Ir ao conteúdo

Recomendação de gabinete com bom fluxo de ar e organização de cabos

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Indicar o melhor gabinete é uma tarefa árdua pois envolve coisas como gosto pessoal e orçamento disponível. Podemos dar dicas genéricas do tipo:

- Ter fonte na parte inferior, de preferência isolada do restante do gabinete;

- Filtro de poeira nas entradas de ventilação;

- Possibilidade de instalação de 6/7 fans;

- Dispensar ferramentas para abertura e fixação de componentes.

Tendo estas características, te agradando esteticamente e cabendo no seu orçamento, este será o gabinete ideal pra você. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Kleber Peters Vale lembrar também que o gabinete não pode ser um forno, aqueles que possuem vidro/acrílico na frente das ventoinhas frontais, quase todos tem um fluxo de ar ruim. Um gabinete que não tenha essas más características, pode ter só duas ventoinhas que irá ter uma ótima refrigeração. (Principalmente se houverem entradas de ar laterais.)
Tem também outros problemas com gabinetes (principalmente gamer), que é a qualidade da estrutura. Grande parte desses mais baratos (até R$ 300), tem a estrutura mole, que as roscas dos parafusos espanam com facilidade e envergam. Enquanto tem gabinetes de servidor e de escritório pelo mesmo preço melhores estruturados.

Fonte na parte de baixo eu não considero como uma prioridade, a única vantagem ao meu ver é estética e o fato do cabo de força ficar na parte de baixo. Fora isso tem a desvantagem da fonte pegar mais poeira do que pegaria se estivesse na parte de cima, pois estaria puxando o ar diretamente de fora do gabinete, o que te obriga a usar filtro de poeira ali. E os gabinetes que vi com fonte em baixo, a abertura de ar era menor do que a ventoinha da fonte, o que atrapalha em sua refrigeração. Além de que, se esquecer de limpar o filtro de poeira, irá obstruir a entrada de ar para a fonte.
Mas praticamente todos os gabinetes gamer bons tem fonte embaixo, então pra quem quer algo com estética gamer, não há como fugir disso.

Postado
19 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Fonte na parte de baixo eu não considero como uma prioridade, a única vantagem ao meu ver é estética e o fato do cabo de força ficar na parte de baixo.

Principal vantagem é na questão da temperatura. A fonte em cima vai puxar um ar até 10, 15 graus mais quente do que puxaria de baixo quando o PC estiver em uso intenso. Eu só recomendo gabinetes com a fonte em cima se for pra colocar fonte de alta eficiência, gold ou platinum, muito bem dimensionada e de preferência com perfil de ventilação semi-passivo. Nesse caso a fonte esquenta muito pouco e mal chega a utilizar o ar interno pro resfriamento, então ficar em cima não é problema.

19 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Esses mais baratos (até R$ 300), tem a estrutura mole, que as roscas dos parafusos espanam com facilidade e envergam.

Isso é verdade, mas tem exceções. Se não puder olhar o gabinete pessoalmente em lojas de informática, dá pra saber vendo a espessura da chapa (não pegar 0,5 mm, dar preferência por 0,8 ou 1) e peso (evitar gabinetes com menos de 5 ou 6 kg). O meu gabinete atual paguei R$ 180 e pesa 8,5 kg.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Shaman93 disse:

Principal vantagem é na questão da temperatura. A fonte em cima vai puxar um ar até 10, 15 graus mais quente do que puxaria de baixo quando o PC estiver em uso intenso. Eu só recomendo gabinetes com a fonte em cima se for pra colocar fonte de alta eficiência, gold ou platinum, muito bem dimensionada e de preferência com perfil de ventilação semi-passivo. Nesse caso a fonte esquenta muito pouco e mal chega a utilizar o ar interno pro resfriamento, então ficar em cima não é problema.

Realmente a fonte trabalha um pouco mais fria, mas até onde sei não é algo que fará muita diferença no desempenho e na durabilidade, mesmo com fontes de entrada. Uma boa ventoinha como exaustor já ajudará nisso. Meu gabinete atual por exemplo tem a fonte na parte de cima, e não sinto o ar sair muito mais quente dela do que saía com o meu gabinete anterior (que tinha a fonte em baixo).

15 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso é verdade, mas tem exceções. Se não puder olhar o gabinete pessoalmente em lojas de informática, dá pra saber vendo a espessura da chapa (não pegar 0,5 mm, dar preferência por 0,8 ou 1) e peso (evitar gabinetes com menos de 5 ou 6 kg). O meu gabinete atual paguei R$ 180 e pesa 8,5 kg.

É aquela história, há casos e casos. Me equivoquei em generalizar da forma que generalizei, mas é algo que acontece em grande parte (senão na maioria) das vezes. Editei.

Postado
10 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Vários gabinetes permitem a instalação da fonte com a ventoinha para baixo ou para cima, ela vira...

Não vira, o padrão de furação não é simétrico. Ela sempre fica parafusada com a ventoinha pra baixo. A não ser que tenha algum gabinete com furação extra, mas nunca vi.

10 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Particulamente para mim gabinete é um problema em escolher outro, pois eu ainda preciso dos drives jurássicos de dvd/bluray...

Tá ficando mais difícil, mas ainda tem boas opções baratas (facilmente perto de R$ 200 em promoções), por exemplo Aero-500, Skiller SGC1 e VS7.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Henrique de Souza Santana disse:

Quais modelos indicam pra uma boa arrumação de fio e um bom fluxo de ar ? 

