Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual a vantagem prática no mundo real das memórias DDR 5 sobre as 4? 

Para o usuário comum, que joga, usa o word, internet, faz seus vídeos para o YouTube (nada profissional), vale a pena investir nelas? Hoje se compra no ML memórias DDR 4 , 32gb, 4000Mhz , por metade do preço de uma 4800 (com metade da latência). 

Algumas placas Z690 suportam as duas memórias, e os Alder Lake reconhecem até 3200 MHz em DDR 4 e 4800 em DDR 5. Se colocar memórias DDR 4 de 4000Mhz nessas placas funcionarão sem problemas? 

Postado

@mineirimbb Pra falar a verdade eu acredito que no momento atual não vale tanto a pena investir no DDR5, ainda mais para um usuário casual como você disse, as DDR4 servem tranquilamente para esse uso e o DDR5 por ser uma tecnologia nova está com um preço inflado, acho que daqui um tempo quando o preço e o hype caírem ai sim possa valer a pena investir nessa plataforma mais atual, mas até lá não vejo tantas vantagens para justificar o valor a mais.

42 minutos atrás, mineirimbb disse:

Algumas placas Z690 suportam as duas memórias, e os Alder Lake reconhecem até 3200 MHz em DDR 4 e 4800 em DDR 5. Se colocar memórias DDR 4 de 4000Mhz nessas placas funcionarão sem problemas?

Vai funcionar normal, porém só vai rodar em 3200Mhz que é o máximo da placa, a menos que você faça overclock mas nada garante que de certo. No geral a placa "limita" a memória na frequência máxima da MB

Postado
agora, mineirimbb disse:

Existem placas que aceitam? Como o pessoal usa essa memórias? 

Nativamente acho que não, mas posso estar enganado.

O pessoal geralmente faz overclock para poder usar em 4000Mhz, mas overclock é algo mais complexo do que parece. Não recomendo que faça a menos que precise muito dessa frequência 

Postado

@mineirimbb Acredito que mude um pouco o desempenho em jogos e edição em geral, mas depende bastante do uso também.

Por exemplo meu PC que está no meu perfil eu já usei memória de 2400, 3000 e agora 3600MHz, nos jogos a diferença da de 2400 pra 3600 foi bem perceptível, ganhei uns 20 fps por ai em alguns jogos, porém de 3000 pra 3600 eu até senti uma diferença mas nada muito alarmante assim.

Depois procure no youtube a diferença nos games com memórias de 2400 e 3600 MHz só pra você ter uma noção

Postado

Ah, não vale a pena, muita diferença de preço pra pouco desempenho, é só acionar o youtube e ver os testes.

DDR 5 vs DDR 4 - Best RAM For Intel Alder Lake ? - YouTube 4800x3600mhz

https://www.youtube.com/watch?v=DM--w3UT2a8

Invista na DDR4 e o resto da diferença faça outro upgrade, os CL das DDR5 tão altíssimos, vai demorar um bom tempo pra valer a pena, pra ficar umas memórias rápidas.

Postado

@Eduardo@Marcelo_gs Se não usar para jogos a velocidade vai influenciar no quê? Vai ser pro meu hobby - internet, photoshop, corel e edição de vídeo. Não sou daqueles que vai pagar mil reais a mais pra ter um vídeo renderizado em 20 segundos mais rápido devido a memória ser mais rápida rs

Postado

Até hoje vemos DDR3 sendo vendidas no mercado por um bom preço e de marcas boas.

As memórias DDR5 só valerão a pena daqui uns 2 anos pois além de caras, esquentam mais, latencia alta e o desempenho para a DDR4 é de 2%. Sugiro você investir em 16GB dual channel DDR4 de 3200Mhz CL16. Marcas como XPG, Corsair, Patriot, HyperX, Gskill são as melhores.

Postado

@RBMA Dá pra comprar 64Gb de DDR4 com o preço de 32Gb de DDR5. 

Eu vi que nas placas novas é possível ativar a função XMP meio que para liberar o uso de velocidades maiores que 4800 MHz (vai até 5200). Essa função vale também para as DDR4? Como a velocidade de memória nessas placas é de 3200 MHz qual a vantagem de colocar uma de 4000? Onde se altera para que a placa-mãe/processador entenda uma velocidade superior de memória?

Como tiro proveito de uma memória dessas, por exemplo: 

Memória G.skill Tridentz Neo RGB DDR4 4000mhz 2x16gb - 32gb 

Postado

@mineirimbb Sim, XMP já tem nas DDR4, inclusive eu uso nas minhas memórias de 3600Mhz, XMP é tipo um overclock porém mais prático, só um click na BIOS do computador e ele já estará ativado, serve para rodar na frequência máxima da memória.

Por exemplo minha placa-mãe só roda até os 2666Mhz se não me engano e meu processador segundo o site da AMD suporta até 3200Mhz mas fiz XMP nas minhas memórias que estão em 3600Mhz e ganhei + performance, lembrando que mesmo sendo um processo simples não é garantido que vai funcionar, as vezes o processador realmente não suporta uma frequência mais alta.

12 horas atrás, mineirimbb disse:

Onde se altera para que a placa-mãe/processador entenda uma velocidade superior de memória?

