Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos!

Pretendo fazer um upgrade em meu notebook, porém, como não sou muito entendido do assunto, e também por meu equipamento ser antigo, queria saber se ele é compatível com as novas peças! Meu notebook é o modelo Samsung NP300E5K. As especificações estão no link a seguir:

https://quenotebookcomprar.com.br/novo-samsung-expert-x22-full-HD/

Ele tem 6GB de memória e queria substituir o pente de 2GB por um de 8GB, totalizando portanto, 12GB. Conforme o link acima, ele aceita até 16GB, então meu upgrade estaria dentro do suportado. Sei que ele utiliza o padrão DDR3L, mas gostaria de saber se existe mais alguma especificação que eu deva me atentar. A frequência da memória,  por exemplo. 

Também pretendo colocar um SSD M.2 de 256 ou 512GB. Localizei em minha placa-mãe o que acredito ser a porta M.2 (conforme foto). Mas após ver pessoas na internet dizendo que alguns modelos de placa-mãe que possuem essa porta apresentam algumas incompatibilidades, fiquei receoso. Enfim, como sou leigo, tenho medo de comprar e a peça não funcionar.

1541240392_IMG_20211102_233725menor.thumb.jpg.04c5f731acc94870e10c59923e067844.jpg

946629656_IMG_20211102_233710menor.thumb.jpg.a9bc4278da14bc1d424d7e317419267e.jpg

Qualquer peça com a nomenclatura "SSD NVMe 2.M" seria compatível com meu notebook, ou existe mais alguma especificação que eu deva me atentar também?

Por fim, vi alguns YouTuber's (alguns de canais bem grandes, com mais de 1 milhão de inscritos) recomendando tanto memória RAM, como SSDs de marcas chinesas no Aliexpress. Uma das marcas que mais ouvi falar é uma tal de Kingspec. Essas marcas são realmente confiáveis? Ao pesquisar no Aliexpress vi que elas tem um volume alto de vendas e são muito bem avaliadas por seus compradores, boa parte brasileiros, diga-se de passagem. Caso sejam confiáveis mesmo, alguém me recomenda uma marca específica? Essa Kingspec realmente é uma opção?

Desculpem-me fazer tantos questionamentos num único post!

Agradeço a todos que puderem ajudar. 

Bruno T.

Postado

Amigo, em relação à memória RAM baixa o CPU Z e olha a frequência da sua memória, já vi algumas pessoas colocando frequência mais alta, mas EU acredito que ter a maior simetria possível é melhor, vai do seu desejo.

Em relação ao SSD, observe se sua porta é M.2 SATA ou M.2 NVMe, vou procurar o modelo do seu PC aqui e caso encontre eu mando aqui.

Meu primo deu de presente ontem a minha mãe um SSD da Kingspec, ele usa a alguns meses no PC e é bom, ele nunca reclamou. Aqui uma review do SSD, acho que essas são todas as informações que eu tenho, até mais!! Espero ter ajudado!

Postado

@ManoKondz , Valeu pelas informações! 

Segundo aquele site com as especificações de minha máquina, a frequência de minha memória é 1600MHz. Logo, a memória do link a seguir se adequa, certo?

https://m.kabum.com.br/produto/64200/memoria-corsair-value-select-8gb-1600mhz-ddr3l-notebook-cl11-cmso8gx3m1c1600c11

Sobre o SSD, vou considerar essa Kingspec. Já tinha assistido esse vídeo que você me sugeriu,  aliás, foi um dos que me fizeram considerar essa marca! Pelos comentários que vi, e agora com a experiência que você compartilhou, parece ser confiável mesmo. Pelo que vi na minha placa-mãe, conforme foto que compartilhei na mensagem anterior,  a minha tem entrada para o padrão NVMe M.2. Entretanto, continuo receoso se minha placa não tem alguma incompatibilidade com essa tecnologia. Espero que alguém possa me auxiliar nesse sentido.

De qualquer forma, agradeço sua contribuição. Já me ajudou!

• Obrigado 1
Postado

Boa noite a todos!

