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Olá a todos, então, eu tinha essa configuração:

 

placa-mãe ipmh81p1 

i3 4170T

8gb de ram Kingston (1x)

placa de vídeo gt 710

SSD 120GB

HD 1TB

fonte genérica

 

começou a dar tela azul com um erro 

escrito algo de memory.dump

um dia deu esse erro e eu fui tentar verificar a conexão dos cabos e outras coisas, agora ele liga e não da mais vídeo...

 

• Troquei a fonte por outra genérica que eu tinha aqui, e não deu vídeo;

 

• Troquei a placa-mãe por uma Kazuk e continuou sem dar vídeo;

 

• Limpar a memória RAM com borracha, mesma coisa;

 

• Troquei os cabos de conexão VGA, nada muda;

 

• ja tentei tirar a placa de vídeo e ligar direto na placa, sem resultado;

 

• ja tentei tirar a bateria pra resetar a BIOS, sem resultado também;

 

• ja tentei tirar tudo que é desnecessário para dar vídeo e ligar, fica a mesma coisa;

 

agora a minha única e última ideia é testar outra memoria ram, porém terei que esperar chegar e preciso usar o pc antes de segunda, teria algum procedimento que eu possa fazer antes dela chegar para tentar resolver? considerando que não seja a memoria ram e seja algo diferente...

 

agradecida desde já 

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@Luisa Andrade Vou lhe recomendar vários testes, mas o que recomendo que faça primeiro é tentar ligar o PC sem conectá-lo no painel frontal. Remova todos os cabos do painel frontal que são conectados na placa-mãe e tente ligar tocando uma chave de fenda no jumper PWR_SW que seria conectado ao painel frontal. É só encostar a chave de fenda brevemente, não precisa segurar. Não deixe nenhum cabo do painel frontal conectado ao fazer esse teste.

A razão desse teste é de que se o botão de reset ou power estiverem travados, sua máquina vai parecer ter ligado, mas não vai dar vídeo.

 

Teste outro cabo de vídeo. Teste também outra memória RAM (se a RAM falhar o PC não vai ligar). Tente reassentar seu processador.

 

Reset de BIOS deve ser realizado pelo jumper CLR_CMOS como neste vídeo, lembrando sempre de desligar o PC da tomada. 

 

Se tudo mais falhar, terá que fazer um teste de bancada. Para isso, desconecte todos os componentes da MB EXCETO memória e CPU. Faça o reset da BIOS como descrito acima. Você pode fazer esse teste com a MB dentro ou fora do gabinete, sendo ideal fora, sobre uma superfície não condutiva. Com apenas esses componentes conectados e os cabos de 5V da CPU e 24 pinos da MB conectados a ela, sem nenhum periférico USB ou qualquer outro conectado à MB, tente ligar pelo processo que descrevi no primeiro parágrafo. 

Se o PC ligar, então você vai desligá-lo e conectar cada um dos componentes e fazer um breve teste após conectar até achar o que vai evitar que ele ligue normalmente. 

Se ele não ligar, você terá que achar outra CPU, RAM e/ou MB para testar. Lembrando que a menos que você tenha certeza absoluta de que essa fonte secundária estava funcionando perfeitamente, terá que testar com outra fonte também.

 

Qualquer componente em curto, incluindo o gabinete (os pinos de suporte da placa-mãe podem colocá-la em curto se estiverem mal posicionados) podem ocasionar esse tipo de problema que você tem. Testes devem começar pelo mais simples e fácil e seguirem para o mais difícil, mas como você parece já ter desmontado esse PC algumas vezes na tentativa de diagnóstico, pode bem começar diretamente pelo teste de bancada, de preferência seguindo imediatamente com o teste de outro cabo de vídeo e outro monitor. 

Já passei por um caso onde meu monitor parou de funcionar pelo DVI e eu testei com um cabo novinho que tinha e continuou não funcionando. Fiquei usando ele no D-SUB por meses, talvez ano, achando que a entrada DVI tinha queimado, mas um belo dia resolvi testar com um cabo velho e funcionou normalmente. Os cabos que eu tinha, mesmo um sendo novo e o outro sendo o mesmo que usei por anos, tinham parado de funcionar simultaneamente provavelmente após um update de driver, ou por que a GPU estava exigindo mais bandwidth ou estabilidade para transmitir o sinal, ou sei lá por que... Sei que o monitor funcionou mais alguns anos até ter que trocá-lo mês passado, sendo finalmente aposentado com 14 anos de uso.

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@FoxBlack ta instalado no SSD, eu tentei remover ele e o HD pra aparecer a tela de boot... mas nada

@BrunoDNO obrigada, vou tentar procurar outra fonte, mas como seria possível fazer o teste de SSD? se apenas remover eles era pra aparecer a tela de boot, certo?

@WOZ Dods Vou tentar testar essas coisas e comprar outro cabos também, obrigada!

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18 horas atrás, Luisa Andrade disse:

@BrunoDNO obrigada, vou tentar procurar outra fonte, mas como seria possível fazer o teste de SSD? se apenas remover eles era pra aparecer a tela de boot, certo?

Não adianta fazer teste de SSD antes de descobrir por que ele não está dando imagem. O que você precisa fazer agora é o teste de bancada, pois nele você vai desconectar todos os discos, incluindo o SSD. Se ele fosse o problema (se estivesse em curto por exemplo) seu PC ligaria normalmente sem ele.

19 horas atrás, Luisa Andrade disse:

@WOZ Dods Vou tentar testar essas coisas e comprar outro cabos também, obrigada!

