Ir ao conteúdo

Monitor 1440p 144Hz vs 4K 60Hz

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Recentemente meu monitor queimou e estou procurando um substituto. Estava usando um monitor 1440p 1ms 144Hz sem IPS e HDR.

Atualmente esse PC tem uso exclusivo para jogos, apesar de não jogar muito online, uma taxa de atualização alta deixa a fluidez bem interessante.

Estou mais propenso a comprar o painel 4K, modelo 28UR550, mas como nunca tive a oportunidade de comparar uma tela 1440p com uma tela 4K de perto não sei se a melhoria de imagem é valida pela perda de porformance de frames.

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência com esses dois tipos de paineis para dar uma opinião.

Muito obrigado!!!

• Solução
Postado
8 minutos atrás, Piolhoosmano disse:

Atualmente esse PC tem uso exclusivo para jogos, apesar de não jogar muito online, uma taxa de atualização alta deixa a fluidez bem interessante.

Se não for jogar jogos tipo FPS competitivo online, não faz diferença taxa de quadros acima de 60 Hz. Claro que se vai comprar algo novo, melhor procurar 144 Hz que é padrão de mercado hoje.

9 minutos atrás, Piolhoosmano disse:

Estou mais propenso a comprar o painel 4K, modelo 28UR550, mas como nunca tive a oportunidade de comparar uma tela 1440p com uma tela 4K de perto não sei se a melhoria de imagem é valida pela perda de porformance de frames.

Para telas de até 29", FHD, QHD e UHD vão ter pouca diferença, a menos que você goste de usar o PC com lupa. Essas resoluções elevadas foram criadas para telas maiores, onde pixels grandes reduzem muito a qualidade da imagem. Recomendo sempre um bom FHD de 27" ou 29" se quer algo com boa qualidade sem capar sua GPU, pois quanto maior a resolução menor será seu desempenho efetivo. Para você ter ideia, poucos serão os jogos que você conseguirá rodar a 144 FPS em 4K não importando sua GPU.

Muitas pessoas se empolgam com 4K por que conhecem a tecnologia em TVs de 50" ou mais, e isso com inúmeras tecnologias que "maquiam" a imagem e fluidez, mas essas mesmas tecnologias são inexistentes em monitores por que para jogos e atividades que requerem baixo tempo de resposta elas não prestam. Então a pessoa empolga com 4K para usar no PC, mas nada do que conhece de 4K é aplicável no PC, e de quebra perde muito desempenho. Se eu fosse comprar uma tela de 30+ polegadas talvez eu pensasse em experimentar QHD, mas só depois de visitar uma loja com showroom onde um PC estivesse conectado a uma dessas e testar, com minhas configurações pessoais, como isso funcionaria. Acabo de adquirir um FHD 144 Hz e a qualidade de imagem é simplesmente perfeita em tudo que tenho jogado, mas fica a seu critério.

Nota: sua capacidade de perceber os pixels geralmente é determinada pela densidade de pixels, medida em PPI (pixels per inch) da tela. Uma tela de 29" FHD terá a mesma densidade de pixels que uma tela de 60" 4K, só para você entender melhor.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods,

Bom dia!

Muito obrigado pela explicação, a qualidade da imagem no meu monitor já achava impressionante, tinha dúvidas se realmente teria uma vantagem em aulmentar a resolução.

Em uma breve pequisa considerei o monitor 4K porque os preços dos 1440p estão próximos.

Não havia considerado em procurar um monitor 1080p. Mas vou passar a comparar os preços e opções também, é uma escolha válida?

• Curtir 2
Postado

@Piolhoosmano Se quiser sacrificar bastante desempenho da sua GPU sem ter lá grande retorno, invista em resoluções acima de FHD consciente disso. Minha maior recomendação é ira uma loja com showroom de informática e comparar as duas coisas, mas em telas de mesmo tamanho. Compare, por exemplo, um dois 27", um com FHD e outro com QHD ou UHD. Acredito que se a GPU que estiver rodando estiver com mesmas configurações gráficas você não vai conseguir perceber a diferença na distância normal de uso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...