Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém poderia me ajudar a sanar uma dúvida, adquiri um kit x99 chines, da Athermiter (placa-mãe), Porém ela não possui (pelo menos não consegui encontrar de jeito maneira) o famigerado secure boot, já tentei iniciar o modo UEFI porém não possui essa opção também, possui placas mãe sem a função de secure boot? Tentei de todas as formas, até criando senha de admin pra entrar na BIOS, porém não aparece de jeito maneira a função, e se for o caso, poderiam me dar dicas de placas x99 que possuem o tpm 2.0 ou o secureboot para que eu possa dar Upgrade pro W11, eu consigo sim instalar porém o Valorant também exige o tpm 2.0 na versão do w11 e o modo de parar o erro é ativando o Secure Boot, e minha placa não ativa isso!! Desde Já agradeço.

Postado

Eu sei que elas não possuem o TPM 2.0, porém nas BIOS apresentam o Secure boot, mas a minha no caso não apresenta a opção de secure boot, Vi vários tutorias onde o pessoal ativa o Secureboot de uma x99, esse é o meu problema aqui!

Postado
12 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

Eu sei que elas não possuem o TPM 2.0, porém nas BIOS apresentam o Secure boot, mas a minha no caso não apresenta a opção de secure boot, Vi vários tutorias onde o pessoal ativa o Secureboot de uma x99, esse é o meu problema aqui!

CSM tá ativado?? Pode ser que, uma opção, não habilite a outra..

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Jhonata Fernandes2 Como os amigos disseram, provavelmente o Secure Boot aparecerá se você desativar o "CSM Support".

1 hora atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

poderiam me dar dicas de placas x99 que possuem o tpm 2.0 ou o secureboot para que eu possa dar Upgrade pro W11

Você pode até encontrar placas-mãe X99 que possuam um slot para encaixar um módulo Discrete TPM, mas acredito que mesmo assim não seria possível instalar o Windows 11 por causa do processador, que não deve ser suportado.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Jhonata Fernandes2 A Microsoft não recomenda que burle os requisitos para instalar o Windows 11 em máquinas incompatíveis. O fim desse workaround é para testes, e não para uso geral. Ao instalar o sistema em PCs sem suporte, você estará sujeito a diversos erros, travamentos e interrupção no recebimento de atualizações.

https://support.microsoft.com/en-us/windows/ways-to-install-windows-11-e0edbbfb-cfc5-4011-868b-2ce77ac7c70e

Postado

@Math.Pi Sem sucesso, caso eu desative o CSM ou coloque o Vídeo para iniciar em modo UEFI, o windows iniciar porém a tela fica preta, só iniciar com o CSM ativo!! Na Config do Sistema se eu colocar para iniciar em modo seguro, é a mesma coisa? ou é diferente seria só secury boot do windows e não da BIOS?

No modo de opções avançada não consigo colocar pra iniciar no modo Firmaware UEFI, e quando desativo o CSM ele apenas entra na BIOS n starta o Windows!! e mesmo desativando a opção do secure boot ainda não é habilitada!, pode ser a versão de BIOS?

Pesquisando achei citações sobre a instalação do windows, algo sobre instalar ele no modo de BIOS Herdado e instalção no modo UEFI, todas as placas tem suporte pra instalar o windows apenas em modo UEFI? Ou não eu corro o risco de formatar o PC em modo UEFI e ter o erro de não conseguir iniciar o desktop?!

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

@Math.Pi Verificando a informação do sistema o modo de BIOS está como herdado, no caso legacy, isso prova ser incompatível com o modo UEFI? ou não tem nada a ver?

Isso significa que seu Windows está no modo BIOS/MBR. Entra o que eu disse antes.

21 minutos atrás, Math.Pi disse:

Essa configuração só pode ser feita durante a formatacão em uefi.

Quer usar UEFI, tem que formatar em UEFI.

Se não fosse compatível, você não ia ver UEFI nas opções de boot:

1 hora atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

IMG_20211027_122531.jpg

Postado

Vou formatar o PC usando UEFI então, o problema das placas genéricas de Xeon é esse de não achar um manual, ou uma att de BIOS ZzZ! Caso formatar em modo UEFI sane o problema eu fecharei o tópico, volto depois para atualizar!! Obrigado pelo tempo.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

Vou formatar o PC usando UEFI então, o problema das placas genéricas de Xeon é esse de não achar um manual, ou uma att de BIOS ZzZ! Caso formatar em modo UEFI sane o problema eu fecharei o tópico, volto depois para atualizar!! Obrigado pelo tempo.

Você pode converter o volume do Windows em GPT, que é compatível com UEFI.. Só confirme dentro do Windows, que a partição do seu disco de boot tá em MBR.. Aí, você não precisaria formatar do zero..

Imaginei que tivesse ciente disso..

Postado

É minha BIOS está em modo UEFI agora, porém mesmo desativando o CSM ainda não tenho a opção de secure boot, e quando tento usar o Firmaware UEFI como inicialização eu volto pra BIOS, acho que é sentar e chorar!

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, Jhonata Fernandes2 disse:

e quando tento usar o Firmaware UEFI como inicialização eu volto pra BIOS, acho que é sentar e chorar!

Isso acontece pois seu Windows está instalado em Legacy. Basta reinstalá-lo em UEFI ou converter sua instalação, como foi dito.

Postado

Sem sucesso, o windows foi instalado em modo UEFI, a BIOS operando em UEFI, porém não consegui a opção de secure boot, tanto direto na BIOS quanto usando o firmware UEFI

Aqui em alguns casos, aparece off e no meu aparece sem suporte, acho que a placa realmente não conta com o secure boot! acho que seria somente trocando a placa-mãe mesmo!!

image.thumb.png.7347f0c57d9e7b566d2ee57ea6a756ea.png

a partição está em modo GPT, então não é o problema estar em Legacy!!

image.png.293524ecfb018900848e4cdb0e616160.png

Achei outra aba de security porém nada do secureboot, e não sei o que essas opções fazem ausja

IMG_20211027_182637.jpg

• Curtir 1
Postado

Se esse trabalho todo é para conseguir instalar o Windows 11, saiba que o mesmo método de burlar o TPM 2.0 tambem burla o secure boot.

Eu já consegui instalar aqui o Windows11 num Xeon E5450 numa placa-mãe LGA775 de 2008. Funcionou normalmente sem travar e com a mesma performance do Windows10 instalado num SSD, ou seja bem satisfatória. Usei por alguns dias para fins de teste e depois formatei o SSD e deixei apenas o Windows10 instalado...

Postado

@gutopereira Sim, na hora da instalação a gente burla o secure boot, porém mesmo burlando jogos como o valorant com o w11 exigem que o secureboot seja executado, pra iniciar, meu maior problema não é o w11 e sim o secure boot em sí, vi muitos e muitos com placas iguais ou da mesma plataforma x99 com o secure boot na BIOS, porém o meu n aparece!

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM Desativadissimo kk, eu desisti, como você disse marcas Diabo é isso ai, vou terminar o upgrade do setup pra depois investir em uma placa pra Xeon com suporte, vi algumas e não está tão absurdo assim! como uma das opções demonstra não ter suporte pra secure boot, creio que a placa em sí não possua, Bom foi bom tentar! Obrigado a todos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...