Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700G atingindo 65 °C ocioso e 85 °C em carga

Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

recentemente adquiri um peças e montei um PC com um processador Ryzen 7 5700G, ele vem com um cooler de fábrica.

montei com muita dificuldade pois o cooler aparente ser maior do que o espaço da reservado para a placa, b450m gaming br, o cooler é parafusado na placa, enfim, montei com a pasta térmica bonitinho.

iniciei o coretemp e fiquei espantado com a temperatura 65 graus, ao iniciar uma game vi ele subir a 85 graus! Eis a dúvida, isso é normal? Qual é a temperatura média desse processador e máxima? Achei uma resposta clara. Se alguém puder ajudar.

04EE6740-3063-495B-9112-D6701061037C.jpeg

7D5CA95F-4451-470A-A3FC-54F3139BA2D3.jpeg

F47EB1C2-B570-4BCC-9011-4C9BA1260675.jpeg

41E24C44-E633-46FD-B780-37DD68DA3A4A.jpeg

883C7F0D-77E0-437E-B54F-73B429021BCA.jpeg

50FB7F14-39E9-47DD-8D89-0C923C73A6FB.jpeg

5B2841E0-5D44-4243-B15B-57270E14A785.jpeg

Postado

@LuisH. somente com o cooler do processador presente dentro do gabinete não é o bastante para que tenha uma boa temperatura. [apesar do processador estar dentro do permitido]

Adicione mais ventoinhas no seu gabinete, da maneira como ele permitir.

ventoinha fronta jogando ar pra dentro

ventoinhas superiores e traseira jogando ar pra fora.

• Curtir 1
Postado

Obrigado! @Alex Weiss @RS Faria

Realmente, quando eu realizei curso de montagem e manutenção foi a anos atrás, e achei que não teria problemas em montar um PC nos dias de hoje do zero, referente ao cooler do processador, tive dificuldades em fixa-lo na placa pois estava fazendo errado, conversei com um colega de trabalho e o mesmo me orientou da maneira correta, o segredo estava na forma do aperto dos parafusos. Fixado da maneira correta agora jogando ele atinge no máximo 75 graus.

Conforme vocês me orientaram, irei adquirir coolers para o gabinete, já estou pesquisando.

KKK tive muita sorte de ter conectado o restante da maneira correta!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Tudo montado da forma correta, mesmo assim ainda assustado, menos de 3 minutos no teste de estresse o processador chegou a 90ºc e a placa-mãe 60ºc.

teste de estresse.png

• Solução
Postado
11 horas atrás, LuisH. disse:

teste de estresse.png

@LuisH. As temperaturas do processador ficam mais abaixo, em uma aba exclusiva das temperaturas de cada núcleo do processador. 

Essa que você printou no meu entendimento refere á placa-mãe.  Creio que essas temps. sejam dos VRM da placa-mãe mas não do processador em si.   Esta por sua vez sim chega fácil proximo dos 100ºc rodando com um 5700g por conta de não ter os tais dissipadores nos VRM.

segue um exemplo:

Capturar2.PNG

Postado
Em 19/11/2021 às 08:44, LuisH. disse:

Obrigado! @Alex Weiss @RS Faria

Realmente, quando eu realizei curso de montagem e manutenção foi a anos atrás, e achei que não teria problemas em montar um PC nos dias de hoje do zero, referente ao cooler do processador, tive dificuldades em fixa-lo na placa pois estava fazendo errado, conversei com um colega de trabalho e o mesmo me orientou da maneira correta, o segredo estava na forma do aperto dos parafusos. Fixado da maneira correta agora jogando ele atinge no máximo 75 graus.

Conforme vocês me orientaram, irei adquirir coolers para o gabinete, já estou pesquisando.

KKK tive muita sorte de ter conectado o restante da maneira correta!

@LuisH. Olá, estou para receber meu primeiro processador da AMD um R5 5600X, qual é o procedimento correto para instalar esse tipo de processador? No meu caso no setup que eu tenho hoje, eu tive que mexer no MSI Afterburner e ajustar a velocidade dos coolers, consegui baixar 10° mas eu tenho 4 no gabinete.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Marcelotronic disse:

No meu caso no setup que eu tenho hoje, eu tive que mexer no MSI Afterburner e ajustar a velocidade dos coolers, consegui baixar 10° mas eu tenho 4 no gabinete.

