Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola amigos, estou com uma dúvida aqui, minha GPU ta pegando 80C quando fica em 99%, resolvi colocar a ventoinha em 100% pra ver se muda algo, tem algum problema deixar a ventoinha assim ? pode danificar a GPU ?? Obrigado pela ajuda.

Minha config = I3 10100F + GTX 750TI 1GB + 8GB de RAM.

Gabinete = Gabinete Gamer Pichau Gaming Pouter II (talvez o gabinete seja o problema de aquecimento, vi relatos que ele é um forno, to pensando em deixar ele sem aberto agora, sem o vidro temperado do lado)

redt.png

Postado

@Guilherme_ZoOm  o gabinete não é ruim. Dá pra instalar nele 3 fans na frente,  2 fans no topo e 1 fans atrás.

Qtas fans tem instaladas no seu gabinete?

Passa o fabricante da placa de vídeo, eu vou te ensinar a configurar o MSI Afterburner corretamente. 

Postado
8 horas atrás, Diego Both disse:

@Guilherme_ZoOm  o gabinete não é ruim. Dá pra instalar nele 3 fans na frente,  2 fans no topo e 1 fans atrás.

Qtas fans tem instaladas no seu gabinete?

Passa o fabricante da placa de vídeo, eu vou te ensinar a configurar o MSI Afterburner corretamente. 

@Diego Both A minha é a GTX 750TI 1GB GIGABYTE (1 FAN NELA), o gabinete ta com as 3 fan na frente e 1 atrás.

Postado

@Guilherme_ZoOm

Abra o software, vá em configurações, na aba Geral, deixe essas duas opções marcadas.

image.png.0c7440c9481d3c9cd195f9b99f7a7c5d.png

Em configurações na aba Inferface, no temas deixe como MSi Mystic Afterburner skin by Drerek Design.

Em configurações, na aba Ventoinha, crie uma curva semelhante a minha.

image.png.3b3be3f8bc8f91bb9409cc9101595e71.png

Na aba CURVE EDITOR

image.png.c7af91a08f4816d54ff28c22f196155e.png

Abaixar os pontos até 1080mhz (somente o que estiver acima). Feche.

msi.png.9fbb5197ce768fdd7b9f8c4742f27aa7.png

Vá em salvar (1), click na coluna direta no 1 (2), depois de salvar click em aplicar (3).

image.png.4891a61ab0f9d76a846dacb2a629dc80.png

Sempre que ligar o PC abra o MSI e click em no perfil 1 (criado) e depois em aplicar.

Esse método até agora funcionou para VÁRIAS placa de vídeo.

@Guilherme_ZoOm faça um teste e posta aqui o resultado, quem sabe pode ajudar outras pessoas.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
39 minutos atrás, Diego Both disse:

Em configurações, na aba Ventoinha, crie uma curva semelhante a minha.

Não tem necessidade de criar múltiplos pontos. Uma curva com apenas 2 pontos, um em 40 e outro em 80, produz exatamente o mesmo resultado. Eu sugiro colocar o mínimo mais além, pelos 50 graus, e o máximo antes, pelos 75. Vai diminuir a variação térmica da placa.
Sugiro também mudar o "atualização da velocidade da ventoinha" pra 1000 ms.

Abaixar os pontos até 1080mhz (somente o que estiver acima). Feche.

Não tem necessidade de fazer downclock e acho que a 750Ti nem permite ajuste de curva.

Sempre que ligar o PC abra o MSI e click em no perfil 1 (criado) e depois em aplicar.

Marcando a opção com o logo do Windows, ao lado de minimizar, o Afterburner aplica automaticamente as configurações definidas ao iniciar o Windows (e se por acaso estiver instável, é só segurar Ctrl durante a inicialização que ele não aplica).

Esse método sempre para QUALQUER placa de vídeo.

Não é bem assim. Cada placa de vídeo tem suas peculiaridades e especificidades. Mesmo placas do exato mesmo modelo e lote vão ter diferenças em relação à tensão mínima requerida ou clock máximo alcançado. Essa é a "loteria do silício".

@Guilherme_ZoOmVocê não aplicou a curva, ainda está em 100%. No canto inferior direito, abaixo de fan speed, você tem que deixar o "A" selecionado.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

1º quando você faz vários pontos você define pontos onde a fan faz pequenas paradas.