O próprio XMP já faz isso, no site da placa-mãe mostra as frequências de memória que ela suporta e se tiver um "OC" na frente é porque precisa de XMP ou overclock.

12 horas atrás, mineirimbb disse:

Como tiro proveito de uma memória dessas, por exemplo: 

Memória G.skill Tridentz Neo RGB DDR4 4000mhz 2x16gb - 32gb 

Ativando o XMP e garantindo que o resto da sua máquina vai aguentar também, mas memórias trident z não são uma boa escolha amigo, são muito caras só pela design praticamente.

Postado
10 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

muito caras só pela design praticamente.

Por esse preço só encontro memórias com no máximo 3600mhz e olha lá, e ainda assim são um pouco mais caras. $1500 por 32gb hoje não está caro (nessas velocidades).. 

Se não me engano os Ryzen chegam a 4000mhz. Mas hoje toda placa-mãe deve ter CMP correto? 

Postado
2 minutos atrás, mineirimbb disse:

Por esse preço só encontro memórias com no máximo 3600mhz e olha lá, e ainda assim são um pouco mais caras. $1500 por 32gb hoje não está caro (nessas velocidades).. 

Esse link que você mandou na verdade até está barato para memórias desse tipo, mas o anuncio ta pausado, provavelmente não era original e nem novo como ele dizia mas não tem como saber né, essas memórias trident z geralmente são o dobro do preço de uma memória normal, quando fui comprar meu computador lembro que orcei 2x16gb 3600Mhz da T-force por 1000 reais.

4 minutos atrás, mineirimbb disse:

Se não me engano os Ryzen chegam a 4000mhz. Mas hoje toda placa-mãe deve ter CMP correto? 

depende na verdade, no site da AMD eles colocam o máximo que aguentou nos testes deles, mas na maioria das vezes os Ryzen seguram muito mais que isso tranquilamente, mas é aquilo que disse não é garantido 100% e ainda por cima você pode perder a garantia da peça.

Hoje em dia todas tem XMP.

Postado
1 hora atrás, mineirimbb disse:

@Marcelo_gs Corsair Dominators são boas? 

sim, uso aqui a anos em overclock, boas memórias.

Postado

Sou suspeito pra falar, tenho 32GB, 2 de 16, de marcas diferentes, uma é kingston, é a melhor na minha opinião, no computador do meu irmão ele tem 2 kingston 2x8gb 3600Mhz e no PC da loja uso kingston também.

Postado

@Eduardo Na Kabum tem memórias da XPG Spectrix D50 na velocidade de 4133. Caso coloque na placa-mãe (Z690 Aero G), que para DDR4 suporta velocidades superiores , o que vai acontecer ao ligar o XMP? Como ela vai determinar a qual velocidade máxima que ela pode chegar? Se a placa-mãe aceitar essa velocidade será esse o valor que ela vai rodar?

Em tempo: eu nunca usei essas memórias, mas não devem ser ruins não certo?

Postado

Se a sua placa-mãe suportar, não vejo problema, importante informar que na garantia da AMD se não me falhe a memória é 3200mhz, porém muita gente usa mais que isso sem problemas, já usei por 5 anos memórias DDR4 3400mhz em um I7 7700k que garantido pela Intel era 2400mhz e o I7 funciona até hoje.

Memórias 4000Mhz ou mais, é interessante, pode funcionar, como pode não funcionar e você tem que trabalhar a 3600, 3800mhz até vir uma nova atualização de BIOS da sua placa-mãe, digamos que é sorte no começo.

Exemplo é o meu irmão que comprou uma Gigabyte do chipset mais top e as 3600mhz kingston dele não habilitava o XMP, ai fui ver, tinha a BIOS de quando a placa-mãe foi lançada, atualizei a BIOS e foi de boa.

Postado

@Eduardo Tanto os processadores da AMD quantos os novos da Intel chegam a 3200Mhz. Se ligar o XMP ele automaticamente altera para a velocidade máxima da memória ou você pode escolher até a velocidade máxima?

Se colocar uma velocidade que não seja estável, há risco de estragar o processador, memória ou placa-mãe?

Postado

Sempre alterou automático, setei lá e bum, já cai na que eu quero, não me recordo agora se da para manter xmp e trocar a frequência, to longe da minha maquina. No caso do meu irmão que eu me recordo tive que desabilitar o xmp e coloquei a frequência menor, para funcionar, foi 3200Mhz, antes de atualizar a BIOS.

Postado

@Eduardo Mas não dá pra saber até qual velocidade o processador vai aceitar, correto? Na placa-mãe vai funcionar, mas também vai depender do processador aceitar essas velocidades superiores. Tem risco de queimar alguma coisa?

Postado
5 horas atrás, mineirimbb disse:

@Eduardo Mas não dá pra saber até qual velocidade o processador vai aceitar, correto? Na placa-mãe vai funcionar, mas também vai depender do processador aceitar essas velocidades superiores. Tem risco de queimar alguma coisa?

Não cara aí depende da famosa loteria do silício.

Se eu fosse você usaria a frequencia máxima que seu processador suporta só por conta da garantia até porque não existe grande diferença entre 3200 para 3600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...