Preferência : Branco

Tenho: watercooler 240mm

placa-mãe: ATX

2 ssds

Vi todos os comentários e ajudou a filtrar melhor na busca principalmente essa questão de estrutura e espessura da chapa, mas ainda tenho minhas dúvidas, recomendariam algum modelo específico de gabinete ( de preferência cor branca ) 

Orçamento  pode ir até os 800 reais parcelado.

@Shaman93 recomenda algum modelo ?

@Ferox Graxaim Poderia dar uma olhada nos modelos quasar e nebulosa da galax e me falar se são bons ? 

Postado
1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Fonte na parte de baixo eu não considero como uma prioridade, a única vantagem ao meu ver é estética e o fato do cabo de força ficar na parte de baixo. Fora isso tem a desvantagem da fonte pegar mais poeira do que pegaria se estivesse na parte de cima, pois estaria puxando o ar diretamente de fora do gabinete, o que te obriga a usar filtro de poeira ali. E os gabinetes que vi com fonte em baixo, a abertura de ar era menor do que a ventoinha da fonte, o que atrapalha em sua refrigeração. Além de que, se esquecer de limpar o filtro de poeira, irá obstruir a entrada de ar para a fonte.

Fonte na parte de baixo tem maior eficiência por não estar aspirando o ar quente do PC. É extremamente benéfica essa posição de instalação como você pode comprovar em testes feitos uns 8 anos atrás quando esse tipo de gabinete começou a se tornar popular e consequentemente causar polêmica na transição. Hoje se eu vejo que o gabinete tem fonte em baixo e/ou painel frontal fechado eu descarto sem olhar qualquer outra coisa, mesmo se tiver sido fabricado pela NASA.

Nunca vi um gabinete onde a entrada de ar da fonte, quando de instalação inferior, reduzisse o fluxo de ar para a mesma, especialmente se comparar com o ar quente que ela estaria aspirando não só da CPU, mas do sistema inteiro, se estivesse em cima. E poeira não é problema se tiver filtragem, que é o certo. A maior parte dos gabinetes hoje tem, sendo que os de maior qualidade tem filtro deslizante que é bem mais fácil de limpar.

33 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Realmente a fonte trabalha um pouco mais fria, mas até onde sei não é algo que fará muita diferença no desempenho e na durabilidade, mesmo com fontes de entrada. Uma boa ventoinha como exaustor já ajudará nisso. Meu gabinete atual por exemplo tem a fonte na parte de cima, e não sinto o ar sair muito mais quente dela do que saía com o meu gabinete anterior (que tinha a fonte em baixo).

No desempenho? Não. Na eficiência? Sim. Durabilidade sempre reduz com o aumento da temperatura de operação, é justamente uma limitação tecnológica para nós que ainda não inventamos teletransporte ou sabemos como usar wormholes.

23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não vira, o padrão de furação não é simétrico. Ela sempre fica parafusada com a ventoinha pra baixo. A não ser que tenha algum gabinete com furação extra, mas nunca vi.

Hoje em dia não sei, pois não parei para reparar minhas últimas montagens, mas muitos gabinetes com fonte em baixo e sem shroud tem furação correta para instalar a ventoinha virada para dentro ou para fora do gabinete. Inclusive depois que percebi isso, que deve ter sido no primeiro gabinete do tipo que usei, fiz vários testes com ela nas duas posições. Para o sistema não mudou nada, mas eu não tinha meios para monitorar o consumo.

@Henrique de Souza Santana Recomendo:

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Desses os que tem brancos que eu mais recomendaria são o Carbide 275R airflow, o Silverstone Fara R1 Pro, e o Lian li Lancool II Mesh RGB. Acho que tem mais uns dois brancos nessa lista, mas não lembro direito.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado

@Henrique de Souza SantanaEsqueci de um gabinete que é muito especial, o Aerocool Aero One Frost, disponível em preto e branco, com furações para instalação de ventoinhas exclusivas para a GPU. Salvo engano o único outro que tem essas furações é o FARA R1.

Ventoinhas, sempre instale pelo menos quatro para PCs gamer, mais se quiser o gabinete mais silencioso (sim, quanto mais ventoinhas menor a rotação, menor o ruído). Sempre use um HUB Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas para poder controlá-las pelo sistema. Se tiver mais do que quatro ventoinhas, precisará de mais do que um FH-04, sendo que cada um deles precisa de uma SYS_FAN na sua placa-mãe.

Só lamento muito que tenha gastado dinheiro com WC, pois é pouco durável, limita suas opções de gabinete, tem menor desempenho e raramente será menos ruidoso do que um air cooler de qualidade na mesma faixa de preço ou até menor... Como já comprou, sempre consulte o site do fabricante do gabinete que lhe interessar e observe se é possível instalar seu radiador em cima, que é a melhor posição de instalação possível. Se quando chegar tiver dificuldade, instale na frente com a tubulação virada para baixo e seja feliz.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, WOZ Dods disse:

Hoje se eu vejo que o gabinete tem fonte em baixo e/ou painel frontal fechado eu descarto sem olhar qualquer outra coisa, mesmo se tiver sido fabricado pela NASA.

Leia-se "que o gabinete NÃO tem fonte em baixo"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!