@Marcelotronic Msi Afterburner é usado para alterar configurações da Placa de vídeo. no caso se você mexeu diminuiu 10º da GPU mas não do processador.

18 minutos atrás, Marcelotronic disse:

qual é o procedimento correto para instalar esse tipo de processador?

1-Abra um tópico separado para que demais possam lhe ajudar.  desta maneira acaba distorcendo o assunto deste tópico.

2-Primeiramente qual é a configuração atual? Ryzen 5000 não funciona em qualquer placa-mãe, caso for uma boa B450 vai precisar atualizar a BIOS, caso seja inferior deverá adquir uma A520, B550 ou X570 que são as placas para a série 5000.

A maneira é retirar o antigo e colocar o novo, sem segredo. porém se deve prestar atenção pois o processador tem lado certo para encaixar, se coloca-lo errado pode[e vai] danificar.    Outro ponto é a firmação do cooler. também tem lado certo e aperto adequado.  

Caso não saiba fazer, encaminhe para uma assistência e peça para que façam a instalação para você. 

Muito melhor do que daqui a pouco estar com um pepino nas mãos por ter feito procedimento de forma incorreta.

• Curtir 1
Postado
Em 17/11/2021 às 23:19, LuisH. disse:

montei com muita dificuldade pois o cooler aparente ser maior do que o espaço da reservado para a placa

O espaço é exato, a dificuldade é da inexperiência... Talvez a instalação não tenha ficado legal. Se você tem uma pasta térmica boa à disposição aí, eu sugiro reinstalar. Limpa bem a pasta antiga com um papel higiênico e aplica uma gota no centro do processador, menor que um grão de ervilha e pouco maior que um de arroz. Deixa que a própria pressão do bloco espalhe. Ao colocar os parafusos, prenda em um padrão diagonal, fazendo um X. Não aperte até o final, primeiro apenas encaixe todos os parafusos. Depois vá girando cada um um pouco e alternando. No final, você quer todos apertados ao máximo, sem descer mais mesmo que faça uma forcinha (muito cuidado nessa hora pra chave não escapar e pegar na placa-mãe!).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

@Marcelotronic Msi Afterburner é usado para alterar configurações da Placa de vídeo. no caso se você mexeu diminuiu 10º da GPU mas não do processador.

1-Abra um tópico separado para que demais possam lhe ajudar.  desta maneira acaba distorcendo o assunto deste tópico.

2-Primeiramente qual é a configuração atual? Ryzen 5000 não funciona em qualquer placa-mãe, caso for uma boa B450 vai precisar atualizar a BIOS, caso seja inferior deverá adquir uma A520, B550 ou X570 que são as placas para a série 5000.

A maneira é retirar o antigo e colocar o novo, sem segredo. porém se deve prestar atenção pois o processador tem lado certo para encaixar, se coloca-lo errado pode[e vai] danificar.    Outro ponto é a firmação do cooler. também tem lado certo e aperto adequado.  

Caso não saiba fazer, encaminhe para uma assistência e peça para que façam a instalação para você. 

Muito melhor do que daqui a pouco estar com um pepino nas mãos por ter feito procedimento de forma incorreta.

@Alex Weiss Foi mal, só queria ajudar, esqueci que além do Afterburner eu utilizei o SpeedFan, esse sim alterou a rotação dos coolers sem entrar na BIOS, lá na BIOS é por PWM e não entendi muito bem os ajustes.

1 hora atrás, Shaman93 disse:

O espaço é exato, a dificuldade é da inexperiência... Talvez a instalação não tenha ficado legal. Se você tem uma pasta térmica boa à disposição aí, eu sugiro reinstalar. Limpa bem a pasta antiga com um papel higiênico e aplica uma gota no centro do processador, menor que um grão de ervilha e pouco maior que um de arroz. Deixa que a própria pressão do bloco espalhe. Ao colocar os parafusos, prenda em um padrão diagonal, fazendo um X. Não aperte até o final, primeiro apenas encaixe todos os parafusos. Depois vá girando cada um um pouco e alternando. No final, você quer todos apertados ao máximo, sem descer mais mesmo que faça uma forcinha (muito cuidado nessa hora pra chave não escapar e pegar na placa-mãe!).

@Shaman93 Entendi esse método de aperto, faço isso com cabeçote de motores de veículos e nas rodas dos carros. Pode deixar que não vou me basear no aperto que eu uso dos parafusos dos veículos rsrsrs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...