Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá rapaziada! 

Sou novo tanto em montagem de pcs e no fórúm!

Acabei mexer na minha placa-mãe (ASUS TUF Gaming B550M-Plus), e com medo da estática, eu fiz mexi nela descalço com o pé direto no chão. O quão suscetível eu estou de queimar a placa com estática?

Tem algumas coisas que eu possa fazer pra minimizar o máximo a chance de queimar os componentes?

Postado
14 minutos atrás, Fabruxo disse:

Olá rapaziada! 

Acabei mexer na minha placa-mãe (ASUS TUF Gaming B550M-Plus), e com medo da estática, eu fiz mexi nela descalço com o pé direto no chão. O quão suscetível eu estou de queimar a placa com estática?

Tem algumas coisas que eu possa fazer pra minimizar o máximo a chance de queimar os componentes?

Cara, eu mexo no meu sem me preocupar muito com isso, e nunca tive problema, monto e desmonto o PC para limpeza, pego na placa-mãe pelas bordas e o mesmo com as memórias e processador. Se bem q aqui não adianta muito, porque o chão é de madeira, e ela não é condutora de energia. Mas antes de mexer no PC, você pode "descarregar" a estática no corpo, eu por exemplo toco em um gabinete de um PC q esteja ligado.

Mas no mercado tem umas pulseirinhas e até luvas q são próprias para mexer com eletrônicos.

Postado
26 minutos atrás, Fabruxo disse:

Olá rapaziada! 

As chances de queimar algum componente por causa de energia estática são bem pequenas, mas para se prevenir, basta encostar a mão em algo que esteja aterrado para descarregar a energia estática que está em você. Você também pode comprar essas pulseirinhas que o colega citou acima, ou então mexer nos componentes usando luvas de látex.

Postado

@SergioP 

30 minutos atrás, SergioP disse:

Cara, eu mexo no meu sem me preocupar muito com isso, e nunca tive problema, monto e desmonto o PC para limpeza, pego na placa-mãe pelas bordas e o mesmo com as memórias e processador. Se bem q aqui não adianta muito, porque o chão é de madeira, e ela não é condutora de energia. Mas antes de mexer no PC, você pode "descarregar" a estática no corpo, eu por exemplo toco em um gabinete de um PC q esteja ligado.

Mas no mercado tem umas pulseirinhas e até luvas q são próprias para mexer com eletrônicos.

Eu peguei a placa-mãe com pelo dissipador dos vrms e com a palma da mao apoiando por baixo, mas antes eu encostei na parece e passei todo o manuseei a placa com os pés no chão. Fazendo isso tem algum problema?

Postado
22 minutos atrás, Fabruxo disse:

Eu peguei a placa-mãe com pelo dissipador dos vrms e com a palma da mao apoiando por baixo, mas antes eu encostei na parece e passei todo o manuseei a placa com os pés no chão. Fazendo isso tem algum problema?

Com estática não, porém se o dissipador do VRM for apenas colado, você core algum risco de descolar o dissipador, eu prefiro pegar a placa pelas bordas e pelos conectores de força e PCI que são mais bem fixados.

A maioria das peças de hardware hoje tem proteções relativamente robustas contra estática, contanto que você não fique tocando nos contatos da placa a esmo enquanto usa uma blusa de lá em um dia bem seco, não deve ter problemas. 

Postado

@F4b10

8 minutos atrás, F4b10 disse:

Com estática não, porém se o dissipador do VRM for apenas colado, você core algum risco de descolar o dissipador, eu prefiro pegar a placa pelas bordas e pelos conectores de força e PCI que são mais bem fixados.

A maioria das peças de hardware hoje tem proteções relativamente robustas contra estática, contanto que você não fique tocando nos contatos da placa a esmo enquanto usa uma blusa de lá em um dia bem seco, não deve ter problemas. 

Ahh saquei!

Então eu acho que não aconteceu nada. Pelo menos eu creio que não.

Obrigado pela ajuda,  amigo!

Postado
18 minutos atrás, F4b10 disse:

Eu pego pelo cooler, os meus tem aqueles dissipadores grandes de alumínio, pego por eles caso tenha q tirar a placa, ou pelos conectores traseiros e com a outra mão, na borda perto do conectores de força.

Eu levo em consideração tb, a superfície q vou colocar a placa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!