Ir ao conteúdo

Queda recorrente de FPS nos jogos

Ir à solução Resolvido por Andrew Gonczoroski,

Posts recomendados

Postado

Estou enfrentando problemas com queda de fps aparentemente do nada. Troquei de processador e placa-mãe no meio da semana e não tive nenhum problema até ontem a tarde, conseguia jogar fluido e sem travamentos. Agora de tempos em tempos o jogo cai de +60Fps pra 10-15 e isso dura uns dez segundos.

Como o jogo era online acreditei que pudesse ser a Internet com lag mas aontem a noite vi que não. Acompanhei essas oscilações com o gerenciador de tarefas e Afterburner em outro jogo e quando ocorrem o uso de CPU e Rede sempre ficam entre 85-100. Procurei alternativas pra resolver mas não encontrei nenhuma, única coisa mais além que fiz, foi instalar um ativador pro Windows 10 pra sair a marca d'água mas acredito que não tenha sido isso o causador, acabei de formatar o PC e continuou tendo essas quedas.

Rainbow Six esta no mínimo mas acontece até com jogos leves, verifiquei jogos de hds diferentes e o problema persistiu, não sei mais o que pode ser

Meu Setup:

I5 11400

H510

8GB de ram

Não sei usar o Afterburner então apliquei algumas infomações que considero importante, a taxa de fps maxima ficou com a da tela de loading mas tambem coloquei o marcador do jogo no canto inferior esquerdo.

Aqui esta o vídeo testando o Rainbow Six Siege mas isso esta ocorrendo em todos os jogos( a qualidade gráfica deixei no minimo)

Postado

@LNPott uso uma GTX 970 e a fonte de 600w da EVGA.

Uma coisa que fiz depois de postar aqui, foi baixar um driver mais antigo da placa de vídeo, o que não solucionou. Me disseram pra entrar no Painel de Controle da Nvidia e modificar uma opção, fiz isso e atualizei de novo a versão atual do driver de vídeo e assim resolveu o problema. 

Achei que tivesse solucionado mas ontem quando fui jogar, NOVAMENTE o problema apareceu. Se puder me ajudar eu agradeço muito porque já não sei o que fazer

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Andrew Gonczoroski disse:

me recomendaram usar o HWMonitor.

Deixa-o aberto enquanto joga, aí quando começar a dar o problema, você olha, pois pode estar baixando a frequência de funcionamento e com isso apresenta esse problema.

Ele vai registrar a temperatura máxima alcançada.

Postado

@Andrew Gonczoroski  Faça esse tutorial que eu fiz do MSI. Substitua 1080 por 1317mhz.

Depois click com o botão direito do mouse na área de trabalho, vá no "Painel de controle Nvidia", vá na aba "Gerenciar as configurações 3D", desça até a função "Max Frame Rate", coloque "ON" e coloque a taxa de atualização do seu monitor.

Baixe o HWMONITOR. Deixe ele aberto e rode o jogo por 10min.

No HWMONITOR, tire um print da aba placa-mãe, quero verifica o Vcore máximo atingido e da aba do processador, quero ver a temperatura máxima e o clock.

Postado

@Diego Both fiz o que tu falou mas na minha placa não aparece aquele Editor de curva, existe outra opção pra mexer nisso? Tava testando agora com o HWMonitor e o Afterburner com o Forza Horizon 5 e observei que a placa de vídeo não passa dos 70°, porém a temperatura da placa-mãe quando chega nos 90/92° o jogo começa a travar e o fps cai pra 10/15.

dasd.png

@Diego Both Com o Afterburner aberto. Ali na aba de temperatura, ela cehaga no máximo a 65° mas nada que trave em alguma específica, o que notei foi que sempre que tinha oscilação era quando o processador ali chegava na casa dos 90° sssss.thumb.jpg.2e770597792ed1773df3391412300886.jpg

Pra usar o teste de Estress do Aida eu tenho que selecionar que opção?

Postado

@Andrew Gonczoroski  No AIDA64 as opção FPU e GPU.

Essa não é a temperatura do processador.

O possível problema tá na Mem Ram. Ela atingiu 97% de uso.

Quero ver essas opções: placa-mãe: Vcore / Temperatura / System memory, processador: Temperatura / Clock, placa de vídeo: Temperatura / Clock.