2º o turboboost da placa dele especificada pelo fabricante é de 1085mhz, acima disso vai ter pouco ganho de desempenho, mas vai gerar calor, que é o maior problema dele.

3º algumas opções do MSI não iniciam automaticamente, pelo menso comigo não tá iniciando, por dúvida faço esse procedimento.

4º até agora todas as pessoas que instruí a fazerem esse procedimento com base nas especificações do fabricante deram certo. No caso do @Guilherme_ZoOm não sei dizer porque a curva de clock não apareceu se é porque a placa é antiga ou o software pode estar desatualizado.

Mas tranquilo, mudei a frase.

Postado
8 minutos atrás, Diego Both disse:

1º quando você faz vários pontos você define pontos onde a fan faz pequenas paradas.

Pequenas paradas? Como assim? Testei aqui e não percebi diferença alguma.

2º o turboboost da placa dele especificada pelo fabricante é de 1085mhz, acima disso vai ter pouco ganho de desempenho, mas vai gerar calor, que é o maior problema dele.

O principal vilão na geração de calor é a tensão, não o clock. É bastante comum que placas suportem undervolt e overclock simultaneamente, excedendo a especificação de fábrica e esquentando menos ao mesmo tempo. A minha 580, que em stock roda a 1355 MHz e 1.1 V, consumindo 150 W, mantenho a 1420 MHz, 1.04 V e consumindo 120 W. Ela é relativamente premiada, mas já vi caso de chegar a 1500 MHz com 1 V.

3º algumas opções do MSI não iniciam automaticamente, pelo menso comigo não tá iniciando, por dúvida faço esse procedimento.

Nunca vi disso, aqui sempre iniciou tudo normal.

4º até agora todas as pessoas que instruí a fazerem esse procedimento com base nas especificações do fabricante deram certo. No caso do @Guilherme_ZoOm não sei dizer porque a curva de clock não apareceu se é porque a placa é antiga ou o software pode estar desatualizado.

Sim, placas mais antigas não tinham ajuste por curva, somente um ajuste global. É possível fazer modificando a BIOS, mas honestamente é arriscado e não vale a pena.

Recomendo esse vídeo pela explicação bastante completa:

Postado

@Guilherme_ZoOm Na 750Ti aparentemente não. Mas eu não me preocuparia com isso a não ser que sua placa esteja beirando os 75 graus mesmo com a ventoinha a 100%. Se não estiver, a tendência é que a placa dure muitos anos. O maior desgaste é na própria ventoinha pelo perfil mais agressivo, mas em compensação por menos de R$ 50 você pega uma pra trocar (e, de toda forma, ainda deve levar alguns anos pra ser necessário).

Postado
2 minutos atrás, Guilherme_ZoOm disse:

@Shaman93 Quando eu deixei ela em 100% direto ficou dboas, em 99% não passou dos 63C, talvez seja o gabinete um pouco culpado também, preciso colocar uma fan pelo menos na parte da cima pra ver se muda algo.

Tá tranquilo. O problema de deixar 100% sempre é que a placa vai ficar alternando entre esses 60 e poucos e 30 e poucos várias vezes. A solda dilata e expande a cada ciclo e depois de algum tempo racha. Mantendo a curva, assim que a temperatura cai o fan acompanha, então em vez da temperatura variar 30 graus, vai variar 10, 15, 20. Isso é bem menos estressante pras soldas e vai fazer a placa durar mais.

• Curtir 1
Postado

Um software legal também é o "Fan Control".

Você consegue gerenciar as fans PWM para acompanharem as rotação do CPU Fan ou da GPU Fan ou daquele que subir a rotação primeiro.

Meu PC tem 2 fan inferior, 2 no topo e 2 do WC.

Se a GPU fan aumenta a rotação, as fans inferiores e do topo aumentam a rotação.

Se a CPU fan aumenta a rotação, as fans do topo e do WC aumentam a rotação.

Se o CPU fan e GPU fan aumentarem a rotação ao mesmo tempo, as fans acompanham a maior rotação dentre elas.

fan2.png.baecbba450c73047b91a0ce2eab06e4c.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...