Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, eu estive pesquisando sobre como dedicar mais memória para vídeo já que o máximo que estava disponível para mim era 2GB, já vi configurações parecidas com a minha que chegavam a ter liberado até 8GB, então enquanto pesquisava alguém me informou para desabilitar o "CSM" para poder dedicar mais memória, quando pesquisei sobre o CSM não consegui descobrir nada muito relevante e eu não queria arriscar mexer nisso pois sou um pouco leigo.

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

Tem problema desabilitá-lo?

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

Minha configuração:

Placa-Mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/Br

Processador: Ryzen 5 5600G

Memória: Team Group T-Force Vulcan 2x8GB, 3200MHz

Postado
3 minutos atrás, Zulcker disse:

O que é CSM?

Basicamente uma ferramenta para instalar sistemas que não utilizam UEFI.

Não, inclusive é recomendado desativá-lo

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Não pretendo dedicar o máximo possível, apenas 4GB, acha que seria bom ou é demais?

Postado
3 horas atrás, Zulcker disse:

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

CSM é um módulo de compatibilidade, que permite que hardwares mais antigos, rodem em sistemas mais novos..

Tem problema desligá-lo?? Se seu sistema operacional, foi instalado num disco formatado em MBR, sim: o PC não vai dar boot.. Se tiver algum hardware velho, que não seja compatível com UEFI, ele para de funcionar..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, RS Faria disse:

CSM é um módulo de compatibilidade, que permite que hardwares mais antigos, rodem em sistemas mais novos..

Ao contrário. Permite que UEFI, uma especificação mais recente, funcione com sistemas operacionais que apenas falam a linguagem do BIOS. Lembrando que BIOS existe desde 1981 com o IBM PC e o início da EFI (sem "U" originalmente) começa por volta de 1997 com a arquitetura Itanium da Intel.

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...