Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Gui.lherme- Seguindo a fala do colega @RS Faria , é sim. Espero que o vendedor lhe forneça nota fiscal direitinho. Fora isso é só seguir o manual para instalar. Se não tiver comprado ainda, compre um frasco de 500 ml ou 1 L de isopropanol (álcool isopropílico) para limpar a pasta antiga (pode usar qualquer papel absorvente) antes de aplicar a nova da Scythe.

Isopropanol você compra em lojas de química, de eletrônica e em farmácias. Se for 99% ou 100% álcool e estiver escrito isopropanol ou isopropílico, pode comprar. O preço varia de 15 a 35 reais o litro e servirá para todas as manutenções que tiver que fazer em eletrônicos, pois é seguro para fazer a limpeza de equipamentos por não conter água. Quando for limpar seu gabinete sempre será uma mão na roda.

• Solução
Postado

@WOZ Dods Man, instalei o Scythe Fuma 2 e os resultados são surreais.

Realmente o problema era o WC.

Em Idle não passa de 40°C, usei o AIDA64 e estressei a CPU, a temperatura máxima que chegou foi 80°C mas a média era 60°~65°C
Olha abaixo, isso foi no momento que estava usando o AIDA64

image.thumb.png.e1bce7e0f101489be5142cec863be34d.png

@WOZ Dods Muito obrigado pela ajuda, você não sabe o quanto estou grato.

Um grande abraço pra ti e obrigado novamente kkkkkkkkk

• Curtir 1
Postado

@Gui.lherme- Cara, sério que ainda achei ruim... Desligando o turbo do processador, limitando o framerate para o que você precisa e é fácil para a GPU e reduzindo recursos "CPU intensive", se seu gabinete for bem ventilado, ainda baixará bem mais essas temps. Ainda sim, melhor do que estava antes certamente. No geral a temperatura máxima ideal é abaixo de 70° dependendo do modelo de CPU. Se seu gabinete não estiver bem ventilado convém observar onde podem ser feitas correções e aprimoramentos. Configurações dos jogos sempre são boas de se adequar se quer que seu equipamento dure mais, pois afinal mais transeuntes na rua do jogo não vão fazer tanta diferença na sua experiência, mas uma CPU quente e tendo slowdowns sempre vai.

Nota: não sei se você observou antes, mas a posição correta de instalação do cooler é com as ventoinhas soprando para a parte detrás do gabinete, com a ventoinha de trás soprando para fora. Se tiver errado isso mostre como fez antes de reassentar o cooler, pois tem coisas que são fáceis de corrigir sem ter que fazer isso.

Postado

@WOZ Dods Coloquei os dois cooler do AirCooler empurrando o ar para trás do gabinete.
Meu PC tem 2 Cooler frontal empurrando o ar pra dentro, 3 superior empurrando o ar pra fora, e 1 atrás empurrando o ar para fora. (Fora esses 2 do AirCooler).

A temperatura enquanto jogo Valorant:

image.png.2ce71650e897f25aef5bf15498bd5799.png

@WOZ Dods E fora que a média é abaixo de 70°C

• Curtir 1
Postado

@Gui.lherme-

Mais de 20ºC, no mesmo cenário é bastante coisa.. Por acaso, não mexeu no clock da CPU ou no Turbo Boost, certo?? Não sei qual a especificação de TDP do Fuma 2, mas deve ser maior que os 180W do WC da Cooler Master..

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/cpu-liquid-coolers/masterliquid-ml120l-v2-RGB/#specifications

O WC não devia tá com defeito não, só não conseguia lidar com o calor gerado pela CPU..

Postado

@Gui.lherme- Se essas temperaturas máximas são só as de boost, então está ótimo (esqueci que tem esse fator). Eu ainda desligaria o boost e aumentaria a frequência manualmente (se é que Intel permite isso) para estabilizar as temperaturas. Na AMD já fiz isso, mas não sei Intel se dá, menos ainda se não for modelo K com MB de chipset Z.

