu apertar uma tecla para o computador ligar com tudo do jeitinho que eu deixei antes.

Suspender e hibernar são quase a mesma coisa. A diferença é que suspender guarda tudo na memória RAM. Se faltar luz, a sessão se perde. Você tem que iniciar o sistema inteiro e refazer a sessão do zero. Se tiver alguma coisa aberta que não foi salva, já era. Não volta mais. Mas eu sempre salvo tudo. Hibernar guarda tudo no HD. Demora um pouco mais para desligar e religar, e requer um certo espaço livre no HD. Eu prefiro suspender. Faço assim há quase 20 anos sem problema nenhum. Até já viajei com o notebook "suspenso" na bagagem uma vez, em outra eu viajei e ele ficou em casa mas ficou "suspenso" por quatro dias e só na bateria, sem ligar na tomada.

Eu só dou boot neste computador uma vez por mês, porque desligo para limpar o escritório. Toda noite eu suspendo e dessuspendo de manhã. É uma solução perfeita para mim.

Postado

@shouldidothisEm meus PCs pessoais eu tenho o hábito de desligar somente em dias de trabalho onde o intervalo do PC completamente desligado supera 10 horas (da hora que vou dormir até a hora que volto do trabalho). Nos fins de semana que eu acordo e já vou para o PC eu sempre coloco em suspensão.

Mais uma coisa importantíssima: se você usar constantemente a suspensão sem nunca desligar o PC completamente, isso pode causar degradação no sistema ao longo de dias/semanas. Eu recomendo que o PC seja desligado ou reiniciado ao menos uma vez por semana para evitar anomalias e instabilidade no sistema.

2 minutos atrás, Lucsp disse:

Não foi uma boa ideia. A conta de luz subiu muito.

O modo de gerenciamento de energia do PC, se configurado corretamente, fará com que ele consuma 1/4 ou menos do que consome normalmente enquanto ligado sem atividade. Pessoalmente eu considero isso ideal para quem precisa realmente do PC pronto para o uso a todo instante, pois desligar a todo momento vai degradar muito sua durabilidade, mas acho errado para quem vai dormir e só usar no dia seguinte, ou sair para trabalho ou algo assim. Nesses casos recomendo sempre a suspensão, que inclusive pode ser configurada para ser automática após um período X sem atividade.

5 minutos atrás, Lucsp disse:

O consumo de energia é ridiculamente baixo no estado de suspensão. E basta eu apertar uma tecla para o computador ligar com tudo do jeitinho que eu deixei antes.

Exatamente. Salvo engano o consumo é menor do que uma lâmpada de LED (entre 3 e 10 W dependendo do modo utilizado e volume de RAM instalado). 

7 minutos atrás, Lucsp disse:

Eu só dou boot neste computador uma vez por mês, porque desligo para limpar o escritório. Toda noite eu suspendo e dessuspendo de manhã. É uma solução perfeita para mim.

Recomendo um power cycle pelo menos uma vez por semana para evitar degradação do sistema. Deixar sempre em sleep eventualmente vai causar lentidão e saturação da memória com erros.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, Lucsp disse:

Eu sempre detestei reiniciar o computador e abrir de novo tudo que eu tinha aberto na sessão anterior. Então, uma vez, há quase 20 anos, eu tive a ideia "brilhante" de deixar o computador ligado 24/7. Não foi uma boa ideia. A conta de luz subiu muito.

Em idle seu PC consome no máximo uns 100 W (um valor mais realista é perto da metade disso pra menos). Mas supondo 100 W por 12 h o mês inteiro, a conta aumentaria na casa de uns 30 reais (em valores atuais). Acredito que você também não considere isso "muito". O que pode ter acontecido há 20 anos é um aumento relacionado à crise hídrica e energética que o país estava passando, com o consumo nacional no limite e a ameaça constante de apagões. Não muito diferente de agora...

• Curtir 1
Postado

Não "noie" com isso. O componente que mais sofre ao ligar e desligar é o HD e hoje em dia muitos usam só SSD, fora que os HDs andam muito mais robustos.

Fonte vagabunda realmente eu já vi queimar ao ligar e desligar com frequência. Se o seu PC não tem portanto uma fonte ruim ou HD problemático pode desligar mesmo - ajuda no consumo e poupa outros componentes como memórias e fans no longo prazo.

Para paradas breves suspende, de um dia pro outro hiberna se precisar religar rápido e caso contrário desliga e fim.

