Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Preciso da ajuda de vocês, eu tenho uma placa-mãe da ASUS modelo TUF Gaming B550M-Plus, nela existem 2 locais para entradas SSD M.2.NVMe.

Eu tenho 2 SSD M.2 NVMe de 1 TB, o primeiro deles no Slot M2_1 é reconhecido na BIOS e é onde está instalado o Windows. O segundo SSD no slot M2_2 é reconhecido na BIOS porém ele não é reconhecido no Gerenciador de Disco para ser alocado.

Dessa forma eu só tenho o Disco C:/ e não tenho o D que está reconhecido na BIOS poderiam me ajudar?

image.png

image.png

image.png

Postado

Bom dia, já passei por algo parecido.

De uma olhada no manual da placa-mãe e confirme se ela tem suporte para funcionar ambos SSD ao mesmo tempo.

A minha ASRock b450m tem dois slots m2 mas só tem suporte para funcionar apenas um de cada vez, parece piada mas não é.

Esse tipo de SSD M.2 compartilha linhas com pci express e geralmente precisa desabilitar outras conexões da placa-mãe para funcionar (sata).

Muito provavelmente você deve estar a sua placa de vídeo funcionando em x8 e não x16 por causa desse M2

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, estou lendo o manual da minha placa-mãe(imagens anexadas no fim):

Minha GPU está no PCIE x16_1 logo acima do SSD que não esta reconhecendo no M2_2.
O manual diz algo sobre setar a BIOS no modo PCIe Raid, será que é isso que fará ativar o slot M.2?

E como eu sei se a GPU esta funcionando em x8 invés de x16? Isso é prejudicial?

image.png

image.png

image.png

Postado

@vpanzagarcia pelo que entendi ativando a opção de Raid o SSD irá ser reconhecido, porém sua placa de vídeo irá funcionar em x4. Faça o teste pra ver se funciona.

Pra ver se sua placa de vídeo está em x16, x8, etc, baixe o aplicativo gpuz e execute um teste de stress pelo próprio gpuz, durante esse teste o aplicativo mostra qual a velocidade real do slot pci express.

Se estiver em x16 (melhor situação) significa que toda a velocidade do slot pci express está sendo usado pela placa de vídeo.

Se estiver em x8 significa que a placa-mãe está dividindo metade da velocidade do slot pci para placa de vídeo e para o SSD M.2, nesse caso ainda não chega a ser ruim, você não vai perder muito desempenho com a gpu.

Porém se estiver em x4 (pior situação) significa que a placa-mãe está dividindo a capacidade de transferência (velocidade) em 3 ou 4 partes. O desempenho da placa de vídeo vai ser muito afetado.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...