Ks20sD1.thumb.png.42678d7be4f3a8b1a5eb74c6ace86b94.png

Postado

@Diego Both Deixei a mostra o certo.A primeira imagem é no uso normal do PC e a segunda durante o travamento.
Uma coisa que reparei pelo menos no Forza quando travou, é que aparece ''Largura de Banda Baixa'' e a pista não renderizava, eu ''andava no ar'' até o jogo voltar ao normal e se estou no Discord, a minha voz fica travando conforme me disseram. 

@Diego Both Deixei a mostra o certo.A primeira imagem é no uso normal do PC e a segunda durante o travamento.
Uma coisa que reparei pelo menos no Forza quando travou, é que aparece ''Largura de Banda Baixa'' e a pista não renderizava, eu ''andava no ar'' até o jogo voltar ao normal e se estou no Discord, a minha voz fica travando conforme me disseram.

@Diego BothNão estou conseguindo subir as imagens aqui, coloquei no Imgur as temperaturas

https://imgur.com/a/1wWTYSr

Postado

@Andrew Gonczoroski Por isso estou pedindo o teste no AIDA64.

618284686_Capturadetela2021-11-23181900.png.632a922653bd44ab5c4d6cc02e860b10.png

276137103_Capturadetela2021-11-23181951.png.d866139b35fef99e56c31d8262c6f924.png

@Andrew Gonczoroski  você tem algum amigo que possa emprestar um pente de memoria de 8gb? Novamente bateu 97% e Mem Ram.

O ideal é você ter 2x 8gb, totalizando 16gb memoria ram. Não apareceu no teste a temperatura da placa-mãe.

Pra você postar é só você clicar com o botão direito do mouse em cima da imagem (PNG) e copiar e depois é só colar aqui na caixa de texto.

image.png.7881897cfa0862933fe3f94f0487cc73.png

Postado

@Diego Both somente o discord, porém quando o fps cai ele começa a travar durante os cinco/dez segundos. Fora isso não tem nada mais de anormal? O estranho é que até com Dark Souls 3 que é bem mais leve e pede 8gb de ram como recomendado da essas travadas, porém antes eu conseguia jogar tudo normalmente sem isso.

Postado

@Andrew Gonczoroski  Como foi dito, deixe aberto o HWMonitor. quando você for entrar em uma partida, aperte a tecla Windows e vá no software, na parte superior tem a aba View entre nela e depois click em Clear Min/Max e volte para o jogo.

Se travar volte ao HWMonitor e veja se houve uma queda brusca e tire um print.

• 2 semanas depois...
Postado

@Diego Both Comentei no outro post, esse aqui é o meu

Como falei lá, chegou ontem o outro pente de memória, peguei um igual pra não ter risco de nenhum problema, porém as quedas continuaram. O que percebi é que diminuíram o tempo entre uma e outra mas ainda assim está ocorrendo. Fiquei sem alternativas do que fazer, acredito que tenho que vou ter que entrar em contato com a Pichau porque já verifiquei tudo e nada de resolver isso. Até testei outra placa de vídeo pra ver se o problema seria na GPU 

• 4 semanas depois...
Postado

@Andrew Gonczoroski De uma hora pra outra seu processador foi a 100% de uso gerando queda de FPS, isso é indicação clara de instabilidade. Aparentemente é algum problema com sua placa-mãe mesmo. Seu gabinete tem uma boa refrigeração? Já testou com a tampa aberta e um ventilador jogando ar pra dentro dele?

Postado
2 horas atrás, Andrew Gonczoroski disse:

@GuilhermeGB uso um gabinete Tempest Evo que tem 6 coolers(dois na frente, dois em cima, um atrás e um do lado), tambem tenho um Air Cooler Sage V2 da Pichau e tenho deixado a tampa aberta mesmo mas mesmo assim persiste no problema

Verifique se a BIOS da placa-mãe está na última versão, se for algum bug talvez resolva atualizando.

Postado
1 hora atrás, Andrew Gonczoroski disse:

@GuilhermeGB como faço isso? Tentei baixar e por no pendrive um tempo atrás, porém quando vou na opção da BIOS o pendrive não aparece

O pendrive precisa estar formatado em FAT32, mas a forma correta de instalar pode variar de fabricante pra fabricante. As instruções corretas provavelmente estão no manual da placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!