Sobre a disposição das suas ventoinhas, você está com um fluxo muito negativo. Recomendo que, se seu gabinete suportar três ventoinhas na frente, retire a do tampo superior que fica mais perto do painel frontal e passe ela para ele, jogando ar dentro do gabinete. Fluxo negativo acelera o acúmulo de poeira mesmo em gabinetes filtrados, pois o PC começa a aspirar ar por pontos não filtrados. Se seu gabinete não suportar isso, recomendo que reduza a velocidade de operação das ventoinhas de exaustão (todas elas) em pelo menos 40%, testando depois para ver se ainda está aspirando algum ar pelos orifícios traseiros do gabinete. Segurar um pedaço de linha ou tecido perto dos orifícios vai lhe indicar se está puxando ou não.

Postado

@RS Faria Vi sua mensagem só agora, e não, não mexi nem no Clock da CPU e nem no Turbo Boost.
Vi varias review dessa CPU em jogos e vi que a temperatura desse processador em fica entre 70°C e 75°C.

Realmente o problema era esse WC, esse AirCooler que @WOZ Dods me indicou é ótimo e resolveu o meu problema de Superaquecimento.

@WOZ Dods Man, a rotação do Cooler da CPU ta em 840 RPM em média, não está baixo esse valor??

image.png.b9d8b80b26b7dd3f6ad0bb66dbe6d017.png

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Gui.lherme- disse:

@WOZ Dods Man, a rotação do Cooler da CPU ta em 840 RPM em média, não está baixo esse valor?

A velocidade máxima dessas ventoinhas é 1200 RPM, então está perfeitamente normal. Se quiser aumentar a velocidade para resfriar melhor, pode configurar na BIOS o perfil de ventilação da CPU para 50% a 40° e 100% a 70°. Se ficar muito barulhento pode colocar 100% a 80°. Se possível apague os pontos intermediários do gráfico (tem que clicar no ponto e apertar delete geralmente).

Postado

show, eu só aumentaria a rotação da ventoinha como foi falado, se quiser fazer o teste, geralmente no setup tem o q-fan do cooler do processador, eu uso desabilitado, pois meu cooler mesmo no maximo não fica barulhento, e diminuiu praticamente 10 graus, se não gostar, volte como estava.

Postado

Fala galera;

to tendo esse problema com um i7 11700k e tb ta passando dos 100º, só que esta com um water H100, o micro é de um amigo e ele ta insistindo em trocar por um outro water, até recomendei o cooler que o amigo comprou (Fuma2) mas se um h100 não deu conta, provavel que vai ter que partir pra um de 360mm?

Postado
38 minutos atrás, Micheul Hintemann disse:

to tendo esse problema com um i7 11700k e tb ta passando dos 100º, só que esta com um water H100, o micro é de um amigo e ele ta insistindo em trocar por um outro water, até recomendei o cooler que o amigo comprou (Fuma2) mas se um h100 não deu conta, provavel que vai ter que partir pra um de 360mm?

Bloco da CPU mal instalado, bomba com problema ou radiador instalado de forma inadequada..

• Curtir 1
Postado

@Micheul Hintemann man, eu não manjo igual eles kkkkkkkkkkk mas no meu caso, era um WC de 120mm, muito fraco pro meu processador. Ouvi a recomendação do @WOZ Dods e comprei o AirCooler, e meu problema foi resolvido.

Ele estava batendo 90°C em Idle e 100°C em game, agora com esse AirCooler em Idle fica abaixo de 40°C e em game não passa de 75ºC.

Mudei meu pensamento sobre WaterCooler, acho que é muito mais estética do que desempenho. O valor que você pagaria em um WC de 360mm, você consegue pegar um AirCooler melhor e mais barato.

Eu só vi elogios sobre esse Kuma 2!! Eu te recomendaria ele.

Mas antes, faça o que eles me recomendaram… tira o WC, troca a pasta térmica e faz alguns testes antes de fazer a compra de um novo WC ou um AirCooler.

As vezes o WC ta mal colocado, ou a pasta térmica.

• Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, Micheul Hintemann disse:

Fala galera;

Não, na verdade WCs não são melhores do que ACs, isso é mito. Se for olhar o valor gasto geralmente você pagará menos por um air cooler para ter maior desempenho de arrefecimento. Como ele já gastou o dinheiro no water cooler compensa tentar "consertar" a situação antes de trocar. Comece verificando a posição que ele está instalado no gabinete, a orientação das ventoinhas em relação ao radiador, bem como se o bloco foi instalado corretamente e com a quantidade correta de pasta térmica. Depois que perguntar tudo isso ao seu amigo (se possível pegue fotos) aí podemos começar a tentar corrigir. Lembre-se de que nessas temperaturas ele pode danificar o PC dele, então é melhor não usar até resolver.

Depois assista ao vídeo que postei na primeira página desse tópico para entender melhor a relação de desempenho de WC vs AC. Além disso, aqui no Brasil sempre pagamos um "premium" por tudo que tem alguma hype, e WCs tem muita hype já que todo mundo acha que são melhores. A verdade é que cada um tem sua aplicação. As maiores vantagens de WCs são a estética e o uso para OC, pois apesar de suas temperaturas para uso comum serem relativamente altas em relação a ACs de custo similar ou inferior, um bom WC é capaz de manter as temperaturas mais baixas e mais estáveis em situações de OC. Além disso tem a questão de espaço, sendo que para gabinetes compactos WCs podem ser a melhor opção (vai de caso a caso).

No geral, para usuários domésticos comuns WC é só prejuízo, pois além de tudo ele tem que ser jogado fora e substituído inteiramente caso falhe na bomba ou no líquido, coisa que não acontece com AC. Se a pessoa quer algo confiável que não requeira manutenção basicamente nunca, que seja só instalar e ser feliz, air coolers sempre serão a melhor opção.

Postado

@WOZ Dods Man, eu to olhando a temperatura da CPU e reparei uma coisa.

Eu to jogando Valorant e olha quanto esta pegando a minha GPU(GPU 78°C e Hot Spot 92°C)

Isso é normal?

A minha GPU é uma GTX 1080TI MSI Gaming X.

image.thumb.png.cfe8e67c89c0241a75b147dce25e0c42.png

Postado
1 hora atrás, Gui.lherme- disse:

Eu to jogando Valorant e olha quanto esta pegando a minha GPU(GPU 78°C e Hot Spot 92°C)

Hot spot é o local mais quente de todo o PCB, mas raramente os fabricantes declaram qual é esse local em cada modelo, ou em qualquer um para ser mais exato. É normal vermos temperaturas do tipo, mas eu preferiria manter essa temperatura máxima o mais baixa possível se puder. No geral, se você está mantendo seu gabinete bem ventilado e as configurações dos jogos dentro do que você realmente precisa (sem FPS liberado ou configurações que estressam a GPU sem qualquer retorno visual efetivo), então está fazendo o que pode para aumentar a longevidade de sua GPU.

Postado

@WOZ Dods Consegui baixar bem a temperatura do Hot Spot e da GPU.

Quando vou jogar ou fazer algo que use mais a GPU, eu coloco as ventoinhas a 100% pelo MSI Afterburner, assim a GPU não passa de 55°C e o Hot Spot não chega a 70°C.

E sobre a inicialização do meu Windows (Que comentei com você), que inicializava com o "Meu Computador" aberto ao invés de inicializar na Área de Trabalho.

Consegui resolver apenas Restaurando o PC.

Agora normalizou, e o bom que meu PC estava precisando disso kkkkkkkkk... fazia muito tempo que não formatava ele.

• Curtir 1
Postado

@Gui.lherme- Eu fiz um guia de como manter cópias do OS para restaurar em caso de problemas futuros. No geral, para formatar e deixar tudo redondinho leva uns 10 a 15 minutos se usar o método do macrium, e se configurar as pastas de usuário paralelamente você nem arrisca perder nada (apesar de que jogos que não usam clientes tipo Steam, GOG, epic, etc. podem perder seus saves, é bom conferir).

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...