Pra coisa pequena, tipo 5 minutos longe, deixa ligado mesmo pois não vai beneficiar em nada suspender ou desligar.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela atenção galera.

Acredito então que seja melhor deixar ligado direto e desligar só a noite, talvez colocar em suspensão caso eu pretenda ficar mais de 1h parado.

@domingos87

Fonte Pichau Nidus 500 e SSD Corsair MP510. A neurose é que nunca cuidei bem dos meus antigos PCs, e sempre duraram pouco, agora gastei uma nota então pretendo cuidar bem desse.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, shouldidothis disse:

Obrigado pela atenção galera.

Acredito então que seja melhor deixar ligado direto e desligar só a noite, talvez colocar em suspensão caso eu pretenda ficar mais de 1h parado.

É um bom balanço entre o risco de ligar/desligar e o risco de ficar muito tempo ligado ou ter alto consumo.

De cuidar bem, claro que isso faz parte, mas o principal é fonte boa e refrigeração. Nesse último caso lembre de fazer a manutenção direito (tirar poeira a cada tanto etc.). Fazendo isso só vai estragar a máquina se abusar de overclock por exemplo!

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Recomendo um power cycle pelo menos uma vez por semana para evitar degradação do sistema. Deixar sempre em sleep eventualmente vai causar lentidão e saturação da memória com erros.

Só se for no Windows. Aqui é Linux, e não acontece nada disso não.

22 minutos atrás, Shaman93 disse:

Mas supondo 100 W por 12 h o mês inteiro, a conta aumentaria na casa de uns 30 reais (em valores atuais).

Eu lembro os valores. Minha conta vinha sempre por volta de R$ 65. Com o computador ligado 24/7, saltou para R$ 110. Em 2003. Insisti por três meses. Quando desisti, a conta voltou para R$ 65. De 65 para 110 é quase o dobro.

Postado
1 hora atrás, Lucsp disse:

Eu lembro os valores. Minha conta vinha sempre por volta de R$ 65. Com o computador ligado 24/7, saltou para R$ 110. Em 2003. Insisti por três meses. Quando desisti, a conta voltou para R$ 65. De 65 para 110 é quase o dobro.

45 reais em 2003 equivalem a cerca de 170 atualmente, corrigido pela inflação. Isso é quase o consumo de um PC gamer rodando jogos 24/7 o mês inteiro... Absolutamente impossível um PC doméstico consumir isso só por ficar ligado de noite. Meu PC fica ligado 24/7, uso chuveiro elétrico, e minha conta não é muito mais que R$ 170.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Shaman93 disse:

45 reais em 2003 equivalem a cerca de 170 atualmente, corrigido pela inflação.

Eu acho que não se pode fazer uma comparação direta da conta de luz com os índices de inflação oficiais. O preço da energia deu vários saltos desproporcionais nos últimos 15 anos.

Postado
17 minutos atrás, Lucsp disse:

Eu acho que não se pode fazer uma comparação direta da conta de luz com os índices de inflação oficiais. O preço da energia deu vários saltos desproporcionais nos últimos 15 anos.

Eu concordo... Pois então, R$ 45 de 2003 é igual a R$ 170 de 2021, sendo que os 170 compram menos energia que os 45 compravam, como você mesmo constatou. Então faz menos sentido ainda que deixar o PC ligado de noite tenha aumentado a sua conta em R$ 45 em 2003, que significaria um gasto de mais de R$ 170 em 2021.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Lucsp disse:

Só se for no Windows. Aqui é Linux, e não acontece nada disso não.

Exatamente, só no Windows.

14 horas atrás, Shaman93 disse:

45 reais em 2003 equivalem a cerca de 170 atualmente, corrigido pela inflação. Isso é quase o consumo de um PC gamer rodando jogos 24/7 o mês inteiro... Absolutamente impossível um PC doméstico consumir isso só por ficar ligado de noite. Meu PC fica ligado 24/7, uso chuveiro elétrico, e minha conta não é muito mais que R$ 170.

Talvez a CPU não estivesse fazendo redução de consumo como deveria, ou os demais componentes não estivessem fazendo suspensão seletiva. Sem as medidas de redução de consumo esse valor aumentaria substancialmente, não?

• Curtir 1
Postado

Eu mesmo ligo de dia e quando deixo muito tempo sem uso, suspendo meu PC, só desligo quando vou dormir, literalmente nunca tive problemas com isso em 15 anos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...