Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tendo o seguinte problema e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido

O problema: minha fonte começa a dar uns estalos e um barulho de curto, a luz do quarto da umas piscadas. Minha dúvida é se pode ser a fonte ou a fiação da casa que é antiga.

Alguns pontos importantes:

• Fonte nova: Fonte Gamemax GM600 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Semi Modular
  • Começou a acontecer um pouco depois que eu fiz o upgrade da fonte + RTX 3060
  • Chegou a piscar alguns comodos da casa mesmo com o pc desligado
  • Esse problema ocorreu 3x em cerca de 2 meses e durou poucos minutos. 1x jogando e 2x só com programas leves abertos, as 3x no mesmo periodo final da tarde/noite
  • Uso filtro de linha da campler (conectado pc + monitor)
  • Quando o problema ocorre não ameaça a desligar o pc nem pisca a tela do monitor
  • Quando o problema acontece não tem nada de mais ligado, como chuveiro, maquina de lavar roupa etc, inclusive nunca deu problema quando esses itens estavam ligados.

Enfim... minha maior dúvida é se troco a fonte ou se preciso de um eletricista pra ver a fiação de casa

Config completa:

• Processador
  • Intel Core i5-9400F Coffee Lake LGA 1151 2.9Ghz 9MB Cache, BX80684I59400F
  • Cooler
  • Cooler BOX Original
  • placa-mãe
  • ASRock H310M-HG4, 2 slots de memória
  • Memória
  • Team Group T-Force Vulcan 16GB (2x8) 2666MHz DDR4 Vermelho, TLRED48G2666HC15B01
  • Placa de vídeo
  • GeForce RTX 3060
  • Disco rígido interno (HD)
  • HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA + SSD de 480gb Kingston
  • Fonte
  • Fonte Gamemax GM600 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Semi Modular
  • Gabinete
  • Pichau Gaming Komor LED RGB Lateral em Vidro Temp, PGK-01-RGB
Postado

Bom se as lâmpadas piscaram em alguns cômodos, mesmo com o PC ligado, pode ser problema de fiação e de dispositivo de proteção subdimensionado (disjuntor); bom consultar um eletricista, verificar se a fiação onde liga o PC (600W de potência), se está de acordo com essa potência e verificação geral da fiação e dos disjuntores...

Muitas vezes a tomada que liga o PC pode estar no mesmo fio onde liga um ferro de passar, uma sanduicheira, etc, o eletricista deverá verificar isso...

Postado

Eu recomendo que você chame um eletricista. Mesmo que essa fonte não seja exatamente muito bem conhecida pela sua start-up current, ela dificilmente faria com que tivesse uma queda de tensão na sua rede - durante uso em carga - caso a sua rede estivesse em boas condições.

Postado
22 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Matheusgrossi

O fato é que a fonte apresentou pipocos e o hardware corre risco

Consegui levar na casa de um amigo e testar, quando fui fazer isso percebi que até o filtro de linha estava chiando, na casa do meu amigo, tanto a fonte quanto o filtro de linha 0 barulho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...