Em meio as minhas pesquisas para me decidir qual SSD comprar. Algo deu um nó em minha cabeça. Pretendo colocar um SSD, padrão NVMe M.2, pois acreditava ser o padrão correto pra minha máquina (Notebook Samsung modelo NP300E5K) No entanto, no site da Kingston existe uma ferramenta que, ao informar o modelo de seu dispositivo, ele retorna quais especificações de memórias e SSDs são compatíveis com seu aparelho, e para minha surpresa, eles sugerem um SSD M.2 padrão SATA. O modelo sugerido é este: https://www.kingston.com/br/SSD/a400-solid-state-drive?partnum=sa400m8%2F120g

Achei estranho porque, conforme foto que postei acima, o soquete de M.2 da minha placa-mãe tem arquitetura igual ao padrão NVMe, com apenas um "vazado" no soquete, enquanto o SSD indicado no site da Kingston tem dois vazados.

Por favor, alguém me ajude a esclarecer essa dúvida. Pretendo comprar um SSD no próximo dia 11, para aproveitar as promoções da Black Friday chinesa no Aliexpress, mas tenho de ter certeza de qual modelo irá funcionar em minha máquina.

Fico grato a quem puder ajudar.

Bruno T.

Postado

@Bruno Thomas Amigo, acredito que tanto o NVMe, quanto a sugestão da kingston funcionem, já que ambos possuem chave M (o da Kingston apresenta ambas as chaves.

Vou mandar uma foto do notebook da minha mãe, um NP350XAA-KF3BR da samsung, não é o mesmo modelo mas tem alguma relação por ser da mesma marca e um modelo um pouco parecido

WhatsApp Image 2021-11-08 at 14.52.56.jpeg

Postado

@ManoKondz , Realmente está difícil saber se o meu modelo aceita o padrão NVMe ou não! Pesquisei no youtube colocando "np300e5k SSD" e encontrei alguns vídeos (de modelos de notebooks parecidos, mas não exatamente iguais ao meu). Ao ler os comentários, vi que a grande maioria diz que realmente o NVMe não é suportado. Dentre os poucos que disseram o contrário, esta o comentário feito pelo "Gilvan Vilarim" neste vídeo:

Porém, ele cita que, supostamente, só seriam aceitas NVMe versão 1.3. Nem sabia que tinha mais essa especificação para me atentar. (rs). O pior é que dificilmente encontro essa informação nos anúncios de SSD.

Bom, pra resumir de tudo que vi, o que me parece mais certo é que o padrão M.2 Sata funcionará com certeza, já o NVMe é uma incógnita (com mais pessoas se posicionando negativamente). Eu deveria pegar logo o SSD M.2 padrão Sata mesmo, mas as velocidades atingidas pelo NVMe me deixam muito interessado em arriscar. Mas é difícil, não estou com grana sobrando pra arriscar numa peça que corre o risco de não funcionar.
Agradeço sua ajuda. A arquitetura do Note de sua mãe realmente é muito parecido com o meu, mas ainda assim fico inseguro se o meu aceitará. Vou continuar garimpando mais informações e se descobrir algo volto a postar aqui. Caso você descubra algo novo tb, por favor, continue compartilhando aqui.

Abraços!

• Curtir 1
Postado

Não recomendo Kingspec, pelo menos os SSDs SATA não são nem um pouco bons olhando por dentro, e se suporta ou não, aparentemente suporta sim, o M.2 SATA possui dois "buracos" de entrada, diferente do NVMe que possui só uma, e sobre essa versão do NVMe, não acho que vá mudar muita coisa.

Postado

@Pepse , Pois é, justamente por a porta M.2 do meu Note ter um "buraco", estava pesquisando o padrão NVMe, porém vi muitos relatos dizendo que mesmo com essa porta, muitos modelos só aceitam o padrão M.2 SATA, com a placa SSD com dois "buracos". E como meu note já é bem antiguinho, tenho receio que ele tb não suporte a tecnologia NVMe, assim como é informado no site da Kingston.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!