Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou pensando em comprar um SSD NVMe para mim,

porém quero saber qual SSD tem mais chances de ficar ruim,

qual tem uma vida util maior e tal que tem menos chances de estragar com o tempo.

um SSD sata ou um SSD M.2 NVMe, pois alguns colegas me informaram que o SSD M.2 ele pode esquentar e pode ter sua vida util menor doq a de um SSD sata

Postado

@Carlos.zs Depende muito de qual SSD NVMe, alguns tem uma velocidade bem alta e acabam esquentando, mas "geralmente" eles tem um próprio dissipador, os mas básicos(velocidade) não tem tanto esse "problema". SSD sata não esquenta muito, mais são mas limitados em relação a velocidade.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Carlos.zs disse:

estou pensando em comprar um SSD NVMe para mim,

qual tem uma vida util maior e tal que tem menos chances de estragar com o tempo.

um SSD sata ou um SSD M.2 NVMe, pois alguns colegas me informaram que o SSD M.2 ele pode esquentar e pode ter sua vida util menor doq a de um SSD sata

Tenho, e também instalei vários SSD NVMe... Não vi nenhum esquentar ao ponto de comprometer sua vida útil.. isso é história... se consegue esquentar um SSD NVMe. toda sua refrigeração interna do seu gabinete está ruim... se estiver com boa temperatura interna, não tem preocupação.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Carlos.zs disse:

nem os fabricantes sabem disso, não somos nós q vamos saber..

o maximo q os fabricantes estimam é a quantidade de dados q os ssds podem escrever/ler sem apresentar alguma falha, é a chamada estimativa TBW (em terabytes), isso todo SSD informa.. e mesmo assim ainda q você consiga ultrapassar essa marca não quer dizer q o SSD vai estragar, tem ssds q podem ultrapassar esse limite e continuar funcionando de boas 

mas relaxe, pra um SSD dar defeito ou ele ja veio meio ruim da fabrica ou você precisa ter um uso extremo deles, eu uso SSD aqui desde 2013 e nunca nenhum SSD q tive apresentou problemas de qualquer ordem q seja..

• Curtir 2
Postado

@Carlos.zs Veja, o tipo de interface não determina a durabilidade do componente. Se fosse influir, geralmente o mais novo tenderia a ter melhores características (durabilidade, desempenho, etc.) justamente por ter tecnologias superiores. No geral a interface M.2 não aquece mais do que 2.5" SATA. Na verdade ambos operam na média a 40° para atividade de uso doméstico comum, temperaturas maiores podem ser observadas em servidores e outros usos de alta demanda. Acontece que essa faixa de temperatura, de 40°, é justamente a ideal para esse tipo de dispositivo. Muito acima ou muito abaixo disso pode ser prejudicial.

O que determina a durabilidade do SSD não é o tipo de interface, mas sim o tipo de célula que ele utiliza para gravar os dados. Temos QLC, TLC, SLC, dentre outros. Cada um tem sua vida útil estimada diferente dos outros. Isso é o que você tem que observar se quer um produto mais durável.

À parte disso, hoje sabemos que SSDs duram muito mais do que se estimava antigamente, ao menos com o uso doméstico. Vale a pena procurar artigos sobre o assunto. Já li comparativos que atribuíam mais durabilidade a SSDs do que HDDs para você ter ideia, o que eu pessoalmente li com um volume saudável de ceticismo. Seja como for, se vai comprar SSD, minha recomendação é que dê preferência para o mais atual e que tem melhor desempenho, que é o M.2 NVMe. Afinal o preço deles finalmente se tornou acessível, muitas vezes custando até menos do que os 2.5" SATA.

Observe a marca que o fabrica, pois temos muitas porcarias descartáveis no mercado e isso não é só em SSDs. As marcas que recomendo são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

Observe também a ventilação do seu gabinete.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...