Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Precisava medir um circuito sem conseguir ver a sua fonte de alimentação. Tenho somente um multímetro.

Não tenho interesse em queimar meu multímetro.

Como posso testar se é corrente contínua ou corrente alternada?

O que acontece se testar a tensão com a corrente alternada ligada no multímetro em corrente contínua e vice versa?

Preciso checar o tipo da corrente. Somente tenho um multímetro de mercado nas mãos.

grt.

Postado

@pinguim86Teria como acrescentar umas fotos dessa sua ''fonte'', ai daria pra termos uma noção se ela se trata de uma fonte chaveada ou uma fonte com transformador, e pra você saber a corrente em Amperes dela não tem como fazer isso, pois só iria conseguir medir a corrente dela ligando uma carga..,a tensão você consegue medir mas a corrente não...

Por isso eu digo,se tivesse fotos da fonte daria pra procurar as ET dela...

Postado

Olá,

Seria uma questão genérica. Não é somente para um tipo de fonte. Uma resposta mais puxada para o teórico, para várias fontes. Sem a visão de qualquer uma delas. As Cegas.

Ou seja, como poderia checar o tipo de corrente somente usando um multímetro sem queima-lo, ou danifica-lo. Ou seja. independente de qualquer circuito, elétrico ou eletrônico preciso checar a corrente sem ver se existe um alternador inversor ou qualquer coisa.

Preciso checar o tipo de corrente, usando um multímetro.

Preciso testar o circuito as cegas.

Qualquer forma de checagem é bem vinda.

Grt.

• Membro VIP
Postado

@pinguim86 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Se é uma fonte de alimentação, ao meu ver a saída já será corrente contínua. Do contrário, seria só um transformador e mais nada. A menos que esteja falando de um inversor (que entra corrente contínua e sai corrente alternada).
Mas para esclarecer sua dúvida, medir CC em escala de CA ou vice-versa não queima o multímetro, o máximo que irá acontecer é não mostrar tensão ao medir.
Então para testar com multímetro, é só medir em uma dessas escalas. Se estiver em escala de corrente contínua e não apresentar nenhum valor, será corrente alternada. Se em escala de corrente alternada não apresentar nenhum valor, será corrente contínua. Se não apresentar nenhum valor em ambas as escalas, então a fonte não está funcionando.
Atenção: Se o seu multímetro não seleciona a escala de tensão automaticamente, irá queimar caso coloque em uma escala de tensão mais baixa do que o circuito que estiver medindo (Ex: colocar em escala de 10V para medir 50V), então caso não saiba qual a tensão do circuito, sempre coloque em uma escala de tensão mais alta.

EDIT: A menos que o seu modelo de multímetro possa queimar se medir CC em AC ou vice-versa, mas aí precisaríamos saber qual a marca e modelo do mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!