Cabos de vídeo é muito comum você ter adicionais em casa. Todo monitor vem como pelo menos um D-SUB. Todo receptor de TV a cabo hoje usa pelo menos um HDMI. Veja o que tem que é compatível com seu PC e teste. Comprar sem ter certeza de que é o defeito geralmente é desperdício.

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@WOZ Dods Então, fiz uns testes:

 

Tentar conectar outros cabos de vídeo tanto com placa de vídeo, quanto sem ela, sem resultado;

 

Troquei a memoria ram, Peguei uma que estava em oitro computador funcionando normalmente, sendo DDR3, (mesmo que a minha), Sem resultado;

 

Fiz o reset da BIOS tirando a bateria e dando curto no cmos reset, Sem resultado (fiz varias vezes, em varios dos testes, tipo quando troquei a conexão da placa de vídeo para a conexão direto no pc), sem resultado;

 

Fiz o teste de bancada, O computador liga mesmo sem nada, mas não dá vídeo, colocando tudo que não é necessário (placa de vídeo, SSD) ele fica na mesma, liga, gira o cooler, esquenta o processador mas não dá vídeo;

 

Nesse teste de bancada eu tirei do gabinete e liguei dando curto no power, Novamente sem resultado;

 

Removi e coloquei novamente o processador, pra caso de mal encaixe, os pinos estão totalmente perfeitos (a placa-mãe é nova), e quando coloquei de volta e liguei, sem resultado;

 

Algumas observações que eu não tinha avisado:

 

O computador liga mas não da vídeo, os cooler do processador e fonte giram normalmente, porém o vídeo no monitor não aparece;

 

No meu computador antigo, quando eu tirava as memórias, ele fazia um "bip", nesse novo não fez nenhum barulho, mesmo tirando ou colocando as memórias;

 

as opção que me restou é outra fonte, porém tenho duas, e as duas estão ligando e esquentando normalmente como se tivesse em uso...

 

Enfim, atualmente meu pc está fora do gabinete e eu venho tentando fazer milagre, porém mesmo com tudo conectado e ligado ainda não da sinal de vídeo.

 

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O computador não dar imagem pode estar sendo ocasionado tanto por uma falha na placa de vídeo, falha no monitor/cabos quanto por uma falha que impede a finalização do POST (auto-teste da placa-mãe que verifica a integridade das peças do computador antes de iniciar o BIOS e posteriormente o Sistema Operacional). Uma falha de vídeo e uma falha de POST possuem os mesmos sintomas, mas a forma de diferencia-los é bem fácil.

 

Além de fazer os procedimentos recomendados pelo @WOZ Dods, faça o seguinte: Ligue o seu computador normalmente com todas as peças, e aguarde cerca de 5 minutos (tempo mais que o suficiente para o Sistema Operacional iniciar em um SSD). Após isso, pressione a tecla capslock no seu teclado. Se o LED da tecla capslock acender, então temos uma falha no vídeo (monitor, placa de vídeo, etc, com isso, podemos desconsiderar a memória RAM como culpada). Se ele não acender, então temos uma falha no POST, sendo que as peças responsáveis pela conclusão dele são: placa-mãe, memória RAM e processador (além da fonte, mas se ela estivesse com defeito, é mais provável o computador nem sequer ligar). 

 

28 minutos atrás, Luisa Andrade disse:

No meu computador antigo, quando eu tirava as memórias, ele fazia um "bip", nesse novo não fez nenhum barulho, mesmo tirando ou colocando as memórias;

Ele só dará o BIP se tiver um speaker na placa-mãe.

 

image.png

 

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Em 18/12/2021 às 01:12, GabrielLV disse:

Além de fazer os procedimentos recomendados pelo @WOZ Dods, faça o seguinte: Ligue o seu computador normalmente com todas as peças, e aguarde cerca de 5 minutos (tempo mais que o suficiente para o Sistema Operacional iniciar em um SSD).

Ótima recomendação. Isso por quê:

 

Em 18/12/2021 às 00:49, Luisa Andrade disse:

O computador liga mas não da vídeo, os cooler do processador e fonte giram normalmente, porém o vídeo no monitor não aparece;

 

No meu computador antigo, quando eu tirava as memórias, ele fazia um "bip", nesse novo não fez nenhum barulho, mesmo tirando ou colocando as memórias;

A placa-mãe energizar e ativar os periféricos e demais componentes não significa que o computador está "ligando". O POST (Power On Self Test) ocorre por etapas. Normalmente se houver um componente externo à placa-mãe com defeito, ela vai ligar, fazer o POST e somente então dar o código de erro, seja visual ou sonoro. Se durante o POST houver algum erro na placa-mãe em si, ela pode travar durante o processo e dar a impressão ao usuário de que tudo está ligado, quando na verdade ela está travada. O caps lock e demais teclas do seu teclado que acendem luz só vão responder a esse comando se o sistema os reconhecer (tanto o sistema operacional quanto a BIOS). Se apertar e não tiver resposta alguma, isso depois do POST como elucidado pelo colega @GabrielLV , então sua placa-mãe é a culpada. Mesmo você tendo trocado por outra placa-mãe, a menos que tenha certeza de que a outra estava funcionando perfeitamente e utilizado mesma memória e processador que ela usava enquanto estava funcionando, não dá para ter certeza de que ela é a culpada a menos que faça um teste do tipo. A propósito, nada custa usar o processador que estava nela, se ainda o tiver. Um processador com curto interno pode até queimar placas mãe novinhas, como tive o infortúnio de ver acontecendo dois anos atrás com placas mãe AM4 que não tinham a proteção adequada para segurar um processador, no caso um R7 1800X, em curto. Troquei três placas mãe para só então entender que o problema era a CPU. Trocada a CPU, nunca mais tive problemas.

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